sexta-feira, 29 de maio de 2009

E o prémio: Pior Outdoor do dia vai para...


Depois de a primeira vaga de outdoors do PSD ter sido um tanto ao quanto fraca, no que ao conceito gráfico diz respeito, e que nada têm a ver com os novos de Paulo Rangel, que estão bem concebidos e pensados, Manuel Monteiro, esse singular camaleão político da nossa praça, apresentou por estes dias nas nossas ruas algo que deveria ser removido por estar bem longe do conceito de "Propaganda Política" e se aproximar em larga escala de "Poluição Visual"!

Com um outdoor que parece ter sido feito por um miúdo de 5 anos a brincar no paint, Manuel Monteiro ou MM (Missão Minho) apresentam um outdoor ao jeito "Dias da Cunha & o Sistema", a merecer certamente o rótulo de pior outdoor até ao momento.

Numa visão do mundo como "teoria da conspiração" a Missão Minho tenta piscar o olho ao discurso do bloco de esquerda, talvez o próximo passo do mentor deste projecto. O CDS-PP estava mal... o PND estava mal... seguramente dentro de meses o MM vai estar mal... o mundo está todo mal...

Mas tenhamos fé... O Dr. Manuel Monteiro está certo! E veio para salvar-nos!! Salvé Todo Poderoso... vem em nosso auxílio!!!

(Nota: os cafés de Esposende e arredores ameaçaram introduzir o "consumo mínimo" se o Dr. Monteiro continuasse a fazer romarias pelos cafés locais)

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Para Saborear...


Quem já esteve num lugar destes (ou pelo menos um pouquinho parecido que seja) saberá bem o quanto nestes dias em que o calor "pica" sabia bem ter um spot destes.

Uma coisa vos garanto: "ali" dentro é o melhor lugar do mundo! O tempo simplesmente pára, o mundo desaparece, e aquela mágica sensação que nos invade é algo como ir ao paraíso e voltar num segundo!

Que grande "shot"!

terça-feira, 26 de maio de 2009

A primeira vez!!


Não, o título não é o que parece!!

Hoje, se a memória não me atraiçoa, será a primeira vez que vou falar de algo que me faz jogar 2 "euritos" semanais no Euromilhões: carros!!

Eu sei que não sou caso único, afinal há muita gente a gostar de carros, e também sei que tal como muita gente, esses "carritos" só entrariam lá em casa se me saísse o Euromilhões...
Mas, muito diferente daqueles veículos com que sonho ao início da noite de sexta (antes do sorteio dos números do euromilhões) tipo Ferrari F430, Audi Q7 ou uma "modesta" Mercedes Classe E...

o motivo desta "primeira vez" é uma notícia que li sobre o novo modela da Tesla! Um carro simplesmente "lindo", ainda por cima eléctrico.
Anunciado com velocidade máxima de cerca de 230 kms/h, com um "pequeno" arranque de 0-100km/h em 5,6 segundos, capacidade para 7 passageiros, autonomia na ordem de 460kms com uma carga de bateria (estimado no equivalente a 5 euros de energia) e um preço (sem impostos) na ordem dos 50.000,00 euros é seguramente motivo para um post sobre carros aqui no 7folhas.
Convenhamos que 50.000,00 euros não é para qualquer carteira, muito menos para a minha, mas não deixa de ser uma boa proposta para um misto de familiar+desportivo+amigo do ambiente+económico. Afinal foi apelidado pela imprensa de "o anti-Maserati Quattroporte", não terá sido à toa quando é sabido o segmento de um Maserati.

De recear que esta beldade não passe de uma miragem já que a viabilidade económica da primeira produção está dependente de um financiamento do governo do US à fábrica construtora.


Enquanto o Tesla não chega para nos alegrar as vistinhas sempre podemos desejar ardentemente o eléctrico apresentado pelo nosso Primeiro, da Nissan Renault... e os seus estonteantes 130km/h.

segunda-feira, 25 de maio de 2009

A Europa é "já ali"!

