terça-feira, 15 de maio de 2012

O Regresso!

O título de hoje, para quebrar esta a ausência, é pura e simplesmente "o regresso". E é um regresso como quem diz "estou em pulgas"! Depois de impedido por motivos profissionais de participar nas duas primeiras jornadas desta liga, o próximo sábado, para o bem e para o mal (este é um evento pautado pelo desportivismo e amizade sem a "violência" competitiva de outros eventos) vai significar o regresso aos combates... e já lá vão 6 anos desde o Campeonato Nacional de Combates de 2006... o último combate à séria em que participei... e que recordo com o maior "amargo de boca possível", porque perdi-o para o Campeão Nacional desse ano, solenemente "gamado"! E destes 6 anos, 4 deles foram parado, sem hipótese de treinar... e garanto, que depois de 4 anos parado, só se regressa a algo de que se goste mesmo muito.

Hoje, o ritmo de treino é de 3 treinos por semana, em 2006 eram 6. Hoje, são de 1h30... em 2006 eram 3h diárias, 6 dias por semana. O facto relevante: a evolução da modalidade e do nível em Portugal é digno de registo! Hoje seria impossível fazer "boa figura" num nacional - iria lá levar um bonito arraial de pontapés :) 

Para matar o "bichinho" da saudade, sábado vai ser aqui:


Uma nota: arrisco dizer que Esposende terá nos próximos anos motivos de orgulho nesta modalidade. O trabalho desenvolvido pelo Mestre Neto no Taekwondo Clube Esposende começa a mostrar frutos e os "pequenos" começam a mostrar um domínio que motiva quem com eles treina, para contribuir para fazer deles melhores praticantes e melhores atletas.

E porque de Taekwondo falo hoje... deixo aqui nota daquilo que para mim é o ponto mais importante:

"O Juramento"

  1. "Nós como membros treinamos os nossos Espíritos e Corpos de acordo com as Regras prescritas,
  2. Nós como Praticantes estamos unidos numa amizade mútua,
  3. Nós como Praticantes cumpriremos os Regulamentos e obedeceremos aos instrutores e aos mais graduados."
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!