sexta-feira, 30 de março de 2012

A tradição virou moda!

Declaração de intenções: 
1- sou favorável à reformulação do mapa paroquial, perdão, do mapa autárquico nacional!
2- respeito um certo grupo de pessoas com opinião na matéria que ao longo dos tempos deram parte do seu tempo a nível profissional ou pura e simplesmente por passatempo ao estudo da história e das tradições do povo desta nossa lusitânia, fosse com incidência nacional, fosse com incidência local! Aqui manifesto o meu respeito pelas horas de trabalho, pelo carinho e dedicação à causa.
3- a muitos dos outros, historiadores de vão de escada, opinadores de semestre, manifesto o meu repúdio.

Posto isto:
Rio! E rir dizem que é o melhor remédio (embora seja um dito popular, não interpretem esta minha expressão como uma defesa eloquente das tradições de onde quer que seja)! Rio desses que por aí andam de bandeiras ao ar defendendo (com a cartilha histórica que decoraram nos últimos seis meses) as tradições das suas mui belas terras. Muitos deles, não irá há mais de 2 anos, diziam de viva voz que "bom era sermos espanhóis", mas hoje, hoje não, hoje são patriotas, regionalistas, provicianos e bairristas.

Grande vitória para o Governo! Pode vir a perder as próximas legislativas mas já ganhou um país! Se muito de negativo pode haver (porque o há) na forma como a reforma do mapa autárquico está pensada, é inegável que pelo menos no que diz respeito a ter obrigado o povo português a reavivar a sua história, as suas tradições e os elementos de pertença que o ligam a cada local, nisso o Governo teve uma vitória. Hoje não, que está tudo a pensar nos autocarros para Lisboa, mas talvez amanhã, ou daqui a seis meses, muitos se lembrem de que em inícios de 2012 toda a gente sentiu necessidade de ir buscar ao baú da saudade e das recordações aquilo de que se lembrava como sendo tradições e elementos históricos característicos "daquele cantinho que o viu nascer" (Grande Tony Carreira, que agora me lembrei de ti)!

Mutos dos que hoje rumam a Lisboa, não saberão bem porque lá vão, ou melhor, até sabem: vão acabar com o nome da freguesia deles! Isso sim, é o Adamastor! O Bicho Papão que na infância os atormentava se não comessem a sopa, voltou hoje, umas décadas depois, para dizer: "vou comer o nome da tua terra"!
Eles não querem saber da Freguesia, da Junta ou do que quer que seja! Mudar o nome, isso sim... é medonho! Onde é que já se imaginou tal coisa! Acabar com os nomes... ou juntar? Quando não, temos aí misturas de nomes dignas de nome de "empresa na hora"(provavelmente o melhor cardápio de designações insólitas nacional).

Para mim é estranho este alarido! É certo que eu nunca fui um apaixonado da história, ou melhor sempre vi na história uma forma de melhor entender o presente e assim sendo planear ainda melhor o futuro... mas nunca vi a história como um dogma! Se assim fosse noutros tempos... eramos mesmo espanhóis hoje e talvez Braga e Guimarães se entendessem melhor. 

A história que eu estudei relatava, por ordem mais ou menos cronológica, factos e acontecimentos, a esmagadora maioria deles foram elementos mutáveis - vá-se lá compreender: fomos ibéria, condado... e por aí fora, e hoje, em 2012 chegamos à plenitude! Atingimos o ponto em que a evolução estagnou, em que nada pode mudar, porque a história, essa que foi feita de mudanças nos impede hoje de mudar. Como se daqui para a frente estivessemos impedidos de escrever: "em 2012, a freguesia X e a freguesia Y passaram a ser geridas como se de uma só se tratasse, dotadas de uma única Assembleia de Freguesia e uma só Junta de Freguesia". A isto eu chamaria fazer história. Outros preferem ficar reféns de uma história recente, e digo recente, porque nessa visão limitada da história nunca teríamos sequer chegado ao mapa actual, mas uma vez chegados a este decidem vê-lo como o mais correcto ao longo da história e o justo merecedor do rótulo "imutável".

Para bem da humanidade, espero que esmagadora maioria destes fregueses não se dediquem às áreas científicas sob pena de se acabarem todas e quaisquer expectativas em torno de investigações para novos tratamentos e curas de doenças, afinal de contas... desde tempos idos que se morria da doença "A " - para quê buscar a cura? Sempre se morreu com aquilo!

Enfim! Reitero o meu respeito para com aqueles que dedicaram horas à história, ainda que deles esperasse o arrojo de quererem tomar parte a fazer história - de outro modo parecem amantes do automobilismo que não gostam de conduzir.

Agora, aos que quiseram fazer deste tema uma bandeirinha para dizerem "estou aqui", que se fizeram historiadores na wikipedia, que criaram o cliché "reforma autárquica" e que tornaram aquilo que era tradição na "última tendência da moda"... a esses... nem sei que lhes diga! Corro o risco de ser indelicado porque tanta alarido dá-me náuseas.

