
As mentes mais conservadoras, politicamente correctas ou simplesmente domadas, devem parar a leitura neste preciso momento! Eventuais azias que possam decorrer da leitura daqui em diante são da única responsabilidade dos leitores!
Vamos então ao que interessa:
- Marinhas é uma terra grande e uma grande terra! Se a memória não me falha há por cá uma boa meia-dúzia de associações e movimentos (não incluindo os de cariz religioso)! Do Sul para o norte: ARGO, Cruz Vermelha, Escoteiros, JUM, Clube Jovem, FCM, Centro Cívico! E algumas destas com as mais diversas valências!
Qual não é o meu espanto, quando constato nessa "Maria" que mora no endereço "publicacoes.mj.pt" a constituição de mais uma associação nesta terra! Perdoem-me as pessoas envolvidas (porque por muito que me apeteça ser "má onda"... perante as pessoas que são não o consigo, pois tenho mesmo muita estima por algumas delas) mas... a pergunta que tento conter impõe-se: que treta vem a ser esta? Eh pah... queiram lá desculpar-me mas... para associações de "frete político" já bastava o Centro Cívico!! E que ninguém se atreva a tentar branquear o óbvio!! Creio que o XXI só pode querer significar que já há 20 associações e movimentos antes desta, é que o sentido de século XXI é de alguém que vem com o relógio atrasado uma década! Já não está na moda o XXI!! Morreu no Alvaláxia!! É simplesmente um "tag" foleiro!
Que necessidade havia de mais uma associação? É que isto é tudo muito bonito, mas na lógica da subsídio-dependência que gere as associações sem fins lucrativos esta é mais uma das que morre logo que passar a folia eleitoral! E depois quem as aguenta? Dá-se para adopção ao Ronaldo? Será que só há gente válida para fundar associações e movimentos mas para aderir e ajudar nos que já existem já não têm tanta folia? Ou será que o objectivo é "aparecer"? Uma nova associação cujo objecto é exactamente o mesmo que o de outras já velhinhas?
Sinceramente... poupem-me a este deplorável espectáculo! E em boa verdade, e a bem da minha coerência intelectual que tanto criticou o Centro Cívico, estou-me pouco importando para as sensibilidades daqueles que não gostaram do que aqui leram! Se não tiveram vergonha de criar uma treta destas, muito menos terei eu vergonha de dar a minha opinião sobre os temas da actualidade!
BASTA DE ASSOCIAÇÕES de FRETE, ou um dia destes reformulamos a legislação autárquica para algo do tipo "a lista mais votada assume a junta e a associação X"!! (só para evitar despesas de constituição de novas associações - ainda que isso signifique uma associação a cada 4 anos)!
Enfim... vistam o Rei que o Povo pode ir nú!