sexta-feira, 11 de março de 2011

A dura vida de um Sub-10!!

O título deste post é meramente indicativo! "Sub-10" é apenas a designação que resolvi atribuir a todos aqueles miúdos que não tendo idade para terem o seu próprio "facebook" são diariamente "promovidos" através do facebook dos pais.

Não quero com este post ferir muitas sensibilidades, pretendo apenas chamar a atenção para comportamentos de muita gente distraída.

A questão é simples: há uma mentalidade instalada nas redes sociais que é no mínimo atentatória da privacidade das crianças. 

Eu sou do tempo em que os pais protegiam os filhos, resguardavam a intimidade destes e acautelavam que os seus filhos não andassem aí em rolos fotográficos de quem passa.

Hoje passa-se o inverso: os filhos são diariamente exibidos nas redes sociais que nem troféu, cada passo novo da crianças é apresentado como mais um truque, cada sorriso é apresentado como o mais bonito do mundo... e sucedem-se os "likes" por frete, os comentários de parabenização e... por aí fora....

Meus amigos...
Vamos lá ser claros!!

Os "truques" novos dos vossos pequenos, são giros, são dignos de registo, são eternos na memória de quem o acompanha a crescer... mas são momentos dele, dessa criança, desse a quem vocês nunca perguntaram se autorizava que publicassem fotos dele para quem quer ver. (Esqueçam as limitações de privacidade: estou certo que 90% dos utilizadores não sabem sequer limitar as opções de visualização e adicionam como amigo desde o vizinho do lado até ao Hassan do Paquistão).

Os vossos filhos também são lindos como o sol... se não forem para mais ninguém, pelo menos para os pais são as crianças mais bonitas do mundo... mas... e depois? O facto de serem engraçados ou giros e de vocês o acharem faz deles modelos? Será que essas crianças não podem crescer como o Zézinho sem dentes e têm que crescer como os putos dos catálogos da Cenoura onde cada sorriso dá publicidade para uma camisola?

Parem!! A bem da privacidade dessas crianças!!

Os vossos filhos não são um bonito troféu para mostrar aos amigos! 
Comprem um carro, uma casa, umas calças... agora, deixem os putos em paz!
Deixem-os escolher na altura certa se querem colocar ou não fotos da infância nas redes sociais ou até se querem ter uma conta numa rede social.

Eu sentir-me-ía humilhado se hoje, algum dos meus amigos me aparecesse com uma foto repescada no "facebook" dos meus pais há 30 anos atrás com um belo registo do "meu primeiro vómito"!

Em suma: Deus guarde os meus paizinhos da "escola antiga"!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!