sábado, 31 de maio de 2008

Voto de Protesto

O Dia D - Directas

"Pedro Passos Coelho admitiu a derrota nas eleições directas para a liderança do PSD e prometeu ser "leal e construtivo" com "a presidente eleita", Manuela Ferreira Leite."

Subscrevo! Uma nova etapa começa!

quinta-feira, 29 de maio de 2008

Assumidamente


Porque a qualidade da Democracia se reflecte na forma salutar com que defendemos aquilo em que acreditamos, hoje, o 7folhas expressa aqui o apoio a um candidato à liderança social democrata. A união constrói-se!, a credibilidade política é um somatório de trabalho (não um juízo valorativo exercido de forma isolada por critérios meramente etários ou de notoriedade)!, a imagem pública não é algo decisivo nem prova credibilidade ou trabalho (o Danoninho é muito conhecido e nem assim eu quero um 1.º Ministro Danoninho)!, o benefício da dúvida é algo que se dá quando há dúvidas - é uma aposta que se pode ganhar ou perder - mas, alguns já nem da dúvida conseguem benificiar... apenas podem provar que são capazes de se superar ( e é isso que esperamos de todos após 1 de Junho)... e mais não digo.

Democratica e conscientemente decidi e assumi, sem estar contra ninguém, apenas por estar mais a favor de um: VOTO PEDRO PASSOS COELHO.


terça-feira, 27 de maio de 2008

muitos cincos ou poucos dez?

Desde miúdo que oiço cá pela boca das minhas gentes um dito "antes muitos cincos que poucos dez", penso que será uma metáfora repudiando a avareza! Ora... nos últimos dias acumulam-se as formas de protesto contra os sucessivos aumentos dos combustíveis, nessa decorrência Pedro Passos Coelho (candidato à liderança do Partido Social Democrata) sugeriu ao Governo da Nação que baixasse o Imposto sobre produtos petrolíferos, de modo a permitir a sobrevivência dos portugueses. Talvez seja uma lógica de "muitos cincos em vez de poucos dez". Não será preciso ser economista para perceber a lógica... o combustível baixa, as pessoas sobrevivem, a economia vive.
Compreendendo ao impacto de uma redução do imposto nos cofres do Estado, não posso deixar de relembrar algo que o meu ilustre Professor de Direito Fiscal me ensinou um dia acerca de "impostos que extinguiam a procura do produto". Ora, aqui não se trata de um imposto que extingue pois a economia continua desesperadamente dependente do petróleo, contudo, reduz a utilização a níveis preocupantes. É uma espécie de "petro-dependência" sem metadona que o valha!

Claro está!! Virão já uma série de pseudo-ecologistas, de ministros até preocupados com as questões ambientais falar de que a redução dos gasto de lazer diminuem a poluição... contudo... eu lembro!!! Se toda a gente se preocupa com o ambiente, e o GPL é de momento o menos poluente de entre os combustíveis derivados de petróleo, porque não "obriga" o Governo a que os postos de abastecimento adiram ao fornecimento de tal combustível??? É que, contas feitas à vida, o português até pode querer aderir ao GPL, mas... os custos de instalação e a gincana mental para passar a viver na angústia de saber onde ficam os postos com GPL nas imediações das suas viagens complicam as coisas...

Lamentável, o nosso Primeiro repudiar as palavras de Passos Coelho e em seguida apregoar que "pediu a Bruxelas uma solução"!!

domingo, 25 de maio de 2008

Sondagens e Democracia!A

A minha alma está parva! Estupefacta! Ou apenas intrigada!!

O motivo?
As sondagens da TVI na véspera de um debate entre os candidatos à liderança do PSD!

"Universo constituído por indivíduos de ambos os sexos, com mais de 18 anos, residentes em Portugal continental.

A amostra é constituída por 603 entrevistas,"... fonte TVI


603 entrevistas?? de indivíduos aleatoriamente??

Os Votantes serão mais de 70.000 Sociais Democratas!!!

Escuso-me a comentar! Todos são dotados de inteligência e capazes de perceber algumas contradições nos resultados! A mim, particularmente intriga-me o facto de o candidato a quem querem enfiar o "fato de liberal" ser precisamente aquele que mais acolhimento tem nos inquiridos ditos de esquerda!! Irónico, não?

