quinta-feira, 20 de novembro de 2008

A arte de bem falar!!!


"Ferreira Leite pergunta se «não é bom haver seis meses sem democracia»

18 NOV 08 às 17:43

A propósito da reforma do sistema da justiça, a líder do PSD afirmou, esta terça-feira, que não se deve tentar fazer reformas contra as classes profissionais. Por isso, num tom irónico, Manuela ferreira Leite questionou se «não seria bom haver seis meses sem democracia»Oiça Aqui"

fonte TSF

Dizia um dos melhores Professores que tive, Doutor Eduardo Vera Cruz que, aquando da minha cadeira de Metodologia na parte lectiva do mestrado em Direito, "as palavras dizem o que dizem e não o que queriam dizer". Dizia-nos o sábio mestre que "deixem lá os "salvo seja", os "quer dizer" e digam logo o que realmente querem dizer!
Ora, hoje mais que nunca eu percebo o sentido daquelas palavras, desde logo porque nos tornamos longos e cansativos se durante um texto mantivermos a postura de "porque em meu entender devemos fazer "isto"..., ou seja, quero eu dizer que concretamente é "isto assim" que devemos fazer"! 
Poupamos seguramente tempo e mantemos atenções se as nossas palavras disserem aquilo que querem dizer e não aquilo que ulteriormente teremos que acrescentar. 
E assim, ainda que compreenda o tom das palavras da líder do meu partido e a integração no discurso em que as fez, havemos de convir que ou se dá entoação "irónica" ás palavras que representam uma ironia, ou corremos os risco de "contar uma anedota sem que ninguém ria"! Se a entoação irónica tivesse sido dada "como manda a cartilha" nenhuma polémica teriam levantado as palavras da Dra. Ferreira Leite. Portanto, o problema não é de "palavras" mas sim de entoação!

Além disso, tantos bradaram aos céus por a Dra. Ferreira Leite ter entoado mal uma ironia e ter parecido que desejava mesmo uma suspensão da democracia por 6 meses, mas esses mesmos condenaram-nos com um voto irresponsável a (nesta data) 3 anos e pouco de pura "ditadura" e ninguém fala.
Sim... eu sei que muitos desses "castanhos" têm memória curta... e o nome "Charrua" lembra "carroça" e não professor... mas... afinal, já todos sabemos que a nossa democracia com o Governo do Zézinho é como a célebre história de "O rei vai nú"!! Todos vemos que a nossa democracia (O Rei) vai mal/autoritária (Nua)... mas foi preciso a líder social democrata dizer "O Rei Vai Nú" para que muitos acordassem.

E termino com uma curiosidade: 

Alguém sabe do nosso Presidente da República?? (é que eu ainda sou do tempo em que por bem menos que isto o Sr. Sampaio correu com o Dr. Santana!! Acho que vou comer mais queijo, que isto de ter boa memória começa a preocupar-me e a desiludir-me ao mesmo tempo.)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!