Nota Breve:

Iniciou-se oficialmente a campanha para as Europeias.
O maior inimigo dos partidos é a abstenção! Há quem diga que a abstenção é o reflexo do afastamento que a generalidade da população em relação às questões europeias.

Ora, face à votação da proposta do PCP na passada semana (que não deixo de louvar) na Assembleia da República, no intuito de permitir aos portadores de "carta de veículo ligeiro" a condução de motociclos até 125cc, sou levado a concluir que o afastamento em relação às questões europeias não é uma questão que diz apenas respeito ao "Zé Povinho".

É lamentável mas ainda assim real o afastamento da generalidade dos nossos deputados das questões europeias. Não acreditam? Pesquisem no "tio google" algo como "Directiva 91/439/CE "!!!

É coisa que qualquer deputado ignora mas que muitos amantes de motos conhecem!

E descobriram os Comunistas a pólvora quando já estava queimada!!

Uniforme Escolar: sim ou não?

(imagem em http://www.esistemas.com.br)

Temática não menos importante que a da distribuição de preservativos nas escolas, a implementação de uniformes é também ela uma questão complexa.

Sendo eu um eterno avesso às concepções do "rebanho", até poderá parecer estranho que a minha opinião seja favorável a esta introdução.

Vejamos: mesmo não havendo um uniforme oficial em cada escola, é parte do comportamento dos nossos adolescentes e, não raras vezes, jovens a forma como se veste, digamos, "em grupo". O adolescente/jovem integra-se num grupo de amigos e a identidade desse grupo passa em larga medida pela forma como vestem igual. Sejam as sapatilhas All Star ou Adidas tipo skater, sejam as calças largas "Resina", ou justas tipo "punk", as t-shirts com nomes de bandas, as correntes nos passadores das calças, ou os bonés pousados na cabeça num jeito próprio de "parece estar sempre a cair", a forma como se vestem identifica-os como membros de um "grupo", este que é o seu grupo de amigos. É bom? É mau? É a ordem natural das coisas e a sociedade no fundo é isto mesmo, um todo com inúmeros grupos, os grupos com que nos identificamos de forma religiosa, política, ideológica, clubística, etc.

Há ainda formas de vestir muito pouco condizentes com a idade ou chamemos-lhe "moralidade social", pois se o sistema jurídico nacional se socorre inúmeras vezes do conceito de "homem médio" como o "bom pai de família", enquanto conceito de percepção razoável, tem bastante sentido que também neste campo analisemos a forma de vestir à luz do "bom pai de família"

A impressão que temos por vezes é de que os pais pura e simplesmente se demitiram dessas funções, passando apenas a meros vigilantes nocturnos de crianças que o Estado cria. Os vigilantes são apenas responsáveis pelos "filhos do Estado" nas horas que estes passam na cama e que diversas vezes começam madrugada dentro. De resto, entre as 8 da manhã e as 8 da noite, o Estado é Pai!

Ora, quando os pais se demitem de ser educadores, quando a ideia de liberdade se confunde com o sintoma de abandono, quando uma criança de meia dúzia de anos assume a sua auto-determinação em função dos exemplos que retira de adultos da tv... pois não restará ao Estado assumir o papel de Pai Austero e impor limites.

Será isto um estado autoritário? Não creio! Se os jovens de hoje são os homens de amanhã, pôr cobro a situações limite é apenas salvaguardar o futuro do país.

Uma mais valia do Uniforme Escolar sempre será a igualdade.
Os nossos jovens têm a vida toda e o mundo todo para perceberem que a desigualdade existe, deixemos por isso que haja um sítio onde podem ser todos iguais, onde o pormenor sejam as notas resultado da avaliação de conhecimentos e não a marca da t-shirt, do telemóvel ou das calças, onde a identificação do grupo seja "Grupo Escola".


!! Sem palavras!!!

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Lançado o debate!

