terça-feira, 30 de setembro de 2008

Obrigado

O 7folhas, agora com 11 meses de vida, nascido de um pseudo-blog nos domínios .mac orgulha-se hoje de olhar para o seu contador de visitas, activo desde Abril de 2008, e ter registadas 1423 visitas e 2015 páginas vistas!

A todos aqueles que têm passado por cá um enorme Obrigado!

"ninguém é tão sábio que não tenha nada para aprender, nem ninguém é tão estúpido que não tenha nada para ensinar/partilhar"

Obrigado pelas visitas e voltem sempre! O meu espaço é também o vosso!

Gala da Ficção Nacional!

O 7folhas, mais uma vez, assume a promoção do que de bom se faz em Portugal (ou nem tanto)!
Desta feita, felicitamos os vencedores da grande gala da ficção nacional, promovida pela Tvi na passada semana.
Assim, findo o "suspenso", os vencedores são....

Melhor Argumento: "Programa Político do Partido Socialista";
Melhor Intriga: "3 anos de Governação Socialista";
Melhor Música Original: "Na minha cama com o Chaves" versão da Ágata cantada pelo Zé!

Melhor Ficção: o Zé (nome artístico) promete melhores condições de vida a 10 milhões da populaça, diz que vai consegui-lo com uma herança que lhe deixou um tio Engenheiro (Guterres - nome do personagem); 3 anos depois o Zé descobre que o tio Tonecas não deixou um chavo; desesperado tenta arranjar um um "parceiro" amaricado (ou americano, tanto faz); não o conseguindo procura uma "gostosona"; percorre as páginas amarelas e deparando-se com o nome Chaves, delira pensando na Diana ou na Soraia; ofuscado pelo desespero acaba por ligar para um tipo de nome Hugo (que acaba por soar a Hugo Boss), mas que se revela o Chaves, Hugo Chaves. Chaves, oriundo das américas, vê neste seu Zé o parceiro ideal para conseguir nacionalidade portuguesa (após legalização do casamento...) e assim circular livremente pela europa. Os parceiros europeus ponderam agora tirar o Zé de jogo apercebendo-se que este é um enganador. 
No final o Zé fica solteiro e o Chaves pede um "amaricano" reformado em casamento e vão os dois morar pra Cuba!


(ps.: este artigo é mera ficção, nada do aqui relatado é real excepto o abraço entre os intervenientes na foto cuja identidade gostaríamos de desconhecer. Atendendo a que a imagem é por si algo estático não conseguimos perceber o que se terá passado em seguida dada a proximidade dos dois rostos. Em momento algum este artigo deverá ser entendido como ofensivo do bom nome dos intervenientes, ficando as considerações mais depravadas na responsabilidade de cada um dos leitores. mas... aquela mão... ui ui...)

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Questão de Orgulho!

Há muitas coisas que nos dão um certo gozo na vida, há outras que para além do gozo nos dão um certo valor, direi mesmo, dão-nos motivo de orgulho.
Hoje, abri o correio e lá estava o meu diploma da Universidade de Verão 2007 com um Dvd com todo o material de uma semana de trabalho.
E... não há palavras para descrever o nível de trabalho de quem organiza a UV, presidida pelo Dr. Carlos Coelho. Foi com um arrepio que vi as minhas próprias questões colocadas aos oradores transcritas para texto, no relato de cada momento que lá se passou.
Assim, hoje, mais que uma nota e um diploma que me enchem de orgulho, o meu reconhecimento a toda uma equipa que faz de uma centena de jovens portugueses a cada ano pessoas mais preparadas para o futuro político do país.
Dr. Carlos Coelho e toda a equipa que ergue a cada ano a Universidade de Verão: Obrigado!

