segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

Censurado...

2007 aproxima-se a minutos rápidos do fim! Ainda bem!!
Queria escrever aqui mais uma meia dúzia de 6 verdades mas até tenho medo... tenho medo e espero que alguém além Europa consiga ler este blog e perceba português pois o meu inglês é apenas "inglês técnico"!! Ajudem-nos!! Vivemos uma pseudo-ditadura camuflada pelo manto da democracia!

Aqui no meu país as eleições ganham-se com mentiras (lembram-se de "há vida para além do défice"?)... e "não portajaremos as Scuts!Não privatizaremos serviços!Não congelaremos salários!" ?????

Aqui no meu país pode enganar-se o povo para ganhar eleições, vale prometer e não cumprir! Obrigado a todos os portugueses que de forma inteligente entregaram aos comPinhchaS a maioria absoluta!! Obrigado do fundo do coração!! Afinal vocês continuam à espera dos 150 000 desempregos já que essa é a única promessa que o Zé cumprirá pois a dos 150 000 empregos... é "conversa pra boi dormir"!

E não, aqui não há vida para além do défice.. vale tudo para cumprir! Um dia desses fecham os cemitérios já que como disse alguém (um grande maluco) "já não são precisos cemitérios pois a malta enterra-se nos impostos"!!! Genial!!

Por isso... em 2008 eu queria viver em democracia livre e esclarecida... eu queria ver os jovens que trabalham na vizinha Espanha voltarem a casa (até faz lembrar os descobrimentos - uma nação desmebrada pela partida dos jovens mar adentro), eu queria ver a comunicação social fazer o seu trabalho de forma imparcial, eu queria ver a Banca esclarecer muita história mal contada... e o Banco de Portugal (ou será "B"ergonha de Portugal)  não andar a pagar favores por uma nomeação do Sr. Governador do Banco de Portugal..., enfim.... em 2008 eu queria ver Portugal entregue aos portugueses.... e não ter que suportar um pseudo-ditadorsito que se aproveita de um povo que reclama mas não reivindica... toda a gente "bufa" mas ninguém assume rédeas para marcar a denúncia...

Abram os olhos!!! A não ser por mim.... que o seja por vocês!!!

Caso para dizer... do fundo do coração..

"Dr. Santana Lopes, volte, está perdoado!"



até logo, para a derradeira despedida...

sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Vamos encerrar 2007 em prol da qualidade!!

Vamos cumprir os objectivos do Governo! Défice das Contas Públicas abaixo dos 3%!!! Parabéns Zezinho!!

Vamos fechar 2007 em prol de um 2008 com mais qualidade!! (onde é que "Governo Socialista" e qualidade coincidem???)

Em 2007 fechamos maternidade afim de que houvesse melhores condições nas poucas existentes!! Fantástico!! É mentira!! Fechamos maternidades mas agora temos mais maternidades, muitas mais e com menos qualidade! Não é milagre é estupidez - agora há nascimentos em ambulâncias - menos maternidades, mais partos em ambulância!

Fechamos SAP's - afinal temos as melhores estradas da Europa, temos redes de auto-estradas (como se atendimento urgente e lucros da Brisa fossem indissociáveis)! Se o Sr. Zezinho morasse no interior e tivesse que se deslocar 5 kms que fossem com estradas geladas... talvez pensasse um pouco que afinal 10kms que sejam podem ser a diferença entre a vida e a morte.

Fechamos escolas - temos agora melhores centros educativos! É verdade! Esta dou o benefício da dúvida apenas porque vou fingir que as crianças são transportadas comodamente e que não são torturadas com madrugadas e viagens por estradas...portuguesas do interior!! Afinal só com muito charme se atraem os miúdos para a escola, para as Universidades... quiçá com escolas apelativas até o nosso Zezinho tivesse tirado um curso!!

A Galp participa em projectos que descobriram novas jazidas de petróleo!! Já não era sem tempo!! Brevemente este nosso país será o Iraque Ibérico - já estamos a saque, já temos bandidos, já somos um buraco negro no mapa... só cá falta o buraco dar ouro negro e sermos invadidos por americanos (Ahhh... esquecendo que já fomos invadidos pelos chineses)!

