segunda-feira, 30 de abril de 2012

Moonspell - Alpha Noir e White Omega

É garantidamente o melhor álbum de sempre dos Moonspell! Aqui partilho o preview dos dois cds.

Parece haver novidades!

Estou um tanto ou quanto curioso!


Extreme - dia 2!

Depois do monumental empeno do dia 1, o dia 2, apesar das dificuldades igualmente dignas de respeito, acabou por ser mais ciclável. As "paredes" faziam-se lentamente mas na sua esmagadora maioria em cima das bikes. As descidas era técnicas e capazes de deixar muito mal tratados os ossos das costas (desvantagem clara para os que como eu e o meu companheiro de viagem fizemos a prova em bikes com apenas suspensão fronta). E depois de me ter alongado no relato do 1.º dia, não o farei no do 2.º! Foi bom! As paisagens por onde passei valeram todo o esforço. O lazer proporcionado ainda que à custa de muito empeno físico fez com que esta seja uma aventura a repetir, assim o treino o permita em futuras edições. O relato fiel deste segundo dia está aqui

De resto, fica um bem-haja aos voluntários que planearam no terreno o trajecto (porque se custou fazer aquilo uma vez, imagino o que não tenhao custado fazer 2 ou 3)! Os sinceros parabéns a toda a malta da organização, de um modo especial aos que nos acompanharam no terreno com simpatia e reforço alimentar. As condições proporcionadas foram as mais dignas possível para este tipo de eventos onde ninguém está à espera de dormir em hotel. A alimentação foi qb e de boa qualidade. 

Em suma: tirando o pequeno pormenor do atraso no briefing que me deixou algo impaciente, o resto do evento foi fabuloso. Não tenho um único reparo mais a fazer. Senti-me apoiado no terreno, notou-se a preocupação da organização em saber onde andavam os participantes no percurso com a "lista de verificação" em cada posto de controlo, quem teve azares foi acompanhado, o conforto do pavilhão para dormidas foi o aceitável para umas horas de sono bem dormidas (o meu espírito peregrino dorme bem em qualquer canto) e a chegada a Esposende foi em ambiente de festa. Sorte ou não, até o S. Pedro ajudou a que o tempo que se fez sentir no sábado tivesse melhorado para domingo.

No final, e ainda que de pouco interesse pois a partir de Ponte de Lima o objectivo principal passou a ser "chegar ao fim" e não "chegar num lugar porreiro", tenho que aceitar que em 106 atletas que partiram e apenas 67 chegaram ao final com passagem por todos os postos de controlo, classificar-me num 40.º lugar foi um bom lugar. 

Para o ano há mais! Até lá venha o bikecamp e os 5 cumes!

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Extreme: o balanço!

Para os meus amigos e outros tantos conhecidos, não é novidade nenhuma dizer aqui que o 10.º Encontro Luso-Galaico de BTT tinha este ano um elemento motivacional muito forte: o Extreme.

Se há um ano atrás (feito no passado dia 22) eu chegava a Santiago de Compostela depois de ter peregrinado os 850kms do Caminho Francês de Santiago em Btt, facto que me impediu de participar no 9.º Luso-Galaico, este ano eu andava a ponderar uma ida ao Douro Bike Race quando foi lançado o Luso-Galaico 2012! Os olhos fugiram-me logo para o desafio Extreme! A prova Extreme não era novidade, a novidade era serem dois dias pesados de Btt, capazes de substituir a ida ao DBR, quando a inscrição custava quase 10%. A opção fechou-se logo ali! "Vou ao Extreme"! E a prova da rápida decisão é o n.º do frontal.

Desse dia em diante passaram a constar da agenda os treinos para a prova cujos quase 5000 mt D+ e 200kms impunham respeito.
Intercalados com os treinos de Taekwondo lá fui fazendo o melhor que sabia e podia para preparar esta empreitada e comprovou-se que se há coisa que não sofro é de preguiça pois tornaram-se "sagrados" os treinos de bike às terças, quintas, sábados e domingos.