Vou ficar só por um: respeito-os, ainda que discorde convictamente deles.

E como o meu partido me deixa discordar (ouvi dizer não deixam discordar nos congressos) e eu não tenho ambições político/autárquicas que me obriguem a dizer "a minha santa terrinha é o meu 3.º rim", sou um cidadão livre de, dentro dos limites do respeito da sã convivência social, expressar a minha convicção.

Diz que agora é ".pt"

Hoje andei aqui a dar um re-style ao blog.
Aproveitando as melhorias do blogger, mudei para um template mais moderno. Não sei se é melhor ou pior e isto apesar de dizerem que "os gostos não se discutem" (o que significa desde logo que os desgostos já são discutíveis), a verdade é que achei que assim ficava diferente.

Outra novidade e que não só não tem nada a ver com opção minha, como nem sequer fui tido ou achado para o assunto, é o facto de o 7folhas agora estar em blogspot.pt. 
Eventualmente, aqueles que digitarem o endereço ".com" vão receber mensagem de erro - nada que o google não mande parar aqui ao "novo estabelecimento".

E pronto, por hoje é tudo!

Terminando apenas com um voto de solidariedade para com aqueles que nos últimos dias se têm visto com o fogo à porta de casa, nada que não fosse expectável pois nos meus passeios/treinos habituais de bike tenho-me apercebido que o bom-senso é coisa com pouca expressão no QI de muitas gente: somam-se o número de bouças nesses montes onde cortam os pinheiros, levam o tronco e deixam a rama, ora no meio dos terrenos, ora no meio dos caminhos. Não há sequer a dignidade de limparem os ramos que caem nos caminhos - onde cai é onde fica, até que o fogo faça limpeza. É triste, é vergonhoso e devia ser crime.

quarta-feira, 28 de março de 2012

Formato Gasto!

O formato "Ídolos" está mais que gasto, é certo.
A ideia de que uma dúzia de domingos na tv podem criar um músico, um cantor, um intérprete ou seja lá o que for, fazendo crer que esse é o caminho para o sucesso ao invés do "caminho das pedras" que percorrem os que estudam música, que fazem dela uma arte com suor, é uma ideia perversa. Mas ainda assim... dada a escassez de programas de jeito ao domingo à noite, e em boa verdade a ideia de que a segunda-feira é "já a seguir", deixa-nos mais vulneráveis ao "qualquer coisa serve" para matar as últimas horas do domingo e fazer o aquecimento no sofá para uma boa noite de sono.
E é assim que vou dando uma olhada nestes programas de entretenimento para matar um pouco de tempinho e para ver os "cromos" - sim, porque há quem se preste a 10 horas de fila para ter 2 minutos de fama! 

De vez em quando aparecem jovens assim! Gente que surpreende e gente que merece ser elogiada, porque em boa verdade eu gosto muito de música, até toco uns instrumentos... mas ter talento ao ponto de chegar ao nível desta malta é outra coisa. Não sou de invejar o talento dos outros, bem pelo contrário. E como acho que quem tem talento deve mostrá-lo, aqui partilho o melhor que vi no passado fim de semana. Gente com um "dom". Porque por muito estudo musical, por muita aula de canto... há quem tenha o "dom" e é o nível desse dom que distingue os dedicados, os esforçados e os bons dos muito bons.

Pura Raça!

Poderoso!

Uma expressão de alegria!

Simplesmente talento!

quinta-feira, 22 de março de 2012

Moonspell em Pré-Venda: alpha e ómega!

E para a "secção" sugestões musicais: falta um mês para a chegada de mais um grande álbum! 
Alpha e Ómega é a próxima obra dos Moonspell e já se encontra em pré-venda na FNAC e na Napalm Records.

O meu exemplar da edição especial duplo cd (Alpha Noir e Ómega White) já está reservado! A ver vamos se chega no dia da estreia ou se terei que aguardar mais alguns dias.

Aqui fica o audio de uma das faixas do novo álbum com excertos das gravações do primeiro videoclip.



(Nota: o vídeoclip de Lickanthrope foi filmado em Portugal - Nandufe/Tondela e é digno de registo o envolvimento com a população local, de modo especial o grupo de teatro local. Um grande exemplo de que cá se consegue fazer o mesmo que lá fora. O realizador também e português.)

Ponto de Vista!

Hoje li uma opinião de alguém que não conheço, mas a quem felicito pela lucidez, sobre a reorganização administrativa! Dizia assim: "a administração local é o primeiro e principal mercado do clientelismo político". Tenho mesmo que concordar! Porque há os que passam os dias a olhar para os Passos dos Catrogas e outros tais... para evitarem olhar para a "porta ao lado".

E realmente... assim bem vistas as coisas... por aí passa também uma parte do problema!

Urge por isso arrumar primeiro o "trem de cozinha" e então depois, de forma mais serena, passar à "régua e esquadro"! E se quanto à extinção de freguesias dizem que não há poupança evidente... já quanto à redução de "trens de cozinha" o corte seria evidente.

