quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Outdoors Humorados!!

Esta minha terra natal é decididamente um espectáculo!! Não é que agora o líder da Secção Socialista anda a espalhar outdoors pelo concelho?? O país está em crise... pois pois... mas só para alguns!! O que eu estranho é os slogans... Deus me valha!! O homem será de Esposende? Sente os problemas das gentes de cá?? Fico sem perceber muito bem o objectivo... Senão vejamos: o boneco com um ar... que me escuso a comentar... ora aparece branco, ora vermelho e destacado!! Ora, Sr. Presidente da oposição... Decida-se por favor!! Os camaradas pretendem saber em que é que ficam! Assim não sabem se votam no branco ou no vermelho! Se votam no que aparece feito "iluminado" a vermelho à frente dos outros... ou se votam no branco que quer ir de férias... Caricato é o facto de o boneco vermelho aparecer á frente de outros brancos... os brancos que aparecem noutros outdoors... isto dá uma tremenda confusão... chego a pensar que o que significam é que o interveniente apenas está a afirmar um projecto de superação pessoal.. já que se aprensenta à frente de si próprio... Regra geral... isto é PS ... não são quentes nem frios... não são vermelhos nem brancos... são o que der mais jeito!!

Aqui ficam alguns exemplos... com um pequeno retoque pessoal :)





O que é o PS puro??? Alguém sabe?? O Nostradamus tentou adivinhar mas sem sucesso!!
Mais à frente??? Pois sim... continuo a preferir os que caminham a meu lado!!
Mais turismo?? Ora nem mais!! Embora sempre desse mais jeito "Mais emprego"...
Mais projectos?? Precisamente... fazem projectos... as obras ficam com os outros!


Facto Curioso é o design do boneco, senão vejamos:
Sem olhos - logo - não vê!!! Não é novidade à esquerda!
Sem orelhas/ouvidos - logo - não ouve!! Também não é novidade!!
Sem boca - logo - não fala!! A única coisa boa, não faz promessas para não cumprir!!
Não tem nariz - logo - toda a gente saberá que ele é cego pois não tem onde pendurar os óculos escuros para disfarçar!!!
Sem roupa... não dá para perceber se o boneco está vestido ou nú... aguardam-se opiniões informadas.


À Consideração da Blogosfera: VAMOS ARRANJAR UM NOME PARA O "NENUCO"!!! DEIXEM SUGESTÕES!!


(PS.: que ninguém se ofenda:) não é esse o intuito)
(PS2.: eventuais nomes para atribuir ao "Nenuco" só serão aceites se não comportarem teor ofensivo ou de baixo nível)

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Ás vezes a vida... dá que pensar...

Já há uns anos havia recebido este texto via e-mail. Hoje recebi vi hi5... e sinto necessidade de partilhar contigo um dos textos mais belos que recebi na vida via mail. Aqui fica:

"Entrei apressado e com muita fome no restaurante. Escolhi uma mesa
bem
afastada do movimento, porque queria aproveitar os poucos minutos
que
dispunha naquele dia, para comer e acertar alguns bugs de
programação num
sistema que estava a desenvolver, além de planear a minha viagem
de férias,
coisa que há tempos que não sei o que são.



Pedi um filete de salmão com alcaparras em manteiga, uma salada e um sumo de laranja, afinal de contas fome é fome, mas regime é regime não é?

Abri o meu portátil e apanhei um susto com aquela voz baixinha atrás de mim:

- Senhor, não tem umas moedinhas?
- Não tenho, menino.
- Só uma moedinha para comprar um pão.
- Está bem, eu compro um.

Para variar, a minha caixa de entrada está cheia de e-mail.
Fico distraído a ver poesias, as formatações lindas, rindo com as piadas malucas.

Ah! Essa música leva-me até Londres e às boas lembranças de tempos áureos.

- Senhor, peça para colocar margarina e queijo.

Percebo nessa altura que o menino tinha ficado ali.

- Ok. Vou pedir, mas depois deixas-me trabalhar, estou muito ocupado, está bem?

Chega a minha refeição e com ela o meu mal-estar. Faço o pedido do menino, e o empregado pergunta-me se quero que mande o menino ir embora.

O peso na consciência, impedem-me de o dizer.

Digo que está tudo bem. Deixe-o ficar. Que traga o pão e, mais uma refeição decente para ele.