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

O "Sombra" do Emplastro

Conseguimos!!
Arranjamos um sombra para o famoso "Emplastro".
Após rigorosa delimitação de requisitos a concurso, conseguimos.
O emplastro não saía da frente das câmaras - o nosso Primeiro também não.
O emplastro aparecia sempre a monte sem conteúdo no que dizia - o nosso Primeiro também.
O emplastro chegava a ser ridículo - o nosso Primeiro também.
Correndo o risco de acharem que estes 3 requisitos a concurso são de alguma forma de teor calunioso eu passo a explicar:
- 1.º requisito - basta de "show" Sr. Primeiro, estamos cansados de o ver na tv diariamente em actos de puro "marketing" político.
- 2.º requisito - tanto discurso vazio Sr. Primeiro!! O único a precisar de computador é vossa excelência, talvez para ler as notícias do desemprego em Portugal enquanto vossa excelência distribui computadores pelas escolas. De que serve um computador para um miúdo que chega a casa e não tem onde o pôr à carga? Que vai ao frigorífico e percebe que a "caixa branca" não passa de um armário com ficha pois não há nada lá dentro e também não há dinheiro para pagar a luz, nem a água.... tem noção desse Portugal Sr. Primeiro? Do que passa fome? Sim, nós sabemos que esse não aparece nas suas campanhas... mas... vossa excelência terá noção que cada um dos seus "outdoors" enchia um frigorífico de coisas básicas a muitas famílias portuguesas?
- 3.º requisito - são ridículos os seus sorrisos e as suas ironias. Vossa excelência olha para miúdos sorrindo com um brinquedo novo... alguns de nós... preferem reparar nos olhos tristes de quem não teve culpa de nascer do lado pobre da "rua" e que vive sem um duche quente... sem um duche mesmo... sem comida... dormindo num monte de trapos no chão... e crescem... sem saber o que é um computador... em que talvez o sonho de infância seja "quando for grande quero ter comer".

Estamos em Portugal... não há necessidade de olhar para o "terceiro mundo" e suspirar "coitadinhos". Ninguém precisa do nosso sentimento de pena. 

Precisamos é, todos, de um Governo que governe, não de uma máquina de propaganda política.

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

o último Acto!

Fechou-se hoje o pano de um acto, para ele, o último acto.
Conhecido por uns como o "Ti Álvaro do Mil' Homes" e por outros como o "Ti Álvaro do Mil' Homes, o teatro amador marinhense disse hoje adeus a um homem que marcou esta actividade na nossa freguesia.
Com um sentido de humor inigualável, o "Ti Álvaro" vai deixar saudades. Saudades daquela presença que tornava o palco um espaço só seu, que levava ao desespero os restantes comediantes que com ele contracenavam pelos inúmeros improvisos e "alterações" de guião. O "Ti Álvaro" era assim mesmo, era um exemplo do espírito do teatro amador, daqueles que nunca fizeram da vida o sonho de "ir aos morangos com açúcar", mas que muitas vezes deu o litro pela comédia popular, a piada de quem esquece o guião, a trapalhada que tem piada e acima de tudo - o palco era um lugar comum.
Assim, não esqueceremos uma pessoa ao pé da qual era impossível parar "sem andar arrasto de riso", sim, para quem não conheceu, o "Ti Álvaro" tinha histórias e anedotas para todos os dias, mas daquelas de "atirar pró chão" literalmente.

Como alguém referiu hoje:
"Ti Álvaro, nós vamos continuar pelo palco, mas o seu lugar jamais será ocupado." Será o espaço vazio da lembrança de um grande mestre.

Até Sempre! Feche-se o Pano... Connosco esteve o "Ti Álvaro do Mil'Homes".

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Força João - Campeonato do Mundo

"O ciclista esposendense João Benta parte amanhã para Itália para competir no campeonato do mundo de ciclismo de estrada, integrado na selecção nacional sub-23.

O terreno já é conhecido para João Benta, já lá esteve nos campeonatos da Europa. Em Itália, o atleta está consciente da concorrência que vai encontrar.

João Benta, está confiante na participação, tendo em conta o histórico da equipa que parte moralizada depois da  recente vitória na taça das nações.

João Benta não pára.  No ultimo fim- de- semana,  esteve a disputar a volta à Maia alcançando o sexto lugar da geral.  

O campeonato do mundo de ciclismo de estrada em Itália realiza-se sexta-feira.

Autor: Marcia Silva"


Uma referência apenas para desejar boa sorte ao João e dar ecos de quem o apoia.