Outra coisa que me tem ocupado a curiosidade nos últimos tempos são os passivos dos municípios, que tanta polémica levantaram quando pedidos pelo Governo.
Em boa verdade, creio que seria de inteira justiça que o Governo assumisse os planos de saneamento financeiro dos valores apresentados, pelo menos para ver se isto ganha algumas formas de governabilidade para o futuro. Entendo no entanto que tal devia ser feito com base nos números que os municípios forneceram e sem admitir "correcções" resultantes de ocultações estratégicas (à boa maneira portuguesa). As correcções estratégicas, essas dívidas que pudessem vir a aparecer além das até aqui declaradas deveriam ter valor automático de notícia de crime por gestão danosa da coisa pública. Porque não pode ser admissível que de forma sistemática alguns tenham "lapsos contabilisticos". Se algum autarca não declara a realidade dos seus compromissos só há duas explicações e ambas devem legitimamente conduzir ao olho da rua: ou é incompetência manifesta para gerir ou é intruja. 

Este país só sairá de vez da crise quando tivermos a noção real do passivo para de seguida se estudar como será resolvido. Enquanto andarem uns a tapar e outros a abrir buracos... continuaremos na mesma.

Afinal tinha razão!

Afinal a minha indignação no último post tinha razão (não é que eu duvidasse) e comprova-se que não terei sido caso único.

"RTP diz que questão no 'site' sobre golpe militar para derrubar o Governo foi "um erro" pelo qual pede desculpas
"O diretor de informação da RTP, Nuno Santos, afirmou hoje que a questão no sítio da Internet 'se deve haver um golpe militar para derrubar o Governo' foi "um erro", adiantando que "quando foi identificada foi imediatamente retirada". " - @Agência Lusa

terça-feira, 20 de março de 2012

Que merda é esta?

Perdoem-me a linguagem mas a imagem que se segue é retirada do site de um canal de serviço público! Um canal que, ao que parece provado, é pago pelos nossos impostos para que alguém (repito: pago pelos nossos impostos) exercite a imbecilidade e a estupidez!
Querem lá ver que agora vamos ter um golpe de estado por sondagem?
Se é para barulho então alistamo-nos todos!
Se é para pedir contas eu quero saber também os valores das reformas de muitas dessas vozes patriotas que se levantam! De muitos desses cujo sentido militar se resume aos cheques das reformas chorudas, ganhas não com sangue mas sim com esquentamentos dos penduricalhos genitais nas cadeirinhas dos quartéis, tratando como calha os subalternos.
No fundo, eu quero apenas saber, qual a patriótica motiva€ão dessa gente! Quais as regalias que tinham, quanto recebiam de reformas e em que foram afectados! Sim, porque dizerem-me que é a defesa do povo que está em causa é argumento que não cola, já que nenhum deles devolveu do salário e da reforma o excesso acima do salário mínimo em prol dos seus concidadãos!
Se é para andar aos tiros em também quero uma pistola que, assim de repente, sou capaz de fazer uma lista jeitosa para poupar uns euros valentes ao Estado.

É triste!
E eu que até sou um defensor do RTP... vejo que afinal investir nela e em saneamento básico é exactamente o mesmo: só vai servir para m**da!


quinta-feira, 15 de março de 2012

Parabéns!

Foi com particular alegria que vi hoje a notícia no site da Esposende Rádio "Escola Secundária Henrique Medina de Esposende na final Nacional do Parlamento Jovem". 

Já por aqui falei daqueles que se lembram da Henrique Medina apenas no regresso às aulas e lamento que não tenham dado eco do mérito desta juventude. Ainda bem que a Esposende Rádio o fez.

Da minha parte, e deste cyber-canto denominado 7folhas, vão os meus parabéns para os jovens envolvidos e para todos os que os acompanham.

Força!

terça-feira, 13 de março de 2012

Autarcas de Esposende reafirmam oposição à Reforma da Administração Local

Autarcas de Esposende reafirmam oposição à Reforma da Administração Local
(notícia aqui)


Não seria de esperar outra coisa.
Começo no entanto a ficar curioso: perante tão grandes expressões de amor às terras, na eventualidade de a Reforma Administrativa ir mesmo para a frente nos moldes propostos pelo Governo, que legitimidade terão estes autarcas para apresentar candidaturas às "super-autarquias" ou "novas autarquias"? Estes que tão fervorosamente dizem defender as suas terras, como serão capazes de dizer aos vizinhos que afinal de contas, após a contagem dos votos, passarão a ter como suas as terras às quais eles não se queriam unir?
Eu bem sei que 15 dias de "porta-a-porta", ou como se diz nos anúncios de emprego "door-to-door", e umas centenas de folhetos com o slogan "Pelas Nossas Terra*" se conseguem milagres, mas... ainda assim, um pouco de moderação a alguns intervenientes nesta temática não faria mal nenhum!

quarta-feira, 7 de março de 2012