O país viveu um ano de grande movimentações na Banca! Os Sr.s do dinheiro ... os do costume... o assunto: OPA... "Ó PA Mim... Ó PA ti... PA um de nós será!!!" Era a conversa. Quem não tem pais ricos vai ao BES, quem tem vai ao BCP!! Quem não tem dinheiro vai ao Banco, Banco é caixa, Caixa é Box, Boxe é murro... Quem não tem dinheiro vai a murro!! (qualquer conexão com Scolari é pura coincidência).

Falando em Scolari... fica Sargentão!! O povo tuga tem memória curta e tá mal habituado!! Habituaste-os a serem os maiores... agora esquecem-se do quão pequeninos éramos!! Sempre achei que os jogadores de bola tinham muita perna e pouco braço - tipo perú - por isso foi bom mostrares ao mundo que tens os bracinhos em forma! Mais 5 pontos na minha consideração! FayrPlay é bonito... mas bonito é "boiola"!

Portugal continua um estado laico!! A garantia disso é dada pela ministra da educação que após se terem retirado os crucifixos das salas de aula vai mandar colocar fotos do Zezinho! A iniciativa promete atrair a atenção dos alunos para o quadro electrónico da sala de aula e servirá apenas de título comparativo "Ali ao lado o retrógrado! Aqui a evolução!"

E por voltar a falar em escolas!! à semelhança do lançamento do quadro electrónico em que pagaram aos miúdos para estarem na presença do Zezinho (xiii... se fosse o Bibisito ía dar que falar) agora vão lançar as campanhas "novas oportunidades" e o Zezinho vai voltar à escola apenas por ser pago para tal pela empresa organizadora do marketing!!

Outra iniciativa a marca 2007 é a levada a cabo pela AEP "compro o que é nosso"!! Campanha ainda que de apreciação dúbia à luz do direito comunitário, releva-se de uma coerência fantástica ao dizer "Compro o que é nosso! Made in Portugal!" Acho que é um orgulho para qualquer português comprar um produto nacional vendido em inglês! Povo culto este com a 4.ª classe!! No próximo ano a iniciativa repete-se inovando com um singelo "Buy Portuguese Products! Made in Freixo de Sword à Cinta"

Uma palavra de compreensão para com os funcionários públicos...
Candidatem-se ás novas oportunidades...ninguém vai perceber que vocês já sabem ler... e sempre era forma de terem um computador em termos no vosso local de trabalho! Precisam ligar para a sede de qualquer serviço em Lisboa??? Esqueçam... de lá vão ouvir um alfacinha que dirá incansavelmente "não tô a percebêr o problema!explique se faxfavôr! (eles são pagos a peso de ouro para repetirem isto inúmeras vezes, atrofiam o cérebro.. por isso não lhe peçam nada de muito difícil tipo "passe a chamada a outro").

Aos professores... choro por vós... Estavam à espera de quê? o Zezinho não ía à escola... vocês são o rosto do ódiosinho dele de estimação! Querias avaliar o Zezinho??Pois ides ser avaliados!! Querías ensiná-lo a contar?? Contai os vossos euros perdidos!! Afinal o homem se teve a pasta do ambiente não foi à toa!! Ele era o verdadeiro bom vivant que só andava a ver o "ambiente"!!

A Ordem dos Engenheiros já informou que Eng. José Sócrates não significava "Engenheiro" mas "Enganador"!! Por sua vez, a Ordem dos Enganadores já repudiou veemente esta informação pois segundo os registos este senhor nunca foi admitido nesta ordem profissional.

E por aqui me basto! Até ao final do ano, nestes poucos dias que faltam vou fazer o balanço deste fantabulástico année!! E no primeiro dia do ano que vem (talvez 2008, se o Zezinho deixar e não houver nenhum imposto sobre a transição de calendário civil) farei o ranking do melhor e pior de 2007... (eu sei que é difícil arranjar algo de bom mas nem que seja o nascimento de um elefante adulto no Burquinafaso...hei-de arranjar qualquer coisita)!

quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

Para pensar um pouco...

Ontem ao final da tarde fui "socializar" um pouco com a tribo do costume :) (G'andes malucos)!!
Enquanto conversavamos num café desta mui bela localidade passou um "spot" publicitário na tv. Gostei tanto que não resisti a chegar a casa e dar um saltinho ao youtube e procurar lá.

