quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

MARINHAS PAROU NO TEMPO!!

Para quem visita o 7folhas aqui deixo uma informação:
- o autor deste blog é natural da freguesia de Fão (apenas por lá ter nascido), mas desde tempos que datam à mui nobre geração de 1982 (ano em que o Papa veio a Portugal e nasceram os Diabos Vermelhos) habitante deste reduto que dá pelo nome de Marinhas.
- o autor deste blog viveu durante a sua infância num lugar que vai desde mar até monte e que dá pelo nome de Rio-de-Moinhos, internacionalmente conhecido por RM.
- actualmente, residindo dentro da mesma freguesia, o autor deste blog habita num não menos nobre lugar que é Pinhote.

Um denominador comum: Sou Marinhense! Tenho orgulho nas minhas origens! Podem ficar com tudo no mundo, mas deixem-me cá este cantinho à beira mar plantado, que estando por cá estou bem.
Não posso deixar contudo de dizer ao mundo, aqui através deste meu blog, que o enorme orgulho que sinto na minha terra é exactamente proporcional à mágoa que sinto por ver que a maior freguesia da cidade de Esposende continua a ser liderada por gente com horizontes pequenos, com projectos provincianos, melhor dizendo: com um provincianismo bacôco e saloio. Marinhas e os Marinhenses não são (parafraseando o Sr. Fiúsa) "um bando de parôlos"! Em Marinhas não precisamos de uma Junta para limpar bermas, para fazer atendimento público pontual, para carimbar o que quer que seja - para esses serviços bastavam dois funcionários públicos competentes e resumir-se-ía a Junta de Freguesia a um mero balcão à semelhança de muitos outros serviços públicos.

É urgente mudar este rumo de coisas! Mudar este jeito de política "do pobinho"!
As gentes de Marinhas merecem respeito! São gente simples? Muito! Gente de trabalho? Muito mais! Mas são pessoas que merecem que se faça muito por elas! Não é com posturas de "vocês são simples e eu sou o iluminado" que se protegem as pessoas. Não é, como outrora se passava, a gozar com a precariedade da vida das pessoas, com empregos temporários em serviços de cantoneiros da junta que se ajudam as pessoas! Usar a necessidade como arma de arremesso político chama-se CHANTAGEM!! E era assim que se trabalhava cá nesta terra!

É um modus operandi de gente que se vende em outdoors como "Prof." e que diz "Eu não prometo. Eu faço!" Pois melhor seria para esse Senhor que prometesse defender os interesses e os projectos que Marinhas precisa e não "fizesse tanta "merda"" complicando o que era simples!

Que se pode dizer de um "Autarca" (se é que tal personagem merece um rótulo destes, talvez seja até ofensiva a comparação para muitos outros autarcas) que vota contra um Orçamento claramente favorável à sua freguesia apenas porque essa foi a orientação do Partido Socialista?

Com tanta seguidismo bacôco sempre ficaremos à espera do dia em que o PS Esposende decida que esse Sr. se deve atirar a um poço para aferirmos da lealdade do personagem. Em boa verdade se o fizesse acataria as ordens do partido e seria bastante útil à freguesia de Marinhas!
É certo que a acontecer tal milagre seria a primeira vez que este Sr. faria algo útil por Marinhas... mas... não custa ter fé! Afinal até à data sempre preferiu servir o partido... e assim se vai servindo.

Ps: eu que até tinha visto o personagem visado num desfile de Carnaval e tinha achado piado ao disfarce dele, dei por mim hoje estupefacto ao ver que o "ilustre" estava na Assembleia Municipal de Esposende com o mesmo disfarce... E esta hein? 



Se duvidas tiverem do que motiva o meu post hoje, leiam aqui o que o Nostradamus Marinhenses visionava fazer e digam-me o que está feito!!
Além disso expliquem-me porque é que a Junta de Freguesia de Marinhas tem feito anualmente uma revista de balanço de obras e este ano a revista "anual" tem a mesma espessura das dos anos anteriores e desta vez tem na capa a indicação 2006/2007/2008!! Será isto uma tentativa de não reduzir a revista a 3 páginas? fazendo um compacto?
Tenham vergonha Senhores! E anotem a data de hoje...

Como disse o Sr. Felgueiras...
Como disse o Zéquinha...

também eu o digo:

ESTOU NA LUTA!


Esta é dedicada... hoje é o primeiro dia!

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Receita de Carnaval!!