E passada a ansiedade de um evento que tardava em chegar, lá chegou o Extreme! Depois de conversar com alguns dos "camaradas" destas aventuras chegou a altura de decidir a hora de saída para a aventura, uma vez que era possibilitado aos atletas escolher hora de saída entre as 6h30 e as 8h do dia 21.04.12. Eu optei pelas 8h, o que parecendo sinal de preguiça não o é de todo, já que eram 6h50 quando me levantei, para ter tempo de fazer o meu pequeno almoço à medida do evento, de me equipar e de me deslocar de casa para a partida. Na partida encontrei o já conhecido Prof. João Correia, que acabou por ser o meu companheiro de toda a aventura e cujos relatos aqui são um enorme complemento do que aqui eu possa dizer. 

A véspera da partida teve um briefing que serviu para actualizar contactos de emergência e entrega de sacos que a organização se encarregou de levar para o local de paragem do dia 1 (Caminha)! Para mim, este foi um aspecto negativo: à medida que os participantes íam chegando ía-se atrasando o início da suposta reunião. A ansiedade já de si nos torna impacientes e a falta de pontualidade com que a reunião começou, e não durou mais de 15 minutos... foi o momento ingrato do dia. 1 hora de espera é muito tempo. Haja pontualidade.

Ultrapassado o detalhe.
A partida fez-se debaixo de chuva e depois de uns primeiros metros a perceber se o GPS estava OK, lá engatamos o nosso ritmo para um dia que prometia ser desconfortável e duro.

Com base na descrição apresentada no site do evento eu tinha já uma noção do que nos esperava até Ponte de Lima. A Padela é garantidamente o monte em que me sinto "a jogar em casa", é o local onde inclinação e extensão se integram na perfeição com a minha cadência de pedalar, daí que a entrada na Padela tenha sido a parte mais fácil do dia.
Seguia-se a serra da Nora cujo percurso eu já conhecia à excepção da "parede em calçada" que nos fizeram subir até ao Penedo da Janelinha. O piso escorregadio e a lama começaram a deixar moças, agravadas pelo calor do impermeável e da chuva que teimava em não ir de vez, tudo temperadinho com um ar frio que impedia o abrir muito os casacos. A descida da Nora fez-se ainda com a animação do meu companheiro de viagem que me prendou com um número de circo fabuloso numa descida de lama (sem queda), num local onde também eu tinha andado a fazer umas acrobacias. 

Nora ultrapassada e lanche na barriguinha depois de uma curta paragem que serviu para tirar também a lama dos olhos, isto porque zonas houve em que as lentes dos óculos embaciavam e só sem eles se conseguia andar, lá seguimos para Ponte de Lima. Não sem antes nos perdermos 3 ou 4 vezes por culpa do GPS que para além de não falar ainda tinha tempo de gaguejar... isto como quem diz... às vezes tinhamos problemas de comunicação com aquele aparelhinho pequeno que tem a mania que é fino.

Em Ponte de Lima toca a tirar a barriga da miséria! Lanche reforçado: fruta, pães de leite (ou será de açucar? eu e a pastelaria não ligamos), água, bebidas energéticas... Do que havia nada faltou! E foi mais que suficiente já que todos nós saimos com os bolsos abastecidos de casa pois não se parte para este tipo de aventuras com um bidão de água na bike!

De Ponte de Lima rumamos à Labruja e Cabração! O primeiro empeno do dia!! O sol começou a abrir e colocou-me em dificuldades pois ainda sentia frio para tirar o impermeável mas por outro lado a temperatura do corpo começava a disparar. Um pouco acima lá tirei o impermeável e o ritmo recuperou. E depois foi monte e mais monte, trilhos fabulosos por entre mato e giestas floridas... no fundo, é por locais daqueles que tudo isto vale a pena.

Seguiamos com Caminha como miragem mas quando surgiam setas nas estradas que cruzavamos com a indicação "Caminha" mais o GPS nos dizia que ainda muito faltava! E sucederam-se descidas em jeito de parede e subias em jeito de muros! Penoso!!

Por fim, chegamos a Caminha. Um banhinho morno, um esparguete e carne picada com sopa e gelatina e lá se forrou o estômago, não sem que tenha havido espaço para eu aviar ainda um cachorro no tasco ao lado. O desconsolo do dia! Quando eu esperava um cachorro "Big King XXL" sai-me na rifa um "rissol com salsichas", num pão do tamanho de um bolicao com umas raspas de salsichas!

E depois de meia-horita de cavaqueira animada com o pessoal lá fomos dormir.... temendo o dia seguinte.

Continua...


terça-feira, 24 de abril de 2012

Breves Notas!