Muita tinta tem corrido em torno da distribuição de preservativos nas escolas, correndo mesmo o risco de tornarem esta questão num "segundo referendo do aborto", ou seja, correndo o risco de politizarmos as questões do foro íntimo.

Estando ainda por compreender todo o conteúdo do novo diploma, hoje, algures nas páginas do JN, li o testemunho de 3 jovens, todos eles com uma noção da questão que me surpreendeu. Recordo que um era a favor da abordagem da temática na escola por ter vergonha de falar em casa no assunto, outro ainda defendia que, a serem distribuídos preservativos nas escolas, deveriam ter um preço simbólico, o terceiro testemunho sinceramente já não tenho presente.

Questões de consciência à parte os factos falam por si. Julgo não ser preciso nenhum estudo exaustivo sobre a matéria para percebermos que numa grande parte dos lares nacionais a sexualidade é um tema "tabu". É daquelas coisas que "os putos aprendem na escola" porque é desconfortável para os pais terem "aquela conversa"! Em boa verdade, o acesso à sociedade de informação actual levaria a uma conversa do tipo "Meu filho hoje vamos falar sobre sexualidade... - Ok pai, diz lá o que queres saber!!"

Não podemos pura e simplesmente exigir dos pais que falem de algo que nunca ninguém lhes falou, nem tão pouco assumir que os pais tenham todos a preparação desejada para ter a "tal" conversa. Não o têm e isso é ponto assente. É bom? É mau? É o que temos.

E é com o que temos que devemos aprender a lidar.
Se por uma lado julgo ridículas as badaladas aulas de educação sexual(prefiro pensar em aulas de cidadania que integrem entre outros: formação cívica, empreendedorismo juvenil, prevenção rodoviária, comportamentos de risco e hábitos saudáveis - talvez isto já desse conteúdo para uma disciplina útil), por outro é por demais óbvio que a informação nunca é demais quando se trata de informar para proteger. Se os jovens sabem o básico? Acho que sim! Se o básico basta? Parece-me que não!

Será a distribuição de preservativos a solução? Num gabinete na escola?... tenho as minhas dúvidas! É que com a leviandade com que vejo o tema ser tratado começo a recear que um dia desses estejam a distribuir "drogas leves" de boa qualidade na escola, não vão os jovens andar aí a comprar no "mercado negro" drogas "leves" de má qualidade!

Quanto ao argumento dos que dizem que o distribuição vai aumentar o estímulo... bem... meus amigos... nem tanto fundamentalismo. Por essa ordem de ideias e atendendo à lamentável oferta de "drogas" no seio das comunidades escolares seria de admitir que todos os nossos jovens eram drogados. Ou que pela existência de um sapateiro junto à escola todos vão ser sapateiros... não é fundamento.

As questões do foro íntimo não devem ser generalizadas, correndo o risco de originar confusões e opiniões rudes.

Se sou a favor? Não tenho porque o não ser!
Se tenho reservas? Sim, muitas! Aguardo pelos detalhes da concretização da medida.

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Momento de Humor! :)

Caro visitante,
na firme certeza de que um bom momento de humor serve para aliviar um dia de trabalho, aqui deixamos o nosso contributo para um dia mais animado!

Em face do ideal de progresso preconizado pelo autarca marinhense, concluímos aqui no 7folhas, que a imagem mais provável de progresso nesta localidade passará em larga escala pela imagem de progresso no Iraque! Não temos petróleo mas temos um buraco negro no que concerne a ideias. Não seremos certamente salvos pelos americanos (por enquanto) já que com tanto "bunker" no campo de S. Miguel estou em crer que o Presidente da nossa Junta se prepara para iniciar a construção de uma Central Nuclear (a escadaria para o reactor já está lá digna de ser vista - se calhar vai fazer lá uma tarimba de batatas visto que a escada sobe para "lugar nenhum"). As paredes são em betão de granito!! Bem próximo existe um campo de concentração (talvez para os dissidentes) feito sob o rótulo de polidesportivo. As já recuperadas fontes e lavadouros, são nada mais que as fontes de arrefecimento do reactor.
Os resíduos tóxicos serão transportados não em "comboio atómico" mas sim em "tractor atómico" (aquele pequeno acidente com a viatura foi propositado e estava previsto nos testes de resistência para a prossecução de tão delicado fim)!