Mais uma vez:


FORÇA JOÃO

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Estebes de bolta :)

Quem não se lembra do "Tal Canal" com Herman José?
Pois é... ao que o 7folhas ouviu dizer, o "Estebes", esse grande guru do desporto nacional, quiçá o mentor do José Mourinho, reformou-se! E como se reformou levou à letra aquela célebre expressão de "dedica-te à jardinagem ou à pesca" e... hoje, "Estebes" o guru desportivo é nada mais nada menos que.....

tcharam.....

tcharam.........
ESTEBES - O JARDINEIRO

*ps.: este post é merda ficção, qualquer semelhança com a realidade é pura coincidência, qualquer coinciência é pura semelhança. "Estebes" é jornalista do "Tal Canal", não se lhe conhecem dotes de jardinagem nem detritos decorrentes do exercíco de tal actividade. Como tal, somos levados a concluir que a única poda que "Estebes" realiza é a das unhas quando assim obriga a necessidade. Em caso de persitência de algum sintoma decorrente da leitura deste artigo consulte o seu médico ou farmacêutico.


One Man Show


soneto aos comPinhchaS

Avistou-se por entre o fumo,
penumbra de el rei, na confusão,
desejou-se ver o desaparecido,
mas real... só a desilusão.

Por entre neblina na ribalta
entre passerelle e projector,
apareceu El rei Sócratino,
com suas vestes de actor.

Ouviram-se palmas e bandeirinhas
lá no berço da nação
Sócratino em pose de glória

Com seu ar de charlatão.
Por fim o hino "só eu sei"
que a JS morreu com o casamento Gay! 



Se dúvidas houvesse, ficaram desfeitas. O comício de reentrada do Partido Socialista em Guimarães teve tanto de ridículo como de "One Man Show". O Sr. Engenheiro José Sócrates é diminuído intelectualmente e isso é notório pois, se assim não o fosse, era incapaz de sorrir para as câmaras ao olhar em redor e ver o nível de vida cada vez mais degradante que leva a generalidade dos portugueses. Mas, não haja dúvida que, embora o boneco seja feio ab initio, a assessoria de imagem do nosso primeiro trabalha arduamente, prova disso é o comício do PS ao jeito "eleições americanas", com direito a luzes, passerelle e populismo levado à eloquência.
Resultado? Um espectáculo com tanto de bonito como de deprimente! Muitos de nós pensaram seguramente que iria entrar naquele corredor a Soraia Chaves, a Carla Matadinho, a Merche... (as senhoras pensaram que era o tio Tony Carreira, ou o pequeno Miguelinho nascido "en france")... mas não... para grande pasmo das nossas mentes incrédulas... por entre as luzes... surge Sócratino aka José Sócrates from Portugal!
E como se não bastasse o ridículo da situação, só equiparada àquela apresentação do "Magalhães" ao jeito Steve Jobs, o nosso Sócratino pensa que é de política de fachada que o país vive! 

(Os/as únicas que podem achar piada ao suposto "vender a imagem" são as "bifas"! Cá os "tugas" não chegam a esse cúmulo! Aliás, pensando bem... agora que o Zeze Camarinha se reformou, o nosso primeiro ministro faria sucesso no ALLgarve... é que numa lógica de ideias... o Zézé tirava a roupa e f**** muitas.... o Sócratino mal abre a boca f*** logo 10 milhões... era capaz de fazer sucesso... (e pelo menos f**** os ingleses ao invés de andar a f**** os portugueses).

Enfim... no que ao teor político diz respeito... pergunto-me: como pode alguém apregoar tanta moral com telhados de vidro?

O Sócratino acusa a líder social democrata de estar em silêncio? - Que esteja! Os sociais democratas continuam a poder falar livremente. Será que os socialistas podem dizer o mesmo? Ou afinal há disciplina de voto? E lavagem de "cabeças"?

O Sócratino passa a vida a atirar pedras pelo passado ao PSD.... mas ... será esta governação efectivamente vazia? Será que é de olhar para trás que o país precisa? E a olhar para trás "Guterres" diz-lhe alguma coisa? 

Foram 3 anos de Governação Social Democrata na última década, não 30 como querem vender!

Será que já alguém reparou que o Sócratino aparece todos os dias na tv a vender banha de cobra? Porque será? Marketing político, puro e duro!

E por aqui me basto, hoje... pedindo desculpa ao amigo leitor... mas há coisa que não suporto e hipocrisia é uma delas!

