sexta-feira, 22 de junho de 2012

Partilha Obrigatória!

Não resisti a partihar esta imagem!


E é inquietante o sentimento que me invade ao olhar para ela. Estamos tantas vezes entretidos a olhar o mundo pelos nossos olhos que nos esquecemos que ao nosso lá há pessoas com necessidades tão normais como as nossas e que passam apenas por um pouco de engenho e compreensão.
Para aqueles que tal como eu nunca se tinham lembrado que as pessoas com mobilidade condicionada a cadeira de rodas também gostam dessa sensação que tem tanto de infantil como "mágica", aqui deixo esta partilha. Porque apesar da simplicidade de um baloiço a alegria que dá é sempre digna de repetição.

Moonspell @ Fafe

Como não poderia deixar de ser: Moonspell em raio de alcance razoável, é sempre concerto a não perder! E é comprovado que não enjoo! Gostava muito de ter ido ao Campo Pequeno mas ida a Lisboa e bilhete... são despesas a mais para um concerto.

Assim, porque Fafe é já ali, hoje é dia de romaria!
Vamos a Fafe!

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Lamento!

Lamento ter que dizer isto e lamento ter que dizê-lo da forma mais comedida possível, porque o facto de me ter afastado da política activa me limita o uso da "força de expressão" concedida aos titulares de funções político-partidárias!

Lamento acima de tudo ter que dizer que, depois de aqui ter partilhado um "bem-haja" a quem tem apoiado a realização do Torneio Internacional de Futebol Infantil do Futebol Clube Marinhas, sinto que fui um "mãos largas" e afinal de contas fi-lo de forma imerecida para alguns, pois parece que nem todos os supostos apoios são apoiantes.

Lamento ainda, num lamento em jeito de repúdio, que se façam exercícios de memória sobre os custos do Estádio Municipal que o FCM usa sabendo de antemão que esse estádio que tantas tricas alimentou entre a CME e a JF Marinhas, sobretudo à custa do "falecido" campo de S. Miguel, seja ainda hoje um estádio por acabar e o "falecido" se encontre à espera de lápide. Afinal há mudanças que são para continuar tudo na mesma.

Lamento... mas vou lamentar-me só entre o Neiva e o Cávado, porque se fizer exercícios de memória para além das pontes... talvez não consiga conter as palavras (deve ser a costela da terra que me viu nascer a querer falar também).

Há alturas em que para alguns, melhor seria deixarem "o passado no passado" pois os exercícios de memória selectiva podem dar resultados estranhos.

E mais não digo! Se não perceberem eu faço um desenho! Mas para facilitar a vida a toda a gente existe o google! E o google é fabuloso a reavivar memórias! Tem até a "diabólica" vantagem de guardar em "cache" coisas que as pessoas às vezes apagam da rede. É assim uma espécie de "bigbrother" que tudo vê e tudo sabe.

E note-se: este post não foi escrito ao abrigo do "acordo ortográfico". Foi sim escrito por alguém que não é amante de futebol, por alguém que acha que o futebol é sobrevalorizado e não traz em resultados 10% do investimento, por alguém que até defende a "fusão de freguesias" e como tal não pode ser acusado de bairrista, mas também por alguém que sabe o que é suar por pura carolice. E não há suor que mereça mais apoio que o desses que trabalham por "amor à camisola", dessa gente que "faz as coisas acontecerem. É por esses e por mais ninguém o meu lamento.

segunda-feira, 4 de junho de 2012

16JUN12

Estão abertas as inscrições para o passeio de BTT e Caminhada organizados pela Comissão de Festas de N.ª Sr.ª das Neves em RM (Rio-de-Moinhos).

Um evento de carácter não competitivo, promovendo o convívio e a práctica desportiva.

Note-se que este evento é o 1.º a contar com a "marca" Gin Team!

Não faltes!


Nova leitura

Um dos blogs que fazia parte da lista de leitura aqui desta "casa" e que recentemente tinha sido encerrado, está felizmente de volta ainda que limpo de todos os posts anteriores.

Assim sendo, será reposta a ligação na barra lateral.

Não posso ainda deixar de dar nota desta notícia que, não sendo eu um amante da bola, não pode deixar de alegrar-me ao ler. Há frutos do trabalho no desporto concelhio por isso, dê por onde der, é preciso apoiar esta gente, ainda que para tal se deixe a marginal sem passadiços suspensos e outras coisas lindas. Bonito bonito é criar  uma terra agradável e dinâmica para quem cá vive 365 dias por ano, não para quem cá vem nos dias de sol sem nortada.

E concluindo: que todos os que estiveram na Festa do Futebol Distrital estejam também na próxima semana no evento festivo que será mais uma vez o Torneio de Futebol Infantil do FCM.

sexta-feira, 1 de junho de 2012

XXV "TIFI"

Está a chegar mais uma edição do Torneio Internacional de Futebol Infantil do Futebol Clube Marinhas.

Ao ver o cartaz do torneio deste ano não posso deixar de notar com alguma tristeza que apesar de 25 anos de dedicação num dos melhores torneios do gênero, o Futebol Clube Marinhas continua sem conseguir despertar o apoio das "grandes marcas" portuguesas. É pena! Já era merecido um apoio que permitisse ir mais além. Certamente não será por falta de projecção do evento nem de falta de trabalho de quem por lá anda, pois ano após ano se vê as horas que dedicam ao torneio.