E que mais dizer?

Sorria :) Pode não estar a ser filmado, mas pelo menos F***** pelo Governo e por esta Junta estamos a ser de certeza :)

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Zéquinha no seu melhor! :)


Já todos sabemos que o Presidente da Junta de Freguesia de Marinhas é um "personagem único", seja pelo mau feitio, pelo civismo reduzido, ou pura e simplesmente pelo temperamento impulsivo e não raras vezes indigno do lugar que ocupa. Não me refiro em caso algum a trato pessoal do indivíduo em causa por não ter cabimento tal tipo de considerações, refiro-me tão somente à imagem social do dito.

Não raras vezes o vimos em cenas e dizeres menos próprios, alguns deles dignos do ridículo de insinuar ofensas físicas (como se alguém se sentisse intimidado por meia dúzia de "arrotos de força")... enfim... personagem único!

Fantástica é a nova tirada deste personagem que, talvez por perceber que os marinhenses estão saturados das suas "trenguices" e "casmurrices", resolveu lançar uma série de outdoors pelas ruas da freguesia sem a mínima consciência do ridículo que é dizer "afirmar Marinhas" quando toda a gente sabe que Marinhas parou no tempo graças ao seu Presidente de Junta. Aliás, se há coisa que efectivamente me custa é ver o potencial desta freguesia no que diz respeito a desenvolvimento e constatar que PAROU no tempo por culpa de um único e só personagem. É triste, é de lamentar, mas esta não é de todo a freguesia que eu desejo para viver no futuro. A este ritmo Marinhas arrisca-se a nos próximos 4 anos ficar ao nível de uma qualquer localidade de nome "Curral de Moinas".

Ora, um dos fantásticos outdoors do personagem é a imagem que se segue:

Face a tão elucidativo manifesto cumpre-nos analisar o seguinte:
1. João Cepa ainda não cobriu a totalidade de Marinhas com saneamento, por sua vez a Junta de Freguesia já tem borrada feita por todo o lado;
2. Ainda não foi efectuada a requalificação dos Moinhos d'Abelheira, havia falta de mulas para o projecto mas já foram encontrados burros para ocupar o lugar.
3. A Av. de Góios ainda não foi arranjada - esperemos que o seja.
4. Arranjo da Rua da Ponte Nova... mas a JF não tinha andado por lá a fazer proezas?
5. Ainda não foi construído o polidesportivo em RM, no entanto a JF destruiu o existente no lugar da Igreja para fazer outro ao lado! Para fazer onde já havia houve dinheiro, para fazer onde não há tem que ser a Câmara... estranho, não?
6. Centro escolar/ Campo de Treinos??? Será preciso relembrar ao Presidente da JF Marinhas a sua votação quanto à matéria?
7. Requalificação da poça da Sra. da Saúde... mas o tractor que por lá andou a "endireitar" muros não podia ter dado um jeito à poça? Aquela treta do "povo que não preserva o património" não se aplica também a esta?
8. Arranjo da Rua da Anta... fico feliz por saber que afinal só esta e a Av. de Góios é que são ruas a precisar de intervenção. Afinal estamos bem servidos. Só duas ruas é que precisam de obra.
9. Requalificação da Av. da Igreja... só falta o saneamento! A junta anda cansada de gastar dinheiro a fazer borrada nesse local. Só gostava de ver o projecto da empreitada... se é que existe!
10. Iluminação na rua de Cepães... seguramente se fosse à porta de alguns a JF tinha diligenciado até para colocar um arraial.