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

it's all about... Respect!

O paraíso e o inferno de mão dada...
Uma questão de respeito... um rasgo de liberdade... um sopro de eternidade!
Partilho:


quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Vai uma boleia?

Carpooling

Olhava eu para a tv, hoje, enquanto jantava e qual não é a minha admiração quando oiço uma notícia sobre "carpooling"!!! Sim "carpooling"!! Fazem ideia do que seja? Pois eu explico: alguma vez combinaram com um amigo ou colega de trabalho ou de faculdade algo tão simples como "vamos poupar, esta semana levo eu o carro, para próxima semana levas tu"? A típica boleia?
Pois é... acabaram com aquilo que era tão conhecido e tão luso "A BOLEIA" e agora chamam-lhe "carpooling"!

Da próxima vez que "cravarem" alguém tenham noção de que deixaram de ser meros conhecidos, ás vezes de circunstância a "cravar" uma boleia a alguém e passaram a ser "carpoolers" a "carpoolarem" alguém :)

"E esta hein?"

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Informação útil

Ao que o 7folhas conseguiu apurar na versão 2009 paga do maps.google.com (a grátis tem imagens com alguns anos de atraso) já irá aparecer a imagem actualizada do complexo de lazer de Pinhote. Ao que constatamos segundo imagem gentilmente cedida, os dois bancos agora existentes são apenas o "lançamento dos primeiros bancos" da futura bancada do mini-relvado a edificar no local. Atendendo ao reduzido espaço, o relvado terá as dimensões aproximadas de uma carpete de sala, daquelas salas pequenas, mas possuirá uma grandiosa bancada afim de proporcionar um conforto singular a quem pretenda assistir ao nascer do sol por cima do monte de S. Lourenço, bem como proporcionará condições de trabalho únicas a quem pretenda fazer inquéritos acerca da quantidade de viaturas que circula diariamente naquela via.
Será ainda construída uma magnífica piscina de água quente ou fria, dependendo das condições atmosféricas, que permitirá criar trutas, sapos e ainda estará apta a darmos uns mergulhos em dias de chuva, já que a água escasseia para este tipo de coisas... a menos que a gente faça primeiro um poço, depois encha o poço com água da rede pública e depois digamos à malta que o nosso poço abastece a piscina e, já agora, rega também a relva sintética (70% nylon, 30% polyester).
Possivelmente este tipo de construção implicará a demolição de duas casas e a criação de um túnel para desvio de trânsito, mas isso será coisa de uns trocos. Se o Sócrates arranja dinheiro para o TGV nós também arranjaremos para isto.

Um grande desafio à engenharia! Um pequeno desenvolvimento em Marinhas!
Isto sim! 

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Zequinha e os bancos

A propósito dos 2 magníficos bancos, fica aqui uma versão desse grande artista de nome Zéquinha, com dois bancos e uma "cena" entre os bancos a fazer lembrar aquela floreira da Rua Direita de Pinhote!

Senhoras e senhores, ao vivo e a cores:

Zéquinha... de Abreu! e os bancos!



If the world could vote?

terça-feira, 9 de setembro de 2008

Se calhar voto PS

Por mais insólita e ridícula que pareça a primeira foto, não deixamos de dar o nosso contributo propondo na segunda imagem uma continuação da empreitada! Se preciso for corte-se a via definitivamente.