Partilho convosco, vale a pena ver... é só um minuto...

terça-feira, 25 de dezembro de 2007

Um sonho de Natal...

Hoje, num hábito "higiénico"... após tocar e participar na celebração da Eucaristia na minha paróquia, peguei no carro e à semelhança de todos os "domingos" fui até ao centro de Esposende tomar café e ler o jornal.

Numa banca de jornais pouco abastada dada a particularidade do dia comprei o Jornal de Notícias, mesmo não sendo este dos meus jornais de eleição. Sentei-me e enquanto tomava o meu café e folheava os jornal lendo o que mais me interessava deparo-me com o seguinte:

"Melhor prenda era casa onde não entrasse frio"

(ver: http://jn.sapo.pt/2007/12/25/norte/melhor_prenda_casa_onde_entrasse_fri.html )


De repente... nada mais no Natal importou... apenas aquelas palavras... não dá mesmo para ficar indiferente! Vale a pena ler o artigo.. já há dias escrevia algo sobre o que uns gastavam e outros não tinham, pois ler "Vive nas condições mais degradantes, desumanas e inaceitáveis numa sociedade dita desenvolvida" dá que pensar.

Eu fiquei sem palavras! Bom Natal...

domingo, 23 de dezembro de 2007

Sophia de Mello Breyner

Quando eu morrer voltarei para buscar
Os instantes que não vivi junto do mar

És tu a Primavera que eu esperava,
A vida multiplicada e brilhante,
Em que é pleno e perfeito cada instante.

De todos os cantos do mundo
Amo com um amor mais forte e mais profundo
Aquela praia extasiada e nua
Onde me uni ao mar, ao vento e à lua.

"No mar passa de onda em onda repetido
O meu nome fantástico e secreto
Que só os anjos do vento reconhecem
Quando os encontro e perco de repente

Mar sonoro, mar sem fundo mar sem fim.
A tua beleza aumenta quando estamos sós.
E tão fundo intimamente a tua voz
Segue o mais secreto bailar do meu sonho
Que momentos há em que eu suponho
Seres um milagre criado só para mim.

Aqui nesta praia onde
Não há nenhum vestígio de impureza,
Aqui onde há somente
Ondas tombando ininterruptamente,
Puro espaço e lúcida unidade,
Aqui o tempo apaixonadamente
Encontra a própria liberdade.

Lindo... Obrigado "E"! Não podia deixar de os colocar aqui! Obrigado!

sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

Natal é quando um homem quiser

Quantos de nós não ouviram já esta frase feita “Natal é quando o homem quiser”?? Dá-me náuseas... para além do pseudo-machismo implícito fico ... com vontade de... contar até 10... respirar fundo ... e recuperar a sanidade mental...
Se o Natal é quando queremos porquê correr para as lojas de forma desenfreada como se não houvesse amanhã? Se Natal é festejar o nascimento do Deus menino... e reunir em família... porquê o consumismo??? Chego a pensar que nos dias que correm uma das causas que impede as grandes “reuniões familiares” é o facto de sempre que se juntam terem que gastar rios de dinheiro em presentes!!! Não deveríamos pensar um pouco diferente?? Algo do tipo: são tão poucos os momentos “lamechas” que o maior presente que poderíamos dar uns aos outros seria aquela companhia por uma noite que fosse, aquela companhia sem telemóveis a tocar dizendo “feliz natal... que as renas cantem... o pai natal dance... e os estúpidos reencaminhem a mesma sms para 20 amigos e estes para outros 20”, sem televisão, sem relógio... Chego a pensar que as sms de boas festas são tipo postais feitos em série... Eu que julgava que deveriam ser algo pessoal afinal estou enganado... aquilo é tipo “favores em cadeia” ao estilo “estupidez em cadeia” - recebemos a mesma sms de 20 amigos diferentes que telepaticamente tiveram a mesma ideia. E esta hein?
Isto para não falar das mega concentrações de pais-natal... (Carnaval de Dezembro) que são um hino... vou escusar-me a dizer a quê!!
Outra coisa fantástica são os “rios” de dinheiro gastos em iluminação natalícia... é giro! Afinal toda aquela “treta” de “vamos poupar energia” com direito a música do Abrunhosa “Ilumina-me” não passa de conversa fiada! Vejamos: inverno seco, reservas no mínimo, electricidade a encarecer... logo... vamos ligar luzinhas pisca-pisca para rentabilizar o pouco que temos!! É indubitavelmente o comportamento mais inteligente e altruísta que temos... afinal já nem temos família sem aquecimento em casa, já nem temos famílias que não pagam contas de electricidade por não terem recursos... diria mesmo.. já nem temos onde gastar de forma útil os recursos que nos damos a pequenos luxos e estravagâncias.