Vale tudo para tentar manipular opiniões! 


Estejam atentos! Aprender com os erros é uma virtude! Aprender com os erros dos outros é inteligência!


PS.: Sra. Manuela Moura Guedes, ou o que resta dela depois de tantos retoques de "chaparia e pintura", a sua postura enquanto pivô televisivo (sem ofensa, mas... jornalista a Sra. já não o é há muito! Jornalista implica imparcialidade, entre outras coisas) deixa muito a desejar! Dedique-se à pesca ou à criação de cavalos numa herdade no Alentejo!


terça-feira, 20 de maio de 2008

Convicção!!

"Eu quero lutar de igual para igual com o Partido Socialista"

Pedro Passos Coelho




Subscrevo! 2009 espera-nos! A União faz a Força.

segunda-feira, 19 de maio de 2008

In Memoriam


Não esquecendo a forma como a "diplomacia" chinesa trata o Tibet; não esquecendo a forma como o "Comunismo Capitalista" chinês viola os direitos humanos; não esquecendo a forma como a Comunidade Internacional se resigna cobarde ou hipocritamente perante o poder económico chinês...

Hoje... não esqueço também as pessoas!
Não esqueço os seres humanos que nada têm a ver com o regime, com as opções económicas, com as dinâmicas de mercado...

Não esqueço as pessoas que apenas vivem ou sobrevivem dentro do sistema...

E não esqueço as 71 mil vítimas mortais dos terramotos que assolaram a China! (Estendo o pesar ás vítimas do Ciclone na Birmânia).

Em memória... 

"Night Eternal" - Moonspell!!!!

(foto recolhida em http://ww1.rtp.pt/icmblogs/rtp/manhas-da-3/?k=Moonspell-na-Antena-3.rtp&post=1849) 

Não podia deixar de assinalar: o nono álbum de originais dos portugueses (sim, são portugueses!!) MOONSPELL entra hoje no mercado. Não posso,  de momento, tecer considerações sobre o mesmo atendendo a que ainda não o ouvi na íntegra. Talvez amanhã já o possa fazer (podem ouvir em http://www.myspace.com/moonspell ). Será certamente mais um bom trabalho a levar bem longe o nome de Portugal.

sábado, 17 de maio de 2008

Tá Desculpado Sr. 1.º

"Lei n.º 37/2007

de 14 de Agosto

....

Referendada em 2 de Agosto de 2007.

Pelo Primeiro -Ministro, Luís Filipe Marques Amado,

Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros."


Sempre atento ao quotidiano nacional, o 7folhas, não podia deixar passar o escândalo da semana. Assim, resolvi dar uma olhada na tão conhecida (pelo Sr. Manuel do Café, pelo Ti Antóne das Cebolas, pelo Felismino da Reboleira, pelo Alfredo Caçoila... enfim... por 9 milhões e 999 mil portugueses) Lei n.º 37/2007 - vulgo Lei do Tabaco!!


E qual não foi a minha penitência... afinal o Sr. José Sócrates tinha razão para desconhecer a lei posto que não foi ele que a referendou mas sim o Sr. Luís Amado (grande má fé deste Sr., subscreveu um diploma pelo nosso 1.º  e não lhe contou! Bandido!!Traiçoeiro!!).


E assim sendo, aceito as desculpas do Sr. Zézinho visto que é o único entre 10 milhões de portugueses que tem o direito a ser ignorante e permanecer impune (correndo nós o risco de ele alegar que não estava sob alçada da lei portuguesa!! E fico a aguardar uma visita de Estado à Holanda!! Será que ele vai enrolar uns "paivas"??).


Continuamos assim para o ESCÂNDALO DA SEMANA!!!


Com tanta tinta gasta sobre os "paivas" do nosso Primeiro... alguém sabe o que é que ele foi lá fazer?? É que se foi só tirar fotografias bem que podia ter ficado cá que com tanta consultoria de imagem certamente faziam umas foto-montagens como se ele lá tivesse ido. Ao invés, se ele foi lá fazer algo em prol do país, acordos comerciais ou coisas similares, acho que todos nós portugueses temos o direito de saber o que é que fez afinal.


Se tal não acontecer sou levado a concluir que houve muito fumo mas pouca fogueira.


