domingo, 26 de junho de 2011

o que falta em Esposende!

Longe vão já as eleições e ainda aqui não me pronunciei - não está esquecido o assunto! Espero apenas que fiquem preenchidos todos os lugares e depois direi qualquer coisa, desde o "antes" até ao "depois", sendo porém certo que do "antes" me ficou na memória que apesar de Esposende ter um candidato na lista do PSD-Braga, circulou um infomail apelando ao voto assinado pelo Presidente de Câmara e não pelo candidato... estranho, mas verídico. 

Mas voltando ao título do post de hoje... 

Apesar do meu alheamento da vida político partidária local desde as últimas autárquicas, não deixei de olhar para a minha terra, de me preocupar com ela e de falar da minha terra e do meu país com os meus amigos nas nossas conversas de café (e não só).

Aqui há dias, falava-me o "@jboss" deste assunto e hoje conseguiu registá-lo (agradecemos aqui a foto)!

Em boa verdade... temos uma marginal fantástica, praia, pinhal, montes e campos... mas... e um parque de merendas para quem nos visita? Andamos por aqui a vender com orgulho o que de melhor temos... e quando cá chegam (e porque a crise não dá para parar nos restaurantes como seria desejável para a nossa restauração) deparamo-nos com este triste e deprimente espectáculo: os merendeiros fazem-se nas zonas verdes envolventes dos condomínios locais.

Em boa verdade, temos aqui um exemplo de que as zonas verdes integradas nos inúmeros condomínios locais têm uma finalidade social muito para além da finalidade estética. 

Mas não deixa de ser triste que assim seja... Eu pelo menos não me orgulho de que quem visita a minha terra tenha que fazer parque de merendas na berma de um estacionamento de via pública. Será que fica caro criar uma zona com o mínimo de condições???? Vejamos... o mínimo para esta gente é uma sombra e talvez uns WC's perto para não terem que recorrer aos do mercado municipal como também já assisti ou na falta destes ao "pinhal da redonda"!

Será que este "turismo de pobre" não é turismo? Só porque não vem nos postais? Mas não é o português conhecido pelo cesto de palha e pelo garrafão sempre que há passeio?

Fica o registo, o deprimente registo... 

E agora que penso nisto... talvez comece a pensar naquilo que digo quando convido amigos e meros conhecidos a visitar a minha terra... pois o que tenho para oferecer... se calhar não é assim tanto... talvez uns meros 4kms de alcatrão, com 1 km de relva de um dos lados... e dúzia e meia de kms de areia... 

Chato mesmo... isto aqui passou-se em Marinhas!



PS: e "vão vir charters"...