quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Esta _ _ r _ a que nos une!

Tentei. Eu juro que tentei encontrar um título menos óbvio para este post, que não deixará de ser um post de _ _ r _ a, decorrendo da "essência da coisa"!


Fui mesmo tentado a pesquisar uma imagem ilustrativa no google pelo termo "estrangeiro" para obter resultados menos, digamos, naturais!

Muitos de nós aperceberam-se dos cortes na EN13 há uns meses atrás, outros têm-se apercebido da "ecovia" do norte do Câvado, mas o que muito poucos se terão apercebido é que esta nova União de Freguesias de Marinhas, Esposende e Gandra (eu sei que não está correcto, mas é imperioso!) se vai tornando a pouco e pouco uma união da supra identificada matéria!

Depois de ter sido encaminhada para a Etar de RM (Rio-de-Moinhos para os estrangeiros) uma boa parte da porcaria que se faz a norte do concelho - e com jeito ainda virá Abelheira abaixo alguma de nascente, também a Etar de Gandra se prepara para crescer em infra-estruturas e em recepção de resíduos.

A minha questão é simples, ainda que percebendo que isto não se trata de "co-incineração na Arrábida".... quais vão ser as contra-partidas para esta união de freguesias pelo ónus de "levarem com a m_r_a" vinda de todo o lado?

Vá, eu também sei que das "Etares" é suposto sair água limpa, tão limpa que nenhum de nós arriscaria tomar banho nela! (É quase como aquela de lavarmos as toalhas de banho, mesmo sabendo que é suposto estarmos limpinhos quando nos limpamos a elas!)

Será que a gente desta União de Freguesias, atento o encargo ambiental de tais estruturas, vai ter pelo menos desconto nas tarifas de saneamento? Afinal de contas a infra-estrutura de ramal é mais curta entre o ponto de recolha e o ponto de entrega e ainda que eu entenda que deve haver alguma "solidariedade intra-concelhia" também vivo num país que privilegia o "utilizador pagador". Assim, tal qual uma auto-estrada, se os nossos resíduos percorrem menos kms em tubagens... legítimo será que paguem menos. 

Fica aqui o desabafo que, não obstante ser literalmente de merda, vai muito para além do concordar ou discordar da solução (creio no fundo que é um mal necessário), o que não é necessário é que sistematicamente estas merdas se façam pela calada.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!