Enfim...
Para concluir... e dado que o mar está maravilhoso, não me parece que volte cá antes do Natal...

Aqui vai o relatório da praxe:
Não vos desejo Bom Natal – Façam vocês por isso!Nada acontece por desejo meu!
Não vos desejo muitos presentes – isso seria a negação da família e o hino do consumo! Que o vosso maior presente seja a companhia daqueles que amais!
Não vos desejo uma grande refeição com muitas coisas boas – Desejo apenas o essencial ao corpo por respeito a todos aqueles que nada têm para sobreviver!
Não vos desejo nada de mal!! Apenas que centrem o Natal naquilo que realmente é o Natal...FESTA de FAMÍLIA... como a de NAZARÉ!!
Não vos desejo um 2008 em grande – isso fica para a semana que vem!!

PS.: Às testemunhas de Jeová (e só porque fui condenado por possuir sentido ecuménico – em boa verdade estes são seita, não religião) e agnósticos apenas desejo que se apresentem ao trabalho no dia 25 como prova de coerência! Isto de não aprovar o sentido das coisas mas saborear o feriado... tem muito que se lhe diga!! Para não falar nos célebres “católicos não praticantes” que é como que diz “Jogador de Futebol Inscrito nos infantis mas que não voltou a jogar futebol na vida e agora se diz jogador sénior não praticante”!! Sendo certo que quando um ESTADO LAICO coloca num dos seus diplomas algo do tipo “as férias judiciais iniciam-se no Domingo de Ramos” como se toda mas toda a gente tivesse que saber o que é o “Domingo de Ramos” já é de esperar tudo... um dia desses teremos talvez algo do tipo “A declaração de IRS deve ser entregue na terceira semana da quaresma”, “O Imposto de circulação será pago até ao primeiro domingo do Advento” e “o Dia Europeu sem carros será no sábado da oitava após o Domingo de Pentecostes”!!! Vai ser giro!! Ihihi!!

quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

O sonho... e o medo... lado a lado..


imagem retirada de: http://olhares.aeiou.pt/tow_in__??????_2007/foto1619150.html com os sinceros parabéns ao autor...

Esta é daquelas fotos que valem mais que mil palavras...
E é uma foto que está associada a um momento engraçado: o momento de descobrir o nome "deste" pico recôndito algures na Lourinhã!! E como é óbvio não vou dizer o nome aqui... já está referido em muitos locais... mas acho que não devia! É simplesmente uma questão de ética, se eu tivesse um tesouro não dizia onde o guardava. Por isso não vou dizer onde fica o tesouro dos outros! E sim, eu recebi de alguém que quando quer até é "fixe" fotos oriundas de objectivas locais. E foi um trabalho àrduo e inglório tentar chegar ao nome deste local com "miúdas" destas! Não consegui! Cheguei ao nome "Praia das Bicas" onde havia o evento de Tow-in mas a esta jamais chegaria! Obrigado à "local" que me esclareceu, ainda que ... (risos)

Mas nada disto interessa! A imagem vale mais que mil palavras! Eu gostava de um dia poder entrar numa daquelas, não com prancha de surf, apenas com o meu sabonetesito de BB e curtir à grande sem pensar que ficar debaixo daquilo ou de um camião é quase igual! Pensava depois... a sensação de descer pela montanha abaixo... deve ser boa demais para deixar tempo ao pensamento... o único pensamento deve ser "Ou saio daqui, ou estou f*#$%&"

Fica o exemplo destes "boogies" que também lá estiveram:
http://www.vert-mag.com/homepage.html

terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Dia internacional da pessoa com deficiêcia