Hoje, véspera de Carnaval, o 7folhas partilha aqui uma receita de um doce típico da quadra: "Sonhos".
Os sonhos são o doce de textura amarelada, feitos com farinha, ovos...!!! Ups!! Ovos??!!

Por falar em ovos...

O 7folhas apurou que ontem o CDS-PP Esposende fez a apresentação dos candidatos ás Assembleias de Freguesia de Apúlia e Marinhas. Ao
 que se sabe a referida apresentação, à revelia do que seria de esperar nestas coisas de demonstração de mobilização, decorreu à porta fechada numa sala de uma unidade hoteleira cá do concelho de Esposende.
O acesso ao espaço foi restringido por questões de segurança (vimos o mesmo em iniciativas com Barack Obama) e só era permitido a quem tivesse "freepass". Suspeita-se mesmo que um dos candidatos tivesse ficado retido na entrada por se ter enganado ao retirar o "freepass" da carteira.

Mas prosseguindo, 
sabemos de fonte segura que o slogan "Yes, she Can" será substituído por um brutal "Like Eggs" pois revelou-se mais interessante o decalque da música "Like a Virgin" da "fogosa" Madona do que o do Barack. Além disso, o "Like Eggs" (preferencialmente o "Como Ovos" em caixas de 6) serve que nem uma luva à dimensão dos presentes na referida cerimónia (os tais que conseguiram furar a segurança com o "freepass" mágico).

Assim, à semelhança da receita dos Sonhos de Carnaval, também o Sonho Carnavalesco do CDS-PP Esposende se resume a:
- 500 gramas de farinha para atirar aos olhos de alguém a ver se cega (antes era areia);
- 6 ovos (separar as amarelas das azuladas e bater, bater, bater, bater...)

Não é preciso levar ao forno pois jamais sairá dali algo de jeito!

PS.: não é modus operandi aqui no 7folhas gozarmos os desfavorecidos e os incapacitados, contudo... perdoem-me o post de hoje, pois como diz o nosso povo "é carnaval, ninguém leva a mal"

PS2: sugestão de próxima iniciativa para o CDS-PP Esposende: torneio de street-basket 3x3!! "Yes, she can" play!



obs: o presente post, não obstante o comentário político, jamais deve ser entendido como ofensivo da honra e bom nome dos intervenientes políticos do CDS-PP Esposende. Não se visa com o presente qualquer ataque pessoal. O slogan "yes, chicken" deve ser entendido no seguimento dos "ovos" e nunca tendo em conta o facto de a líder do CDS ser uma Sra.

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

4 Anos de PS!!


Faz hoje 4 anos que o Eng.(anador) Sócrates conquistou a maioria absoluta para o PS!
Eu sei que parece que já lá vai uma eternidade, mas a dura realidade é que foram apenas 4 longos e penosos anos!
A imagem acima é talvez o melhor retrato do País, senão vejamos: o Governo mete água, o país fica a ver navios e no meio disto há alguns que arranjam um bom poleiro e aproveitam o momento. Também à semelhança da imagem, a aparente beleza da imagem disfarça o "cheiro a esgoto" da democracia em que vivemos.

Mário Crespo



São pérolas os textos de Mário Crespo.

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

duas coisas...

Há duas coisas que não farei:
1.º - Não me Calo!
2.º - Não Minto!

Ajudem-me a correr com esta fraude!

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Pai... perdoa-lhe pois ele não sabe o que diz!!

Citando a Lusa daqui:

"Torre de Moncorvo, Bragança, 17 Fev (Lusa) - O primeiro-ministro considerou hoje que os 7,6 por cento da taxa de desemprego em 2008 são "animadores" no actual momento de crise e dão uma "razão suplementar ao Governo para continuar" a política de "investimento público"."

Faço a minha humilde Oração da Noite:

Pai Nosso que estais no Céu... perdoai-lhe pois ele não sabe o que diz! 
... não nos deixeis cair em ilusões e livrai-nos deste mal nas próximas eleições...
Amen!

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Yes... estamos lixados!!


Segundo noticiou a Comunicação Social nacional, o Presidente dos USA escreveu aos nossos Presidente da República e Primeiro Ministro.


O 24horas e o 7folhas tiveram acesso à carta dirigida ao nosso Primeiro e aqui, em primeira mão, a divulgamos:


“Dear Jousei,


I esperar you're bem.

Eu saber that you're a big primeiro ministro in Portugal.