Enquanto aguardo a divulgação dos resultados da prova Extreme do Luso-Galaico do passado fim de semana para fazer o meu "review" do evento e da minha prestação, deixo-vos com este delicioso relato do meu companheiro de viagem que descreve de forma fiel e cativante o nosso primeiro dia em prova.

E em jeito de nota breve, dei hoje pela morte de mais um blog dos que recomendava na lateral deste espaço.
O joaocepa.blogspot.com foi-se! 
Depois da terrível perda que foi para a blogosfera o desaparecimento do historiasdozequinha, este fecho de edição do blog do nosso autarca vem empobrecer a secção "folhas que leio" ficando os exercícios de memória do que lá andava escrito resumidos à cache do google.

É pena! Eu gostava de ler!

segunda-feira, 16 de abril de 2012

O "Euromilhões"!

Tivesse eu tanta pontaria no "Euromilhões" como tenho noutras coisas e por esta hora não haveria um felizardo em Mirandela mas sim muitos em Esposende (sim, digo muitos porque se me saísse tão avultada "maquia" eu havia de partilhar a coisa com muitos dos que me rodeiam)!


Ora vejam lá se tinha ou não razão!!


sexta-feira, 13 de abril de 2012

Falar Verdade!

O slogan não é meu!
Foi em tempos um slogan do "meu" partido!

Aqui há dois dias atrás lançava aqui umas "curiosidades políticas" que tiveram a particularidade de trazer mais algumas visitas aqui a este "mui belo" estabelecimento.

E porque de PSD lembra o slogan e de JSD falavam as minhas curiosidades, não posso deixar de registar com agrado que há hoje eleições para a JSD Esposende - nada que o Povo Livre de 7 de Março de 2012 não tivesse já dito:


Ao que parece quem não sabia disso era a estrutura local da JSD, já que só ontem deu eco do acto eleitoral. E é a mesma estrutura que dá a notícia repleta de expectativa desejando "à lista, ou listas a votos uma excelente eleição"! 

Ora, de uma leitura muito básica da convocatória se percebe que, à data dos manifestos desejos, a estrutura já tinha obrigatoriamente conhecimento das listas entregues para disputar o acto eleitoral por já ter terminado o prazo de entrega de listas. Também é público e notório que pelo menos duas listas haverá: uma candidata à mesa do plenário a outra candidata à Comissão Política de Secção.



Enfim... será que a divulgação do acto já após o "fecho das inscrições" foi por ... (cada um tire conclusões).

E para terminar, não querendo dizer que sei "mais" que a estrutura local da JSD... mas ainda assim arriscando o palpite...

Ao próximo Presidente da JSD Esposende (o da CPS) eu desejo sucesso e um bom trabalho. Porque será evidente que "de cima" não lhe atormentarão o juízo e quanto ao resto, do que conheço da pessoa, tem carácter suficiente para fazer um bom trabalho. E não escolhi a palavra "carácter" à toa, porque mais que gente que trabalhe e que mobilize, a política dos dias de hoje precisa é de gente com carácter.

E agora que penso nisto, se calhar logo vou votar! Mas mesmo que não vá é igual! Tomem-se estas minhas palavras como se tivesse ido e votado no candidato à CPS. (o da mesa desconheço!)

"Votos de uma excelente eleição!"

Sexta-Feira 13!

Estreou hoje:
Lickanthrope é o teledisco de apresentação de "Alpha Noir", o novo álbum dos Moonspell que além deste disco contém ainda o "irmão""White Ómega". Ainda faltam 15 dias (só dia 27/04) é que chega às lojas o "preciosidade" e até lá resta aguardar e esperar que a Fnac não troque as voltas à minha reserva da Edição Limitada!

Aqui fica com os devidos créditos à Antena 3:



quinta-feira, 12 de abril de 2012

Um sincero OBRIGADO!

Há assuntos que trazem mais visitantes que outros aqui ao 7folhas. Há dias em que não há tempo e outros em que sempre se arranjam uns minutos para actualizar este espaço que com quatro anos e meio de existência e 696 artigos se vai mantendo na blogosfera.

Umas vezes mais comedido nas palavras, outras nem tanto... é assim o ser humano. Mas ao passo que muitos outros, com palavras mais eloquentes abriram e fecharam ao longo destes tempos, aqui neste espaço e talvez porque dei a cara desde a primeira hora, assumi a dimensão de cada uma das palavras aqui escritas. Se critiquei foi abertamente, se aplaudi foi sincero. Não houve crítica pela crítica nem insulto pela cobardia.