Já agora... eu acrescento o n.º 11 - colocar lugares de estacionamento na Rua de S. Bento em Pinhote dos dois lados da via já que um dos membros da Junta, tendo estacionamento de um lado da rua insiste em estacionar na berma da faixa do lado oposto.

e o n.º 12 - no dia em que alguém atropelar pessoas que praticam jogos tradicionais no meio das ruas, por incentivo da JF, que ao invés de arranjar um terreno digno, colocou bancos na berma das ruas, eu vou pedir responsabilidades.

e o n.º 13 - se não há dinheiro para arranjos na freguesia para que se gasta dinheiro numa revista anual de obras da Junta, sendo que no último ano foi tri-anual, esquecendo que nos dois últimos anos já tinham saído revistas?

e n.º 14 - perguntem ao n.º 2 da Junta de Freguesia onde é que ele defendia que devia ser a EB de Marinhas...

e n.º 15 - a Junta faz análises à água dos fontanários que recupera? Onde param os resultados?

... e mais não digo por enquanto!

Sugiro apenas aos eruditos da linguagem que acrescentem no dicionário de língua portuguesa um novo sinónimo de VERGONHA - Junta de Freguesia de Marinhas!

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Dia 1... após a meta!

7 noites após a partida, 6 dias de viagem, 200 e muitos kms percorridos, quase 80 pessoas na companhia, muito poucas horas de sono pelo meio, longas horas com dores, ... Cheguei!

Ontem, foi seguramente um dos dias mais importantes nestes 26 anos da minha existência: Cheguei a Fátima a pé.

Uma viagem dividida em 7 etapas terminou ontem pelas 9 da manhã entre lágrimas de alegria, de alívio, de sofrimento... ou pura e simplesmente de "sei lá", numa chegada emocionante ao "altar do Mundo".

Há sensações que não se explicam, há coisa que não se percebem!

Não haverá muito a dizer de uma peregrinação com esta dimensão: a vontade de desistir acompanhou-me a cada dia onde as dores eram mais que muitas. De muito pouco serviam os analgésicos e anti-inflamatórios que acompanham uma viagem destas, chegamos a parecer mangueiras de rega onde tapado um buraco deita mais o seguinte, tal é a velocidade com que as dores nos percorrem o corpo. Se pára de doer um pé rapidamente passa a doer uma perna, se deixa de doer a perna passa a doer um tendão, se deixa de soer o tendão aparece uma bolha... é difícil, é penoso, é uma "aventura" onde de nada serve a preparação física desportiva... a preparação é acima de tudo de fé! Ou há vontade e espírito de sacrifício ou nada feito.

Foram longas as horas de viagem, foi forte o espírito de grupo e entreajuda (ficarei eternamente grato à Sra. que não me deixou desistir no terceiro dia quando algures numa variante de Águeda os meus pés pura e simplesmente ardiam tanto como magna saidinho de um vulcão em erupção. Foi com o apoio dela, que insistiu em não me deixar parar com um "vamos parar todos já ali" e com 2 "voltaren" que me aguentei)...

Mas a história desta viagem não dá para explicar... é certo que senti dores como nunca tinha sentido na vida... é certo que o convívio é excelente... é também certo que quando passamos por gente a caminhar descalça nos sentimos tão pequeninos e "vidrinhos" pelas queixas das nossas pequenas bolhas... mas mais certo será sempre que é um caminho que só se percebe fazendo-o.

Não se vem de lá mais rico, mais pobre também não certamente, não se vem santo, e acho que diabo também não... a única coisa que me fica hoje como certa é que os nossos limites estão sempre onde nós os queremos ver. E não foram raras as vezes em que pensei "o próximo passo é o último" e a seguir a esse "só mais um último passo"...

Por isso... os nossos limites são sempre postos à prova e mesmo quando estamos prontos a desistir haverá sempre alguém pronto a "dar-nos a mão".

A lamentar: que em Fátima se façam obras de "luxúria" e que falte tanto em condições e apoio ao longo do caminho.