O que me pesa na alma é a dura constatação de que o povo tem memória curta, muito curta... e dentro de um ano, com uma ilusão de recuperação económica, de conforto social, vai tudo voltar a votar neste ...  ... se me faço entender!! 


quinta-feira, 15 de maio de 2008

PSD - O debate!


É já amanhã que os militantes sociais-democratas de Esposende se reúnem em plenário de Secção.
Num exercício de democracia esclarecida, o plenário contará com a presença das cinco candidaturas à liderança do Partido que assim têm a oportunidade de expressar os seus argumentos diante dos seus concorrentes e dos militantes.

Espera-se um salutar momento de democracia.

segunda-feira, 12 de maio de 2008

Ora do Adeus...



O 7folhas hoje, após alguns dias de silêncio por indisponibilidade de agenda, volta ao activo.
A assinalar: 1 momento de tristeza e 1 momento de mágoa...

Começando pela tristeza: Chegou a hora em que o "Maestro", o eterno "n.º 10" da minha geração! 10 é sinónimo de Rui Costa! Rui Costa é sinónimo de fair-play, de exemplo, de dignidade, de integridade! Hoje, queria escrever mesmo muito sobre este homem, porque é verdadeiramente um exemplo para todos aqueles miúdos que jogam nos escalões jovens das nossas equipas. Os desportistas, sobretudo os que pela sua qualidade atingem um plano elevado de impacto mediático, devem ter a perfeita noção do quanto o seu modo de estar influencia toda um legião de "pequenos fãs". 

Hoje, Obrigado Rui por esse exemplo! Voltarei a escrever. 


A mágoa...

O adeus a Bruno Neves após uma fatídica queda. Aqui fica a solidariedade e estima na hora da despedida a mais um "homem das duas rodas"... Porque por vezes não medimos a dimensão de certos riscos e velocidade, e... outras vezes... das quedas mais despropositadas ficam sequelas...

Até Sempre! Descansa em Paz!

sábado, 3 de maio de 2008

4 de Maio - Dia da Mãe

Hoje o tema do post tem tanto de simples como de imenso. A simplicidade com que falamos do dia da mãe contrapõe-se à imensidão daquilo que nos vai na alma quando tentamos colocar nas palavras um pouco da emoção que nos transborda num brilho de olhar...

Mas... hoje... eu descobri, talvez, como prestar uma homenagem a todas as nossas mães.

No passado dia 1 visitei o Santuário de Fátima. Por entre a multidão de fiéis, de penitentes, de devotos... uns rezando de pé, outros de joelhos, outros arrastando-se... houve um simples par que me chamou a atenção. Uma senhora de meia-idade com uma criança aos ombros fazendo a sua romaria, só Deus saberá o motivo. E, num primeiro momento, cruzei-me com aquele par devoto e segui também eu o meu caminho que parou um pouco mais adiante, junto à capelinha das Aparições e onde fui alcançado por essa senhora de joelhos, já com a criança ao colo.

Não fossem os óculos de sol e muita gente me teria julgado parvo pela forma como os meus olhos perceberam o que poderia ser o verdadeiro sentido para um dia da mãe.

Aquela senhora, de criança ao colo, chorava um rio de lágrimas diante da imagem de N.ª Sr.ª de Fátima, ao terminar a sua promessa. E a criança, com não mais de 2 anos, permanecia impávida, sem perceber o porquê daquelas lágrimas que a carregavam ora nos ombros, ora ao colo.

Por escassos momentos senti-me tanto como aquela criança, senti o estranho de quantas vezes como filho não perceber o porquê das alegrias, das tristezas, das preocupações, dos conselhos, dos gestos... por parte da minha mãe. Foi estranho, foi sentido...

Por isso, com a convicção que todos nós enquanto apenas filhos, nem sempre percebemos as preocupações dos nossos pais, tinha que escrever aqui algo como homenagem ás nossas mães, ás mães que permanecem a nosso lado, ás que permanecem dentro de nós, homenageando as que ainda estão entre nós e as que já partiram.

Pela minha e pelas vossas, Um feliz dia da Mãe a todas!

sexta-feira, 2 de maio de 2008

"Yes we can!"

Simplesmente fantástica! O número de 5,115,028 visitas a um destes vídeos no youtube - só a um!!! - é significativo! Uma operação de marketing político simplesmente arrasadora! Seria um sinal de mudança dos U.S.A. ao mundo?