segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Instituições de RM.

Há uns dias, no meu mural do facebook, dei nota do estado de destruição em que se encontra a praia de Rio-de-Moinhos, freguesia de Marinhas, concelho de Esposende.

A praia de "RM" é provavelmente a maior instituição da freguesia! Berço de futebolistas, estádio de maré-baixa, local de convívio e de formação! Um marco não infância, juventude e maioridade de qualquer local que se preze.

Pois bem! Hoje não falarei desta grande instituição! Falarei de outra! E falarei porque recentemente fomos abalados pela morte de Graciano Saga! O "Graciano" é também ele uma instituição em RM. 

Tão importante como a praia de RM, o Pinhal do Cigano, os Cavacos, o Larguinho, o Adro e a Pôça (pode estar a falhar-me algum), era o Graciano! Muitas vezes incompreendido, o Graciano Saga, era outras tantas  vezes apelidado pelas 8 ou 9 da matina de "*@#$%" e coisas do tipo. Era um ícone da terra.

É que em boa verdade não há festa em RM (a habitual festa da Sra. das Neves), onde não toque no alto-falante o hino "Vem devagar emigrante"! Que melhor forma de dar as boas vindas aos emigrantes no mês de agosto que não a cantiga do que morreu pelo caminho? Pode parecer mórbido, mas é a tradição!

E claro está, o "desamor" pelo artista tornou-se instituição para todos aqueles que aproveitavam as noites quentes de Agosto e se deitavam pela fresca da manhã… e ás 9 da matina já estavam a levar com o "Vem devagar emigrante" no meio das almofadas! 

Até sempre Graciano! O teu legado permanecerá!
E num tempo em que aumenta a emigração serás ainda mais imortalizado.


1 comentário:

  1. Em homenagem ao grande Saga sempre que acordares matina cedo que o seja ao som do Emigrante...ou das Mulheres Peludas :P

    ResponderEliminar

Obrigado pelo seu comentário!