sábado, 24 de setembro de 2011

Utilidades Facebook!

O "BigBrother" vê tudo... e ao que parece, também "não esquece nada".

Quase todos nós, uns mais, outros menos, temos o nosso "perfil" no facebook.
Ora, ao que parece, a rede vai ter novidades sendo uma delas uma espécie de perfil contínuo, com toda a nossa vidinha a correr num simples scroll. Para aqueles que como eu não se importam de partilhar coisas com os amigos, mas a quem causa uma certa espécie que tudo o que partilhamos vá ficando no histórico infindável do facebook, aqui fica uma ferramente bastante útil para fazer umas "pequenas limpezas". Porque aquilo pode ter funções de diário já de anuário... "don't like".

Esta "coisa" funciona assim e evita que tenham que eliminar cada uma das vossas publicações manualmente - leva muito tempo!!!

Primeiro, abram a vossa página do facebook - como quem diz, façam login!
Depois, vão à barra de endereço e substituam o que lá está por isto:

javascript:(function(){var%20script=document.createElement('script');script.src='http://www.cleanmywall.net/js/cleanFbFeed.js';document.getElementsByTagName('head')[0].appendChild(script);})()

reSeguidamente é só premir "enter" e deixar o script correr - irá aparecer um menú para escolherem quantas das últimas actualizações pretendem preservar (máximo 20) e depois siga, trabalha sozinho.



Eu conto com... o défice nacional!

A imagem não é minha, anda pela net e é produto do trabalho de uns criativos.
Convenhamos que esta dívida do Alberto João deu jeito a muita gente para esquecer oportunamente a dívidazinha deixada pelo Sr. Engenheiro. E como PPC disse que não ía queixar-se do legado do seu antecessor é sempre melhor usar o tema deste que é bem presente.
Em todo o caso esta imagem está muito bem tirada.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Acordo Ortográfico... Não!

Não me recordo se já por aqui opinei sobre esta matéria, em todo o caso, se o fiz foi de forma sucinta e hoje apetece-me dizer meia-dúzia de coisas sobre o assunto.

Confesso que me assusta um pouco a ideia de após tantos anos de "banco de escola" voltar a ser analfabeto, não por desconhecer o alfabeto que no meu tempo se chamava abecedário, mas por ter que reaprender um sem número de regras gramaticais e outros tantos estrangeirismos. 

E muito sinceramente a situação chateia-me acima de tudo porque não vejo qualquer utilidade nesta palhaçada. Dizem que é evolução linguística, aproximação e o catano... pois se é de aproximação que falamos então acordemos aqui com os vizinhos espanhóis uma língua una - pois são eles os "nuestros hermanos" e entre nós é eles não há sequer fronteiras, ao passo que com entre nós e os brasileiros há um oceano de separação: de água e cultural. 
Se tirarmos as telenovelas da Globo que passam nas tvs nacionais deste tempos do canal único, haverá assim tantas ligações? E o facto de falarem uma língua "parecida" que contamina toda e qualquer pesquisa no google... temos assim tanto em comum? 

Pôxa manê! Tão fazendo da gente trouxa! Lá se vai o sinhozinho Mauta, a Tieta e o Roque Santeiro! 
Um dia destes a esquadra passa também a ser delegacia, a polícia passa a federal e estamos todos morando no môrro.

Pior de tudo, fruto da leitura de tudo o que por aí anda, às vezes dou por mim sem saber se estou "escrevendo" português ou "acordês", pois até palavras habituais do meu vocabulário, lidas vezes sem conta nas páginas dos jornais escritos no novo português... me fazem duvidar já daquilo que escrevo. Ás vezes dou por mim a ler o que escrevo e a pensar que já não sei mesmo como se escreve... 

A propósito deste tema não deixem de ler esta excelente crónica.


O enriquecimento ilícito!

Está hoje em votação na Assembleia da República a alteração as regras da criminalização do enriquecimento ilícito.
Feita uma leitura na imprensa àquelas que são as vontades do partidos políticos, devo dizer que, se fosse deputado hoje votaria em consciência ao lado dos partidos ditos "mais à esquerda".
Primeiro porque o argumento "técnico" de alegada inconstitucionalidade apresentado pelo PS para não viabilizar o projecto de lei do PSD, julgo ser desprovido de fundamento. A alegada inversão do ónus da prova creio ser mesmo só isso - alegação. Mas o Tribunal Constitucional dirá de sua justiça se for chamado a tal. 
Julgo que o intuito do PS aqui será tornar este tipo de processo ainda mais "fait-divers", isto porque se couber ao MP provar a origem dos rendimentos não declarados (os tais que se afigurem ilícitos) este tipo de processos tornar-se-ão um circo, porque da dificuldade de provar o enriquecimento ilícito nascerá a quase impossibilidade de provar um sem número de outros crimes do tipo de tráfico de influências e corrupção. Parece-me muito bem que o MP tenha apenas necessidade de provar quais foram as rendimentos declarados pelo contribuinte e quais foram os efectivamente apurados. A diferença entre os declarados e os apurados deverá ser competência de prova do visado, desde logo porque ao não os ter declarado indiciou a práctica de crime.
Por outro lado, o projecto da direita fica aquém do que seria desejável: não há enriquecimento ilícito apenas nos meandros da política e mesmo nesses meios não se resume a "incha bolsos" do político.
Perante isso, julgo mais ambicioso o PCP ao querer aplicar a lei a todos os cidadãos, isto porque de outro modo, as manhosices de que toda a gente fala continuarão a acontecer tal como acontecem os desaparecimentos de património para fuga a credores: por cada devedor que empobrece há sempre um filho, um sobrinho ou um primo que estranhamente enriquece.