Com mais de 58 000 visualizações de página algo se impõe:

- Um sincero obrigado a todos aqueles que por cá passam. Aos que lêem, aos que comentam, aos que concordam, aos que discordam, aos que criticam, a todos aqueles que das mais variadas formas têm sido parte deste blog: OBRIGADO!

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Política, essa coisa tão gira!

Diria que "não há coincidências" mas isso lembra-me o título do pasquim da Margarida Rebelo Pinto e isso dá-me náuseas porque foi provavelmente a prosa mais rasca que li até hoje! E dizer que é rasca já de si pode e deve ser entendido como elogio porque desde o tom brejeiro à foleirice de conteúdo... aquilo é inqualificável.

Hoje, passada a Páscoa, dei por mim com uma curiosidade política: onde pára a JSD Esposende! 
Eu sou do tempo em que 15 dias sem um "suspiro político" era motivo de alarme. Com tanta gente, algo havia de sair para fazer pulsar o "coração". 

Agora, ao que vejo (e não incluindo aqui o que oiço, porque me dizem muita coisa mas... há "coisas" que não é preciso ser bom jogador de xadrez para perceber antecipadamente o "movimento" do outro), dei uma olhada no site e parece estar morta, dei uma olhada no facebook e parece ser apenas uma estrutura que deseja parabéns e manda beijinhos, e fico na dúvida: morreu? O está apenas na incubadora algum grandioso projecto para revolucionar as gerações vindouras? Ou será que está na calha aquilo que eu "oiço" e que já era expectável? Quem arrisca? O que virá por aí?

Tenho pena que assim seja! Que a outrora maior juventude política concelhia ande agora "por aí". Que não participe da vida do Partido e que não tenha uma voz a dizer sobre as questões e desafios que se colocam no concelho! 

A título de curiosidade: estão a favor ou contra o mapa autárquico? 
Apoiam o PSD ou o Presidente de Câmara que agora é um não militante?

E como não havendo coincidências há coisas em sintonia, hoje pergunta-me um colega se já tinha lido o Povo Livre. Fiquei curioso, fui ler, e deparei-me com esta pérola! 

A contrastar com o marasmo concelhio, a estrutura Regional (sim, agora não é distrital, é regional) da JSD anda ao rubro! Fabuloso! 

Ainda há quem diga mal da política e dos políticos!

Viagem na CP e ande a pé!

Alguns de nós levam a sério o slogan "Vá para fora cá dentro" e outros tantos desses que a par do slogan gostam também de pedalar já sentiram a intolerância de alguns "picas" da CP.

Há quem não perceba que para viajar 20kms a gente vai de bike (a CP oferece os regionais para esse biscate) mas para viajar 200 ou 300 kms eu, e como eu muitos, até não nos importavamos de ir de bike. Torna-se cómodo e às vezes é mais económico.

Imagine-se o caso de eu querer ir até Lisboa e lá dar umas voltas para conhecer a capital com a minha bike! Uma opção natural para a viagem até LX podia ser o comboio, digo eu! E digo podia... porque afinal parece que não pode! A CP não é lá muito amiga das bikes e eu, até num regional vindo de Vigo senti essa intolerância quando um Sr. da CP insistia que ía colocar as bikes fora do comboio, isto apesar de virem na zona da carruagem reservada para o efeito, mas que segundo o dito Sr., vinham mais que as que podiam. Na entrada em Vigo ninguém colocou problemas, quando não, passada a fronteira em Valença, chegou um iluminado a insistir que tinhamos que sair. Felizmente, depois de muito latim, lá conseguimos seguir viagem até Viana. E isto num regional.

Já num IC ou Alfa parece que as coisas foram diferentes para os autores deste movimento, e digo para eles porque a última vez que viajei num inter-cidades (Porto-Coimbra) a minha bike ía desmontada como está na imagem e ninguém implicou comigo. Ultrapassado o facto de ser super incómodo colocar aquela carga num comboio por não haver espaço para tal e de toda a gente olhar para nós como se de um sem-abrigo de casa às costas se tratasse, consegui viajar sem problemas de maior.