Então sentou-se à minha frente e perguntou:

- Senhor o que está fazer?
- Estou a ler uns e-mail.
- O que são e-mail?
- São mensagens electrónicas mandadas por pessoas via Internet (sabia que ele não ia entender nada, mas, a título de livrar-me de questionários desses):
- É como se fosse uma carta, só que via Internet.
- Senhor você tem Internet?
- Tenho sim, essencial no mundo de hoje.
- O que é Internet ?
- É um local no computador, onde podemos ver e ouvir muitas coisas, notícias, músicas, conhecer pessoas, ler, escrever, sonhar, trabalhar, aprender. Tem de tudo no mundo virtual.
- E o que é virtual?

Resolvo dar uma explicação simplificada, sabendo com certeza que ele pouco vai entender e deixar-me-ia almoçar, sem culpas.

- Virtual é um local que imaginamos, algo que não podemos tocar, apanhar, pegar... é lá que criamos um monte de coisas que gostaríamos de fazer. Criamos as nossas fantasias, transformamos o mundo em quase como queríamos que fosse.
- Que bom isso. Gostei!
- Menino, entendeste o significado da palavra virtual?
- Sim, também vivo neste mundo virtual.
- Tens computador?! - Exclamo eu!!!
- Não, mas o meu mundo também é vivido dessa maneira...Virtual. A minha mãe fica todo dia fora, chega muito tarde, quase não a vejo, enquanto eu fico a cuidar do meu irmão pequeno que vive a chorar de fome e eu dou-lhe água para ele pensar que é sopa, a minha irmã mais velha sai todo dia também, diz que vai vender o corpo, mas não entendo, porque ela volta sempre com o corpo, o meu pai está na cadeia há muito tempo, mas imagino sempre a nossa família toda junta em casa, muita comida, muitos brinquedos de natal e eu a estudar na escola para vir a ser um médico um dia.
Isto é virtual não é senhor???

Fechei o portátil, mas não fui a tempo de impedir que as lágrimas caíssem sobre o teclado. Esperei que o menino acabasse de literalmente 'devorar' o prato dele, paguei, e dei-lhe o troco, que me retribuiu com um dos mais belos e sinceros sorrisos que já recebi na vida e com um

'Brigado senhor, você é muito simpático!'.

Ali, naquele instante, tive a maior prova do virtualismo insensato em que vivemos todos os dias, enquanto a realidade cruel nos rodeia de verdade e fazemos de conta que não percebemos!"

Posto este texto... não há palavras para dizer muito mais...


(Apenas deixo aqui um voto de boa sorte para uma grande amiga!! "E" - "what we do in life, echoes in eternity"... sei que é demais pedir que as baterias estejam lá em cima nestes dias, sei que nem sequer vais poder ler estas linhas... mas cá fica o meu voto de coragem... porque ainda tens muito a escrever no livro da vida!! Sem palavras para mais... a torcer por ti, a rezar também... e nunca te esqueças "eu vou estar na próxima meta volante" para te ver festejar mais uma vitória!!Bj)

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Orgulho Nacional


Esta imagem não pode deixar de ser um orgulho nacional - 3.º prémio no World Press Photo, ph. Miguel Barreira, r. Jaime Jesus. Os interveniente são nossos, as ondas são nossas, o orgulho é nosso!!!

E a magia... será que o resto do mundo percebe o porquê de há 500 anos termos desafiado o mar??? Será que percebem porque respeitamos o mar??? Será que percebem a sensação de prazer, de volta ao ventre materno, quando estamos dentro de água??? Será que percebem esta realção de amor, respeito, medo e prazer??? Não creio....

Eu cá só digo uma coisa: quem me dera ter hipótese de entrar num "vagalho" como este da foto!!! A subida aos céus é tão certa como a descida aos infernos... mas... há coisas na vida que não se explicam... desejam-se e pronto.. independentemente de todos os juízos e perspectivas da loucura... há coisas mágicas... estas ondas são a prova disso!!

Que Neptuno nos proteja sempre!!!

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

"Não perguntes o que o teu país pode fazer por ti, mas o que podes fazer pelo teu país" JFK

Isto é o que muito de nós, jovens fazemos pelo nosso país!!! Queimamos pestanas, suamos, lutamos, apostamos.. damos o o exemplo!!!