Vejam o vídeo:



Ontem, dia 3, foi o dia internacional da pessoa com deficiência. À uns meses atrás, se a memória não me atraiçoa terá sido em Fevereiro, recebi por mail este vídeo... marcou-me! E não o coloquei ontem aqui porque não o encontrei nessa "loja onde há de tudo" que é o youtube. Tentei tudo que eram termos e expressões no youtube e n google... mas em vão. Hoje, contudo, impus a mim próprio não desistir até o encontrar, pois o esforço de muitos dos nossos deficientes merecia esse empenho. Não estarei a exagerar se disser que perdi umas duas horas à procura de um vídeo para colocar num blog! Chamem-me estúpido se quiserem, eu fico de consciência tranquila, pois só o que realmente vale a pena me desperta tanta dedicação.
Quanto ao resto... peço desculpa a todos aqueles a quem o meu comodismo possa ter causado incómodo análogo ao do vídeo, em boa verdade não repeti a "piada" depois de ter visto este vídeo, assim como tive uma certa atenção com outros comportamentos que para nós "sem limitações" parecem coisas simples, mas que podem causar enormes transtornos!
Felizmente Esposende tem passeios com rampas! Muito haverá a fazer, é certo, mas já muito tem sido feito! Por favor!! Vamos dar voz a uma causa, vamos... acima de tudo... deixar cair uma lágrima em memória dos nossos momentos de insensibilidade que causaram transtorno a gente que tem muita coragem, muitas forças, mas... que ainda não fazem milagres!!

E na certeza que em Pequim 2008 voltaremos a dizer aquela expressão tão "mórbida" mas tão carinhosa: "Temos os melhores deficientes do Mundo"!!! E é bem verdade! Se temos orgulho nos que vencem sem limitações, muito mais temos em que vence apesar das limitações e nos deixa um enorme testemunho de coragem!!

segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Desabafo...

São oito da noite! O dia aproxima-se do fim embora tenha algumas coisas ainda a fazer. Dei apenas cá um salto para fazer o balanço do fim de semana: o 1.º Passeio em BTT do Futebol Clube Marinhas correu bem, muito bem até, se tivermos em conta que foi o primeiro; o domingo foi uma tortura a olhar para o mar com ondas enormes mas impraticáveis pois estavam uma desordem; as minhas costelas, depois de sábado terem doído bastante (eu sei que ninguém me manda pedalar ainda dorido) hoje já se encontram bem melhores, quase sem dores.

Quanto ao resto... domínio público, propriedade púbica, diritti collettivi e mais algumas coisas giras... pautam a minha rotina entre o acordar e o adormecer, com as devidas pausas para refeição.

No que ao mundo diz respeito... ainda estou a digerir as afirmações do Ministro da Saúde que chegou a uma conclusão brilhante de “Os serviços privados de saúde são constitucionalmente previstos como um complemento do serviço público”!! Até aqui eu até concordava com o Sr. ... mas se tivermos em conta que: o Governo aumentou os impostos sobre os rendimentos da Banca; a Banca detém em grande parte o “negócio” dos seguros de saúde; o Governo aumentou as taxas moderadoras e de internamento; o Governo encerrou unidades de saúde; e agora o Governo parabeniza o investimento privado na saúde???? Aqui há qualquer coisa que me escapa!! Será teoria da conspiração? Ou a leitura deve mesmo ser: O GOVERNO FECHA SERVIÇOS DE SAÚDE PÚBLICOS PARA PREPARAR TERRENO À ENTRADA DOS PRIVADOS (CERTOS PRIVADOS) NO MERCADO, ATRAVÉS DA CRIAÇÃO DE CARÊNCIA! PRIVADOS ESSES QUE DETÊM OS SEGUROS DE SAÚDE (COM UMA SAÚDE PÚBLICA CADA VEZ MAIS CARA)!! LOGO, O COMUM CIDADÃO PAGA POR UM SEGURO DE SAÚDE E DEPOIS VAI INVESTIR ESSE SEGURO DE SAÚDE NUMA UNIDADE PRIVADA POIS O GOVERNO ENCERROU AS PÚBLICAS!!!

Mas isto sou eu que penso... e vale o que vale!