Agora, diga-se em abono da verdade: quer em Espanha, quer em França, os comboios em que viajei tinham espaço próprio para bikes e tive até a sorte de o povo, percebendo que era um peregrino, me ter ajudado a transportar o material na plataforma de acesso ao comboio. 

Num tempo em que tanto se fala de mobilidade e de poluição... é triste que não haja nesta empresa uma aposta clara em soluções para este tipo de passageiros, que bem poderiam aliviar os encargos com os combustíveis se pudessem transportar as suas bikes no comboio (mesmo para as distâncias de 5kms). 

E parecendo este post apenas um relato em prol do conforto dos ciclistas, a questão que me ocorre é saber, se eu, que tenho mobilidade dita "normal" me vejo negro para colocar uma bike num comboio, como se conseguirá deslocar alguém com mobilidade condicionada numa cadeira de rodas.

Eu bem sei que os administradores da CP, nas suas séries CLS e 700 e pico, não fazem ideia do que é viajar nos transportes que gerem... mas, não custava nada ler qualquer coisinha a respeito do assundo pois não? Digo eu!

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Os velhos do Restelo!

A notícia que ontem veio a público, de que o Pingo Doce iria reduzir o prazo de pagamento aos produtores e fornecedores nacionais de 60 para 10 dias é digna de apluso. 
E lamento que deputados da nação que, aquando da mudança da sede para a Holanda tanto criticaram este grupo empresarial, chegando ao cúmulo de irem pedir explicações para a Assembleia da República sobre o sucedido, não abram agora as goelas para fazer disto notícia.

São demagogos esses que num dia dizem que o o Governo ataca os pobres e protege os ricos e no dia seguinte dizem que o Governo afinal ataca os ricos que por isso fogem para a Holanda. São incoerentes e charlatões. São do contra!

Mas quando "ricos e pobres" tentam unir esforços para dar um rumo diferente às coisas, esses vendedores de banha da cobra continuam sentadinhos nas suas cadeiras na Assembleia, a mandar uns bitaites para os media e assim vão levando a vida. 

São sempre do contra!
Num tempo em que os juros da dívida vão descendo, em que o programa de ajustamento vai sendo cumprido e pela primeira vez alguém diz "os portugueses estão a cumprir", esses Sr.s da esquerda capitalistas continuam a dizer "está tudo mal"!

Não está!
Está a custar é certo! O desemprego é um flagelo e parece evidente que segue descontrolado. Agora, a pergunta impõe-se: "Demagogias à parte, quais são as propostas da esquerda portuguesa para retomar a economia!"

Vai bem a coisa quando os media se debruçam sobre os jogos de poder no PS!

E posto isto: são bem vindos os "descontos em cartão" mas o povo gere-se melhor com dinheiro no bolso.

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Made in China

 O Partido Socialista demonstrou no passado fim de semana que é um Partido cada vez mais refém de si mesmo. Durante algum tempo, naquele período em que o país era governado pelo parisiense, cheguei a pensar que o personagem da imagem era uma pessoa sensata. Temi por momentos que o Francisco Assis ganhasse as eleições pois era efectivamente um sujeito com mais garra. Este água-morna parecia demasiado água-morna e eu, que por tendência me irrito com gente água-morna e que passa a vida em ritmo caracol, comecei aí a duvidar do tipo de ar enfezado, com registo vocal ainda mais irritante que o Ministro das Finanças. O tempo acabou por mostrar que os meus receios tinham fundamento: AJ Seguro não discordava de Sócrates por ser diferente dele, discordava porque lhe ambicionava o lugar e o registo.

A alteração estatutária veio provar isso mesmo: AJ Seguro é um líder inseguro, com uma necessidade imensa de mostrar poder dentro de um Partido que se habituou a viver refém da imagem do "querido líder", com uma agravante: AJ Seguro é um cópia de JSócrates, mas uma cópia "made in china"! É uma imitação foleira! É um fulano inseguro, politicamente bi-polar, que ora diz não concordar com a troika era apregoa ser um homem de compromissos, e a braços com a paz podre que empesta a bancada parlamentar liderada por um Sr. que faz jus ao nome e que não obstante ser Zorrinho, às vezes zurra qualquer coisa e ninguém o leva a sério.

Esperava-se mais do grande partido da oposição que mais não é que a caixa de guitarra das cordas da esquerda do bloquinho.