Após alguns dias de saída de casa virado a poente, por estes dias resolvi voltar ao meu trajecto habitual de casa-escritório e, qual não é o meu espanto, quando deparo com uma nova obra, diria mesmo um acto de importância fulcral para o desenvolvimento na minha freguesia, que até é cidade!!
Passo a explicar! Cá na minha terra, na minha freguesia, no meu lugar, há hábitos salutares de convívio de variadas formas. Há jogos tradicionais... e é aqui que a questão surge! Alguns desses jogos tradicionais são praticados no meio dos vulgo "caminhos" que mais não são que arruamentos COM CIRCULAÇÃO AUTOMÓVEL! Prática essa que muitas vezes gera incómodos, quer para os automobilistas que se vêm obrigados a parar a meio das ruas sob pena de atropelarem alguém, quer para as pessoas que têm que interromper tantas vezes quantas as necessárias os seus jogos afim de desimpedirem a via a cada carro que passe, perdendo assim o sentido da partida em si.
Ora... até aqui, tirando o incómodo da situação para todos, não vem mal nenhum ao mundo! O mal, o ridículo, o profundamente descabido está em que Alguém, do alto areópago da sua sapiência se lembrou (não de arranjar um local condigno onde os habitantes possam conviver, possam jogar, possam descontrair) de colocar uns bancos típicos de um qualquer mobiliário dito urbano na berma de uma rua, quiçá no intuito de tapar olhos ao "povo" e até dar ideia de se preocupar com aquelas pessoas.
Eu deixo aqui a minha apreciação da situação.
O que essa/essas pessoas fizeram nada mais foi que obstruir uma via, já de si estreita, com dois bancos e uma espécie de vaso.
Será isto conforto? Será isto comodidade? Alguém em seu perfeito juízo se sentará num fim de tarde numa berma de estrada a olhar para quem passa de carro?

Eu teria vergonha!! Teria vergonha se pensasse que colocar dois bancos numa rua no intuito de iludir as pessoas, com uma falsa ideia conforto, era desenvolver a minha terra.
Será que alguma vez essa mente brilhante pensou na criação de um amplo espaço de lazer para o público em geral? Em vez de andar a tentar agradar a "capelinhas"?
Será que pensou que apenas está a incentivar práticas perigosas, colocando em risco a vida das pessoas que praticam essas modalidades no meio da rua por falta de um espaço decente?

Não me parece que este tipo de ideias ocorram a certas pessoas. Há coisas que nem todos atingem... convenhamos que quem dá o pode a mais não é obrigado... nem que seja pouco, muito pouco o que possam dar.

Eu lamento. Lamento acima de tudo porque sei que as gentes da minha terra, por mais humildes que sejam, merecem RESPEITO, merecem dignidade e acima de tudo merecem que aqueles em quem despositam confiança hajam em interesse da comunidade.

Mas isto digo eu... do mais baixo da minha humilde ignorância. 

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Força João - Tour de L'Avenir 2008


Após o honroso 2.º Lugar na Volta a Portugal do Futuro, o marinhense João Benta pedala agora por terras de Astérix e dos Gauleses.
O 7folhas associa-se uma vez mais, agora na Volta a França do Futuro ao serviço das cores nacionais.
Conscientes de que se o homem corresse com uma bola seria digno de capa de jornal mas que, como corre sem bola, passa despercebido, aqui estamos nós a dar "aquele grito".


Força João! Continuamos contigo!

info aqui: Tour de L'Avenir

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

My name is Bunda! Gemes Bunda!


O 7folhas, cuja existência sempre se pautou pelo rigor, pela verdade, pela defesa dos mais desfavorecidos, por causas sociais, por preocupações sociais... entre devaneios e aventuras pessoais... enfim... um pequeno canto na blogosfera que dá formas a um pensamento, mais uma vez marca uma causa.

E é assim que hoje, mais uma vez abraçando aqueles cuja falta de sorte ou de capacidades afasta do sucesso, nos associamos à preparação das autárquicas2009 do Partido Socialista de Esposende.
Segundo noticiado pela Esposende Rádio, o líder socialista ambiciona uns "contadinhos" 707 votos que têm escapado ao seu partido nas últimas eleições.
De tal modo nos preocupamos com a situação que de boa vontade "oferecemos*" o design para as t-shirts de campanha! 

Slogan:
"Camarada 707"

Sua Magestade tinha o "007 - Bond, James Bond"
O PS Esposende terá o  (versão aportuguesada) "707 - Bunda, Gemes Bunda" (sem qualquer ofensa para indivíduos com nome próprio ou profissional de "Bunda" e "Gemes").

O patrocinador que propomos para dar um "ar" mais credível "à coisa" (espécie de equipamento de adepto da primeira liga) é o patrocinador dos outdoors das eleições internas - afinal o investimento em tanto outdoor para perder justificaria agora uma coisa com mais tiragem (tipo 707 t-shirts) mesmo sendo igualmente para perder.