Temos um país mais qualificado à custa do suor de uma geração de pais que pagam impostos, que sustentam famílias, que vivem e que pagam a peso de ouro a educação dos filhos para que o país fique mais qualificado! Conclui-se que o Estado nem na qualificação dos seus cidadãos aposta!! Mas... se somos nós próprios a investir na qualificação do país... se é isso que fazemos pelo país...

A pergunta torna-se pertinente:

O QUE FAZ O ESTADO POR NÓS???

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Lopes, Santana Lopes... Ao serviço..do líder do Partido!


Este homem pode ter todos os defeitos do mundo... pode ter sido presidente do Sporting C.P., pode ter estado casado com a Cinha Jardim, pode ter fama de boémio, pode ter sido cruxificado de forma mais ou menos justa por uns míseros meses em que esteve no Governo, pode ter andado por aí... podem dizer tudo dele! Eu cá tenho uma certeza – Pedro Santana Lopes Incomoda!!! Sucedem-se as tentativas de ridicularizar e menosprezar uma pessoa que terá certamente alguns talentos, não terá sido pelos lindos olhos que ganhou Lisboa (ou foi? Ah... pois... já está esquecido!!)... Mas se o homem é tão mau porque se sentem outros tão incomodados com a presença dele? Por não estarem à altura? Ou por não gostarem de seres inferiores??
Quem anda afinal a fazer favores ao Governo?? Quem anda a enganar os portugueses???
Não será de estranhar que numa semana em que Pedro Santana Lopes inicia as suas “presidências abertas” surjam logo notícias a questionar a integridade moral do mesmo por questões ligadas aos seus tempos de Governo e após a saída relacionadas com a sua vida profissional!! Se o homem é tão mau porque é que incomoda tanta gente??? Santana Lopes é um imoral... coitado... E Fernando Gomes, Pina Moura... e outros... são o quê? Bons Samaritanos!! Pois é...pois é...
Já dizia a frase aquando da agressão do Sá Pinto a um seleccionador nacional.. “Sá Pinto, tiveste mais coragem que os fariseus do poder”!! Por estas e por outras “Chega-lhes Santana”!!

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Em memória...

Já lá vão os dias em que os nossos sentimentos de eventual repulsa ou discriminação perante pessoas com orientações sexuais "diferentes" do senso comum foram postos à prova! Hoje o dia fica marcado pelo julgamento dos jovens que mataram ou propiciaram condições para que a morte de "Gisberta" acotecesse! Os nossos preconceitos, a nossa forma de julgar tudo e todos que se apresenta diferente de nós... dá nisto! Gisberta morreu vítima de agressões de um grupo de jovens que personificavam toda uma sociedade, uma sociedade que abandona os sem abrigo no "guetto", que enterra os toxicodependentes num canto e cujos funtamentalismos quase "talibãs" fazem com que afastemos pessoas só por serem diferentes. Não sei o que defendo quanto a determinadas questões fracturantes, ou antes, sei mas não o escreverei neste comment pois desvirtuaria o que pretendo que seja a questão central, o que sei é que não vou aplaudir uma sociedade onde o preconceito provoca mortes! A vida é um dom e um valor, o valor mais precioso à face da terra!

Não podia deixar de assinalar este tema com uma música que é um hino à integração! Por muito grandes que sejam os teus preconceitos, se depois de ouvires esta música e reflectires sobre a letra, permaneceres imutável nas tuas convicções... por favor... mata-te, o mundo não precisa de gente como tu.

Esta música é simplesmente fantástica, pela forma como faz uma abordagem poética sem ser lamechas de um tema tabu! Parabéns ao Sr. Pedro Abrunhosa, mais uma boa letra, mais uma música para ficar na história... só não ficará se o preconceito impedir alguns de cantarolar a letra com medo de ficarem feridos na sua masculinidade ou preconceito.

hoje, in memoriam... de Gisberta

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

33 Anos a Puxar por Portugal

Ora, hoje, quando navegava pelo youtube para ver uma das entrevistas do Presidente da JSD Nacional, Pedro Rodrigues, dei com este video da Campanha de Verão da JSD subordinada ao "Porta 65" - O Programa do governo socialista que insiste em fechar a porta aos jovens que procuram uma casa!! Campanha esta que de forma animada percorreu a marginal da nossa cidade - Esposende! O que eu desconhecia era existência deste video que documenta essa passagem por cá! Não posso deixar de ficar feliz com isso! JSD Sempre!! Em Esposende - Imparável!!