Everydias eu dar graças to God por ter criado um Ocean entre nós.

I hope que possamos colaborar always, como until aqui, quero dizer, de longe.

Eu saber that tu não és black, but you colocar your país num cenário muito muito black, por isso, I like you "mano".

Next week eu mandar-te um sms.

See you later no messenger, já que now you have um amazing Magalhães always with you.

Sorry pelo meu very bad português. I only fiz o exame de Português Técnico.


Big abraço,


Talvez Barack Obama*”


*A veracidade da presente transcrição é dúbia visto que não sabemos se foi escrita pelo próprio Barack ou se, à semelhança do suposto estudo da OCDE, também esta carta foi apenas escrita por um tipo que escrevia cartas para o Barack.

domingo, 15 de fevereiro de 2009

Personagem Típica!


Desenganem-se todos aqueles que pensam que isto é uma versão gaulesa do "Moleiro da Abelheira".
Estes dois têm sido avistados um pouco por toda a parte e há até quem insista que vão ser candidatos à Junta de Freguesia de Marinhas.
Ora, atendendo a que o PSD Esposende apresentou hoje o seu candidato, Aurélio Neiva, e não vislumbramos qualquer semelhança física ou temperamental com estes dois, esperamos assim pela apresentação dos candidatos dos restantes partidos para sabermos se os boatos se confirmam ou não.

Aqui no 7folhas esperamos em todo o caso que os dois seres retratados não se candidatem posto que ao primeiro só se lhe conhecesse a arte da pedreira e ao segundo a da "falta de ideias"... ora... em boa verdade... Marinhas precisa de uma forte Mudança... não de mais do mesmo.

sábado, 14 de fevereiro de 2009

Um retrato socialista!

Longe vão já os dias do referendo sobre a IVG - questão de saúde pública, de consciência pessoal ou apenas resultado de falhas sociais. A questão foi pensada e debatida em bom jeito socialista, ou seja, primeiro legaliza-se a IVG e depois sim, vamos falar de políticas de apoio à natalidade num país cada vez mais velho. Em meu modesto entender, primeiro podaram-se os ramos e só depois falamos e plantar sementes. Abordou-se a questão no vulgar de "trás para a frente" com a leviandade e trapalhada que vem sendo característica nos radicais de esquerda, apregoadamente eruditos, mas na prática retrógrados e mesquinhos.

Agora, longe dos problemas reais da nação, outrora "valente", o Partido Socialista pretende trazer para o debate o casamento Gay e a eutanásia.

Relativamente à questão da eutanásia tenho muito conscientemente opinião já formada que não revelarei de momento não deixando contudo de referir uma forma de pensamento que ouvi ao Dr. Pedro Passos Coelho aquando das directas do PSD. Quando interrogado sobre a sua convicção sobre eutanásia o Dr. PPC respondeu com a frontalidade que se lhe conhecesse dizendo que ainda não tinha opinião formada mas que em seu entender a questão deveria ser primeiro colocada ao nível dos cuidados paliativos e só depois ao nível da eutanásia.
Ora, permito-me concordar com tal raciocínio. E pergunto-vos: quantos lares e reforços nos cuidados humanos se podiam criar para os nossos idosos e pessoas com qualidade de vida limitada com as verbas afectas ao TGV? Quantos? Vamos permitir que mais uma vez esta cambada aborde a questão do fim para o princípio? Vamos conceder primeiro o direito a um "homicídio a pedido" ou "suicídio assistido" e só depois vamos investir na dignidade dos últimos momentos dos seres humanos? É este o país que queremos? Outrora de brandos costumes e que agora se vê nas mãos dos eruditos pregadores da destruição de valores sociais?