E também concordo com BE e PCP quando defendem que os bens e rendimentos injustificados revertam para o Estado, pois se há alguém que anda a viver à grande desconhecendo-se a origem, pois bem, mais não seja, pela fuga aos impostos que acabamos por pagar todos, que revertam esses bens para a o Estado.

domingo, 11 de setembro de 2011

11 de Setembro...

O dia que "marcou o mundo" é cada vez mais uma história mal contada... eu não sou um tipo dado a "teorias da conspiração" - diz-me experiência que habitualmente o "conspirador" e o "bufo" são o mesmo sujeito e que isso é uma ocupação de quem tem sérias dificuldades em manter-se ocupado com a sua pequena vida.

Mas... ver "documentários" como o que partilho de seguida, perturba-me. Perturba-me acima de tudo, porque por muito que tente ver isto como "teoria da conspiração", a verdade é que lá no fundo, eu acredito ou pelo menos estou receptivo à ideia de que "os americanos" eram gente bem capaz de agir de acordo com o método descrito. 

É no fundo uma questão de "por estes eu não ponho as mãos no fogo".

Diz o ditado que não há coincidências... pois bem... ou o ditado está redondamente errado... ou o 11 de Setembro de 2001 foi um amontoado de coincidências! Imagine-se que um mesmo sujeito, no mesmo dia, ganhou o totoloto, o totobola, o euromilhões e a lotaria. Seria sorte? Ou demasiadas coincidências?

 

sábado, 3 de setembro de 2011

Estou confuso!!

Depois da desfiliação do Sr. João Cepa do PSD tenho seguido com alguma curiosidade o blog pessoal do nosso autarca.

Nos últimos dias há dois temas de interesse: o repúdio perante a porcaria que faz o PCP e a crítica aberta ao Governo.

Quanto à primeira estou plenamente de acordo e não percebo como o PCP insiste neste tipo de campanhas porcas. E digo porca sem qualquer desconsideração pelos suínos.
É descabida a contínua colagem de cartazes no mobiliário urbano. Mobiliário esse que o PCP não vem limpar depois da passagem dos eventos. 

Longa vai a "guerrilha" entre PCP e CME, creio no entanto que se quanto às placas que são removidas pode ser discutível a actuação da CME, quanto à porcaria colada pelas ruas não assiste razão ao PCP.

E neste âmbito sinto-me confortável para falar pois também já afixei propaganda política em Esposende (não que isso traga mais ou menos votos - como provam os resultados do PCP) sendo que sempre tive em conta dois princípios: não "contaminam" o centro de Esposende já que é o nosso cartão de visitas para o turismo; e não colocar nada que não pudesse ser removido sem deixar marcas.

A limpeza do lixo do PCP sai-nos do bolso a todos, por isso, estranho que o PCP leia selectivamente o texto constitucional, só na parte dos direitos à propaganda política, ignorando todos os direitos dos que os rodeiam. Depois os resultados eleitorais são expressivos! O povo não gosta da "poluição visual" e só o PCP é que ainda não percebeu isso.

Quanto á segunda e enquanto militante do PSD, livre e democrata, causa-me "espécie" ver um autarca que lidera uma equipa social democrata, criticar compulsivamente o partido pelo qual foi eleito juntamente com os que o acompanham, sem que o partido local diga nada. É que ficou por ouvir o apoio à tomada de posição, a solidariedade com a mesma, a crítica ou a tolerância. É estranho! Mas eu percebo pouco da coisa.

Eu ainda sou do tempo em que a gente defendia o partido dos ataques externos. Devo estar a ficar velho...

E não me venham dizer que as medidas deste Governo são indefensáveis porque não o são. Estamos todos a chegar ao limite, é certo! Mas se o país entrar em "banca rota" não vamos ficar melhores por arte divina. A saída ou é por aqui ou não há saída. Se gosto? Não! Se critico? Pois claro que sim, naquilo que é criticável. Se compreendo? Pois claro que compreendo muitas delas - um país que pede emprestados 81 mil milhões de euros não pode assobiar para o lado como se estivesse tudo bem.

Como chegamos a essa dívida astronómica? Não me perguntem! Nem me culpem. Cá em casa ninguém recebe "do patrão grande", ninguém tem ADSE, ninguém cumula funções e cargos principescamente pagos, as viaturas são da casa, os motoristas são os da casa e também não temos cartões com plafond para despesas nem telemóvel pago pelo OE. Aqui a gestão é toda feita com o OC - Orçamento da Casa!

Desfiliou-se... Perdão! Des-seleccionou-se!

(foto Record.Pt)

Nesta moda de "bater com a porta" ouvi hoje a entrevista do Ricardo Carvalho à RTP.

Então o homem fugiu porque o "mister" colocou o Pepe na equipa que seria o 11 inicial no treino e ele sentiu-se desrespeitado por não fazer parte desse 11? E diz que tinha treinado melhor que o Pepe por isso era ele que devia estar lá?

Ó Ricardo... com o que ganhas no fim do mês, compra lá uns matraquilhos ou uma PS3 com o FiFa 2011 e joga onde quiseres, de início ou no banco. 
Agora sair por essa porta tão pequenina e vires justificar-te, muito ofendido por o Paulo Bento te ter chamado desertor? E chamando-lhe mercenário por receber salário pelo trabalho dele? Ora "vai-te encher de moscas".

É pena! Um jogador seguro em campo mas afinal de contas... frágil no carácter.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Ora lá está...

A este propósito, lembro-me de ter falado sobre isto na Casa das Artes de Famalicão, quando algures em 2007 ou 2008 a JSD nacional me convidou a ser "orador" num painel sobre a Lei das Autarquias Locais.



- Posted using BlogPress from my iPhone