Fica deste modo assinalado mais um contributo social em favor daqueles que mais precisam e aguardamos nova vaga de outdoors, desta feita em parceria com a estrutura nacional do partido onde possamos ler: "+desemprego","+mentira","+insegurança","+do mesmo".

*mediante pagamento prévio

ps.: a entrega de t-shirts deve ser efectuada mediante compromisso de presença no dia das eleições, não devendo ser entregues a pessoas que tenham intenções de ficar doentes na data ou falecerem antes do dia das referidas eleições. Pode ser entregue a "ceguinhos" mesmo que não sejam invisuais pois só esses serão susceptíveis de serem enganados; dispensa-se a entrega a agentes funerários e coveiros pois para enterrar o país já chegam os socialistas que temos.



quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Psicolaranja


Lá se vai um ano desde que, em rescaldo da Universidade de Verão de 2007, o Psicolaranja se tornou espaço recomendado pelo 7folhas.
Hoje, é com particular alegria que verifico na nova "casa" do Psico a referência ao 7folhas.
Aqui ficam os cumprimentos do 7folhas a toda a equipa do Psicolaranja, numa certeza: todos juntos nunca seremos demais para pensar e empreender os esforços necessários por um Portugal melhor.

psicolaranja agora em: http://psicolaranja.blogs.sapo.pt/


Mudam-se os tempos...


de um lado PSP, do outro PSP
de um lado Polícia de Segurança Pública, do outro Polícia de Segurança de Postos


Após alguns dias de agenda "kamikaze" aqui estou eu de volta ao 7folhas.

A actualidade é dramática! Diria mais, "a minha alma está parva"!
Vejam bem que, no meu quarto de século de existência, posso exclamar a viva voz "eu ainda sou do tempo em que..." e não é que esta expressão seja algo de transcendente, é apenas um dito que resume uma ideia de mutabilidade das coisas, de passar dos anos, de crescimento, de amadurecimento e consequentemente de envelhecimento.

E pensará o leitor destas linhas "a que propósito vem isto?" e eu desenrolo o fio da meada.
Vejam bem, eu ainda sou do tempo em que ninguém desejava morar perto de um posto de combustíveis!!! É verdade que não é algo frequente haver um incêndio ou algo do tipo num posto de combustíveis dadas as questões de segurança implícitas à existência dos mesmos... mas... os tempos mudam, e este avançar dos tempos levou-nos a concluir não só que os postos de combustíveis poderiam ser potencialmente perigosos pela natureza dos materiais lá existentes que, em caso de explosão, reduziriam as cinzas qualquer habitação nas imediações, mas também porque hoje a crescente onda de assaltos a estes tipo de estabelecimentos vulgarizou a ideia de "pequeno texas"! 
Assim, os postos de combustíveis tornaram-se perigosos por altamente inflamáveis e também porque altamente atractivos para os amigos do alheio.

Até aqui... tudo aparentemente perigoso mas identificável! Ora... o mirabulante da história surge agora com mais um golpe de in-génio governativo quando após reunião entre Governo e representantes dos revendedores de combustíveis surge a notícia genial de "vamos aumentar o policiamento junto aos postos de abastecimento"!! A minha alma está parva!!

E eu pergunto-me: As gasolineiras trabalham cada vez mais em "self-service", já que os agentes para lá vão não poderiam ajudar a malta e abastecerem uns carritos ao povo?
Ou melhor, atendendo a tal medida... estou em crer que vou arranjar uma pequena tenda e acampar perto do posto de abastecimento já que lá terei policiamento, coisa que em casa, como não há postos de abastecimento perto, não terei! 

Pergunto-me então porque é que atendendo aos números relativos a assaltos a residências o Governo não se lembrou de aumentar o policiamento em zonas residenciais  e se lembra agora de aumentar o policiamento nos postos de combustíveis?

Isto faz lembrar o "Robin dos Bosques"!! Quando as gasolineiras nos assaltaram o bolso com o preço dos combustíveis elevado... ninguém quis saber, agora que o "gandulo" se lembra de ir lá buscar uns "cobres" colocam polícia! 

Não sei se termino com um "Deixa-me rir" para não chorar do Jorge Palma... ou com uma expressão de um grande Senhor da nosssa televisão... Quem não se lembra de Fernando Pessa e eu seu inigualável "E esta hein?"