Quanto ao casamento gay é conhecida a minha posição, ou melhor, a minha não posição! Nessa matéria assumo convicção, não posição, não vá o diabo tecê-las e ficarem alguns com ideias.
Sou contra! E que não me venham com tretas e balelas de que não posso ser contra ou de que sou contra por ser católico e mil tretas mais.
Estou contra porque não posso aceitar que situações diferentes tenham designação igual!
O casamento e os seus efeitos estão reservados a uniões hetero-sexuais. (Ponto).
Quem compra um "mercedes" não vai dizer que quer um "mercedes" mas com os extras do "bmw". Coisas diferentes, tratamentos diferentes.
Não sou contra as uniões, o ser humano é livre de ser feliz como bem entender.
Recuso-me é a chegar, quem sabe, um dia desses a um qualquer local e que me perguntem "é casado?", "com homem ou mulher?"...
Já tinham pensado nessa? (riso)
Ah pois é!!! 
Imaginem-se em pleno Serviço de Segurança Social, abarrotado, e a funcionária/o, entre as perguntas da praxe pergunta "é casado?", "com homem ou mulher?"... bem... eu imagino alguns dos meus leitores a ficarem azuis, amarelos, roxos... só com a eventual ideia de que a senhora estivesse a insinuar um ar dúbio...
Isto para dizer, que como hetero-sexual me recuso a que alguém que faz uma escolha diferente tenha a mesma designação. Sejam livres! Mas assumam a diferença! E falando bom português: Vão enganar o .... poisa mim não me enganam, e só consigo compreender tal "finca pé" na terminologia "casamento" com o único e exclusivo propósito de adquirirem por conexão o direito a adoptar.

Mas ainda mais me pronunciarei sobre esta questão, já que ainda ontem tive o desprazer de ouvir numa rádio nacional, alguns opinadores, a fazerem opinião sobre este tema e até sobre religião... é claro que quando se ouve um opinador dizer de forma convicta o célebremente ridículo "eu sou ateu, graças a Deus! Mas sou ateu não praticante".... acho que fica tudo dito da credibilidade dos indivíduos...

ps: Julgo que era pertinente, por salvaguardar o direito à não discriminação em função de orientação sexual, que se legalizasse a poligamia, afinal de contas... cada um lá sabe do que precisa para ser feliz. Eu disponho-me a ser o primeiro subscritor da petição e verão que assim tinha mais votos que o partido socialista :) e reduzia drasticamente o número de divórcios :)

ps2: se a união homossexual avançar e não se chamar casamento... como irá chamar-se? haverá um "art. 1577.º - A+A" no Código Civil? Com a redacção "Cagaymento/Bicholice/rabichice/panilhas" é o contrato celebrado entre dois espécies do gênero neutro que pretendem consituir-se família mediante uma "plena" comunhão de vida???

ps3: se os homos se assumem tão convictos porque é que entre eles há sempre um que assume a posição de "macho" e outro de "fêmea" sejam eles casais masculinos ou femininos?? Não percebo mesmo!!

ps4: Se este post feriu a sua sensibilidade consulte o seu psicólogo.... pode estar na hora de sair do armário! Se feriu muito... não ouse comentar o post - volte para o armário!  

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Questão do dia!



Depois de 365 dias de máscaras e farsas 
qual vai ser o disfarce do nosso Primeiro neste Carnaval?

será um "Mea Culpa"?

Estou confuso!!

O Prof. Marcelo, nos seus minutos semanais, depois de há uns tempos ter feito campanha "imparcial" pela Dra. Ferreira Leite, agora parece querer dar o dito por não dito e assim desamparar a sua escolha. Além disso, atira culpas no cartório para os conselheiros nacionais do PSD... estranho que nunca refira nomes, quando para bom entendedor facilmente se depreende a quem se refere.

Estranho este tipo de atitudes, não? Empurram as pessoas e depois desamparam-as... no mínimo: Lamentável!!
Será que o Professor vai começar a reivindicar outras directas? 
Fica a dúvida!

Eu cá, continuo a acreditar que 2009, ao jeito do Professor, "pode" ser um ano de vitórias!! Porque se "pode fazer", porque "não é proibido", e se não conseguirmos vencer aí sim, vai continuar a "acontecer" muita coisa de má!.
 

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Candidata do CDS-PP é segunda escolha!

Ao que o 7folhas conseguiu apurar nas últimas horas, na célebre Rua Direita, a candidata do CDS-PP é a segunda escolha da concelhia do literalmente Partido.
A primeira escolha dos "populares" do concelho era o "Mágico da Máscara", dado que a forma de estar deste indivíduo se assemelha em larga medida ao "modus operandi" do anterior chefe de fila.
Senão vejamos:
- ambos aparecem uma vez por semana, apenas ao fim de semana;
- ambos chegaram a Esposende na figura de desconhecidos;
- ambos têm como imagem de marca os "braços cruzados";
- ambos sabem uns truques;
- um aparece na tv, outro no youtube;
- ambos actuam envoltos em "show-off";
- ambos nutrem uma paixão por truques com coelhos;

Posto isto...  tenho ou não razão?