sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

Natal é quando um homem quiser

Quantos de nós não ouviram já esta frase feita “Natal é quando o homem quiser”?? Dá-me náuseas... para além do pseudo-machismo implícito fico ... com vontade de... contar até 10... respirar fundo ... e recuperar a sanidade mental...
Se o Natal é quando queremos porquê correr para as lojas de forma desenfreada como se não houvesse amanhã? Se Natal é festejar o nascimento do Deus menino... e reunir em família... porquê o consumismo??? Chego a pensar que nos dias que correm uma das causas que impede as grandes “reuniões familiares” é o facto de sempre que se juntam terem que gastar rios de dinheiro em presentes!!! Não deveríamos pensar um pouco diferente?? Algo do tipo: são tão poucos os momentos “lamechas” que o maior presente que poderíamos dar uns aos outros seria aquela companhia por uma noite que fosse, aquela companhia sem telemóveis a tocar dizendo “feliz natal... que as renas cantem... o pai natal dance... e os estúpidos reencaminhem a mesma sms para 20 amigos e estes para outros 20”, sem televisão, sem relógio... Chego a pensar que as sms de boas festas são tipo postais feitos em série... Eu que julgava que deveriam ser algo pessoal afinal estou enganado... aquilo é tipo “favores em cadeia” ao estilo “estupidez em cadeia” - recebemos a mesma sms de 20 amigos diferentes que telepaticamente tiveram a mesma ideia. E esta hein?
Isto para não falar das mega concentrações de pais-natal... (Carnaval de Dezembro) que são um hino... vou escusar-me a dizer a quê!!
Outra coisa fantástica são os “rios” de dinheiro gastos em iluminação natalícia... é giro! Afinal toda aquela “treta” de “vamos poupar energia” com direito a música do Abrunhosa “Ilumina-me” não passa de conversa fiada! Vejamos: inverno seco, reservas no mínimo, electricidade a encarecer... logo... vamos ligar luzinhas pisca-pisca para rentabilizar o pouco que temos!! É indubitavelmente o comportamento mais inteligente e altruísta que temos... afinal já nem temos família sem aquecimento em casa, já nem temos famílias que não pagam contas de electricidade por não terem recursos... diria mesmo.. já nem temos onde gastar de forma útil os recursos que nos damos a pequenos luxos e estravagâncias.

Enfim...
Para concluir... e dado que o mar está maravilhoso, não me parece que volte cá antes do Natal...

Aqui vai o relatório da praxe:
Não vos desejo Bom Natal – Façam vocês por isso!Nada acontece por desejo meu!
Não vos desejo muitos presentes – isso seria a negação da família e o hino do consumo! Que o vosso maior presente seja a companhia daqueles que amais!
Não vos desejo uma grande refeição com muitas coisas boas – Desejo apenas o essencial ao corpo por respeito a todos aqueles que nada têm para sobreviver!
Não vos desejo nada de mal!! Apenas que centrem o Natal naquilo que realmente é o Natal...FESTA de FAMÍLIA... como a de NAZARÉ!!
Não vos desejo um 2008 em grande – isso fica para a semana que vem!!

PS.: Às testemunhas de Jeová (e só porque fui condenado por possuir sentido ecuménico – em boa verdade estes são seita, não religião) e agnósticos apenas desejo que se apresentem ao trabalho no dia 25 como prova de coerência! Isto de não aprovar o sentido das coisas mas saborear o feriado... tem muito que se lhe diga!! Para não falar nos célebres “católicos não praticantes” que é como que diz “Jogador de Futebol Inscrito nos infantis mas que não voltou a jogar futebol na vida e agora se diz jogador sénior não praticante”!! Sendo certo que quando um ESTADO LAICO coloca num dos seus diplomas algo do tipo “as férias judiciais iniciam-se no Domingo de Ramos” como se toda mas toda a gente tivesse que saber o que é o “Domingo de Ramos” já é de esperar tudo... um dia desses teremos talvez algo do tipo “A declaração de IRS deve ser entregue na terceira semana da quaresma”, “O Imposto de circulação será pago até ao primeiro domingo do Advento” e “o Dia Europeu sem carros será no sábado da oitava após o Domingo de Pentecostes”!!! Vai ser giro!! Ihihi!!

1 comentário:

Obrigado pelo seu comentário!