À falta do apoio dos "grandes" patrocínios, resta contar com os "pequenos" apoios: a população marinhense, a Junta de Freguesia e a Câmara Municipal. 

Não falhando estes, será sempre certo que pelo menos com a "prata da casa" se faz a festa com a mesma qualidade e dignidade de sempre.

Bem vistas as coisas, este torneio é bem capaz de trazer mais retorno a Esposende do que muitos concertos de verão, basta ver que um concerto de verão traz alguma gente e de entre essa só uma pequena parte consome um café ou um fino enquanto anda por Esposende, ao passo que  os atletas e familiares que participam neste torneio almoçam, lancham e alguns até dormem por cá. É só fazer contas e facilmente se concluirá que é uma aposta inteligente a da Junta e da Câmara em apoiarem esta gente.

Para todos os intervenientes o meu sincero voto de Boa Sorte! 
Para quem os apoia um Bem-Haja! Vamos lá fazer do XXV a rampa de lançamento para o XXVI.

"O ANAFRA"!

O título de hoje, ao que me foi dito por um amigo num comentário na rede, é oriundo de umas expressão imputada a Lula da Silva, algo como "anda por aí muito Anafra"! Não podia ser mais feliz e adequada a expressão nos dias de hoje.

Tentei não dizer muito mais neste espaço sobre a tão badalada "reforma do poder local"mas tenho ouvido tanta "violência verbal" que não consigo mais passar ao lado. Relvas, outrora conhecido por Mouzinho da Silveira, é a personificação "daquele de quem não se pode dizer o nome" e o alvo da ira de uma grande parte dos "Anafras"!

Agora uma coisa é certa, se a minha "santa ignorância" mereceria alguma desculpa porque nunca fui um amante de história e preocupei-me sempre em safar-me nos testes e no dia seguinte "passava à história", a verdade é que, uma das coisas que as aulas de história me ensinaram foi precisamente a investigar. Hoje, na minha "pequenez científica", sinto-me capaz de pegar nos livros e procurar a origem das coisas, e com isto fico chocado quando vejo tanto historiador de café a abrir a boca sobre o berço da nação e o nascimento do poder local.

Não é preciso ser "guru da história", não é preciso ter estado lá! Basta apenas saber ler. Com mais ou menos dificuldade, há um sem número de documentos por aí em livre acesso que desmentem esses argumentos eloquentes de alguns "anafras" sobre o berço das suas terrinhas. É que essas terrinhas até podem existir há 500 ou 600 anos, o que não existem na esmagadora maioria é com as delimitações territoriais que hoje têm nem com os órgãos cuja existência para ser "conditio sine qua non" da existência das mesmas.

Mais grave ainda é o facto de a eloquência de alguns ignorar grosseiramente que as "Juntas" (órgão de gestão) nasceram como Juntas de Paróquia em 1830, e não como alguns nos querem fazer crer, desde 1143!

Neste considerando, a igreja que tantos acusam de conservadora já vai "muitos anos à frente", pois por escassez de sacerdotes atribui-lhes mais que uma paróquia a cada um. 

Como políticos e politiqueiros são coisa em abundância... se calhar em vez de unirmos, dividimos ainda mais, criando as "Junta de Capelinha" já que em muitas freguesias cada lugar tem a sua. Seriam assim uma espécie de Comissão de Festas, mas com o objectivo de gerirem os interesses daquele determinado lugar! Afinal já só falta mesmo esse "órgão intermédio" pois para a unidade territorial mais pequena de todas já temos a "assembleia de condomínio"!

Posto isto, creio ser tempo de partir para a luta: Vamos defender as freguesias... dos autarcas!

Porque acredito que haverá gente séria e competente, capaz com um só órgão de gestão, passar atestados e gerir serviços em mais que uma freguesia ao mesmo tempo. Áqueles que não se seouberem  capazes, ou a quem a reforma possa tirar o palco que lhes massaja o ego (e digo isto porque sei que pelos euros não será de certeza), deixo uma expressão do "Joãozinho" nas palavras do comediante Fernando Rocha: "Num sabe? Arruma pó lado"!

ps: Tentarei a muito custo ser comedido na linguagem. Por algum excesso momentâneo não pedirei desculpa e isso é ponto assente, depois de nos últimos dias ter ouvido insultos e insinuações muito baixas só pelo facto de pensar diferente. Assim sendo, tentando a todo o custo não responder na mesma moeda, se pontualmente tal não conseguir... "temos pena"! Ninguém é perfeito, pese embora eu tente ser um bocadinho melhor a cada dia que passa.

ps2: já vi gente descer a pontos que pensei impossíveis para tentar calar este espaço. Mas como aqui escrevo pelo mero exercício da liberdade de opinião, estou perfeitamente convicto dos limites da linguagem, por isso, podem discordar que eu respeito, exijo é respeito pela minha discordância ou concordância também. Tentar calar-me... 1.º é prova de fraqueza de alguns; 2.º massaja-me o ego; 3.º motiva-me.