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Etapa 1: Esposende(Mar) -> Moreira da Maia

Caros amigos, com perto de 45kms após a partida, estou para aqui
deitado num colchão de luxo numa sede de escoteiros.
Digno de registo: tomar banho num cemitério e ter direito a massagens
nos pés pelas meninas da ESEP.

O resto... bem... o resto era um camião muito grande, bem carregado,
que julgo que passou por cima de mim meia dúzia de vezes. Dormir entre
as 11 e as 16 horas é tão penoso como as dores que sinto.

Os pés doem desde Vila do Conde, as bolhas também deram ar de si...
Enfim, depois de duas horas de sono as dores da cintura para cima
foram tantas que deu para acordar. A sensação de ter sido atropelado
por um camião é a descrição que se pode aproximar da realidade.

Aqui não conta a preparação física nem vitaminas. A única força
é mesmo a fé... se faltar regressa-se a casa pois isto é penoso
demais para ser feito sem alma.

Abraço

Joao Paulo Torres
Iphone 3G

domingo, 3 de maio de 2009

3 a 10, a caminho..

De 3 a 10 deste mês o editorial do 7folhas estará a caminho de Fátima a pé.
Se oportunidade houver cá surgirá algum informação do Caminho... de outro modo...

"Enquanto houver estrada para anda, a gente vai continuar"



para ouvir:

sábado, 2 de maio de 2009

Direito à indignação!

Depois de ver uma notícia com este teor: "Marcha da Marijuana junta 500 pessoas no Porto"sinto-me indignando. Já não se trata aqui de falar em "Geração Rasca" mas sim em "JOVENS DE MERDA"!

Se estes montes de real esterco tivessem o mínimo de dignidade, envergonhar-se-iam e quem sabe não se atirariam de livre e espontânea vontade para um poço fundo, com compartimentos estanque, para não corrermos o risco de que contaminassem os lençóis de água.

Vejam bem: "«O consumidor de marijuana pode perfeitamente trabalhar, constituir família, pagar os impostos e não merece ser tratado com esse estigma», disse uma das organizadores do evento, Carla Fernandes, à agência Lusa.", obviamente a expressão "PODE" diz muito! "PODE" trabalhar, o que não quer dizer que trabalhe!

Num momento em que meio mundo se debate por um lugar para trabalhar, por uma oportunidade de lutar por uma vida melhor, por melhores condições de emprego e de estudo, por mais e melhor saúde, ... aparecem estes parasitas da sociedade, prontinhos para viver à custa das conquistas racionais de outras, reivindicando o seu direito ao consumo de um "paivas" para serem felizes. Esta merda não é gozar com quem trabalha?

Digam-me só se estou a exagerar ao ficar indignado com isto! É que dizerem-me que a produção de cannabis pode geral emprego e produção de biodiesel... só pode ser mesmo uma tentativa de fazerem de mim burro, e como eu não tenho por princípio aceitar que gozem com a minha cara, respondo à letra!

Ora, segundo sei, a universidade do Minho e um Matadouro qualquer, estão a desenvolver um produto que gera energia a partir dos gazes libertados pelos detritos decorrentes da actividade do matadouro. Assim, se nós pegassemos a porcaria das ideias destes "janados" misturassemos com os "janados" em si, tudo metido num poço em decomposição, talvez se produzisse energia e se tornasse o mundo um local mais limpo.

Diria melhor, na próxima manifestação deveremos colocar cartazes amigos do ambiente, eu proponho um slogan: "Seja amigo do ambiente: não queime a ganza, queime os ganzados".

ps: não confundam preconceito com sanidade mental. Fumem as merdas que quiserem, agora neste momento achar isso uma questão de sobrevivência social só pode ser insultarem o intelecto de quem tenta dar outro rumo a isto. Dizerem que a produção de paivas cria empregos e gera receita de impostos só pode ser para me insultarem o intelecto.


Leia tudo sobre estes mete-nojos aqui