sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Acordo Ortográfico... Não!

Não me recordo se já por aqui opinei sobre esta matéria, em todo o caso, se o fiz foi de forma sucinta e hoje apetece-me dizer meia-dúzia de coisas sobre o assunto.

Confesso que me assusta um pouco a ideia de após tantos anos de "banco de escola" voltar a ser analfabeto, não por desconhecer o alfabeto que no meu tempo se chamava abecedário, mas por ter que reaprender um sem número de regras gramaticais e outros tantos estrangeirismos. 

E muito sinceramente a situação chateia-me acima de tudo porque não vejo qualquer utilidade nesta palhaçada. Dizem que é evolução linguística, aproximação e o catano... pois se é de aproximação que falamos então acordemos aqui com os vizinhos espanhóis uma língua una - pois são eles os "nuestros hermanos" e entre nós é eles não há sequer fronteiras, ao passo que com entre nós e os brasileiros há um oceano de separação: de água e cultural. 
Se tirarmos as telenovelas da Globo que passam nas tvs nacionais deste tempos do canal único, haverá assim tantas ligações? E o facto de falarem uma língua "parecida" que contamina toda e qualquer pesquisa no google... temos assim tanto em comum? 

Pôxa manê! Tão fazendo da gente trouxa! Lá se vai o sinhozinho Mauta, a Tieta e o Roque Santeiro! 
Um dia destes a esquadra passa também a ser delegacia, a polícia passa a federal e estamos todos morando no môrro.

Pior de tudo, fruto da leitura de tudo o que por aí anda, às vezes dou por mim sem saber se estou "escrevendo" português ou "acordês", pois até palavras habituais do meu vocabulário, lidas vezes sem conta nas páginas dos jornais escritos no novo português... me fazem duvidar já daquilo que escrevo. Ás vezes dou por mim a ler o que escrevo e a pensar que já não sei mesmo como se escreve... 

A propósito deste tema não deixem de ler esta excelente crónica.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!