quarta-feira, 23 de março de 2011

EM FESTA!!

Ainda não digeri a emoção!

O previsível e tardio aconteceu: Adeus José! Adeus governo de incompetentes! Adeus pouca-vergonha!!

Venha gente séria!

O discurso do adeus é vergonhoso... o discurso do Assis é de quem tem sede de aparecer... o do Louçã chega a ser estúpido... o do PCP é o esperado de um partido que continua a achar que não há trabalhadores nos outros partidos... o do meu "detestado" Portas é minimamente tolerável... e o de Pedro Passos Coelho é o discurso esperado de alguém que fica literalmente "com o menino ao colo"!

Poucos quereriam assumir o poder num momento destes mas é nestes momentos que se vê quem "OOs tem"!

Amanhã espero estar mais apto a escrever algo porque hoje estou num misto de alegria e de vontade de chamar "coisas feias" ao saco de moscas que desempenhou funções de primeiro ministro deste nosso país nos últimos 6 anos!

Já agora... o PGR também vai embora???

segunda-feira, 21 de março de 2011

The Way

The Way foi muito provavelmente o filme que mais desejei ver nos últimos anos. 
Li muito do que diziam do filme, vi vezes sem conta o trailer e aguardei... aguardei numa espera que chegou a ser cansativa e sabe-se lá quando irá o filme para as telas portuguesas. Em Espanha estreou em Novembro, no Reino Unido estreará em Maio e nos USA apenas em Setembro. Pela amostra... Portugal é uma incógnita!

Esta breve introdução serve apenas para demonstrar que a minha opinião sobre este filme não é isenta, foi desde logo condicionada pela paixão pelo Caminho e apenas temperada pela amargura da espera que começou a ser o maior contra, aquele "calcanhar" que fazia às vezes pensar "já não quero ver esta....! Estou cansado de tanto esperar"!

Posto isto... The Way é um filme simpático! E dizer simpático não pode de modo algum ser tido como um não elogio, é apenas o melhor termo que encontro para não roçar a eloquência!
Gostei e recomendo!

Porquê?

The Way é uma simples história de uma pai, oftalmologista de profissão, que não aceita de bom grado a opção do filho em deixar o que seria um percurso "normal" de vida: crescer, estudar, trabalhar e ser reconhecido! "Daniel" é apenas um filho que acredita que "não escolhemos uma vida! Vivemos uma!" e parte na aventura de conhecer o mundo, acabando por morrer no Caminho de Santiago!

Não prolongando a sinopse, a história resume-se à aventura do pai que decide pegar nas cinzas do filho e terminar o Caminho que o falecido tinha iniciado!

Aqui o filme torna-se apaixonante! Apaixonante porque é simples, porque não tem rodeios, porque se cinge às personagens, porque fala de vida e de morte, porque fala de histórias de vida, de vitórias e derrotas.

The Way é apenas um valente murro no estômago! É uma partida em busca do encontro de "sei lá o quê" que termina com o encontro de "não sei bem o quê"!

E desperta-nos para um dura realidade: muitas das vezes não compreendemos ou não queremos compreender quem nos rodeia! Outras tantas vezes acreditamos que movemos o mundo sozinhos e não precisamos de ninguém! Pior de tudo, todos os dias nos esquecemos de dizer àqueles que amamos e estimamos o quanto são importantes para nós! 

Só quando a vida nos separa dos que mais estimamos é que nos dispomos a olhar para trás, a tentar entendê-los, a desejar ter mais uns minutos só para lhes dizer aquilo que na correria do dia a dia nos esquecemos de dizer!

The Way é tudo isso! Um filme onde a alegria e a tristeza caminham lado a lado durante 900 kms (St. Jean Pied de Port -> Santiago -> Finisterra), é um filme que retrata uma busca que termina no ponto mais próximo possível da partida: o interior do ser humano.

Em jeito de conclusão, não creio de todo que o filme seja apenas uma promoção do turismo em Espanha, aliás, o filme é bastante pobre no campo do que são as melhores imagens do Caminho e que se encontram em qualquer site e blgo sobre o tema.

É uma história tocante temperada com momentos de humor e alegria.

O filme "surgiu" por aí no passado dia 19, por isso já é acessível por via não oficial, sendo certo que espero vê-lo no cinema logo que cá surja porque vale a pena :)

quarta-feira, 16 de março de 2011

Louvável

A Câmara Municipal de Esposende apoia mais uma vez os estudos de jovens carenciados do concelho de Esposende.
A medida não é nova mas não é por isso que deixa de ser louvável (30 é o número de bolsas a atribuir).
Louvável é também a consciencialização de que o acesso a tal bolsa implicará para o município o retorno de algum serviço prestado por esses jovens à comunidade, isto porque, num tempo em que os recursos são escassos e em que a manutenção destas bolsas já é em si um sinal das prioridades na nossa terra, é também necessário que a população sinta que não há aqui "almoços grátis"!

Para os jovens que benificiarem destas bolsas é dignificante saberem que estão a receber um apoio mas que retribuem com o seu trabalho à comunidade, e ninguém estará legitimado a proferir qualquer comentário mesquinho. Não há aqui "esmolas", há sim apoio. É uma questão de justiça social.

Que bom seria que o país retirasse exemplos destas atitudes em vez de distribuir "almoços grátis" subsidiando os vícios e a preguiça. Quem recebe prestações sociais (excepção feita ao subsídio de desemprego que pressupõe que as pessoas já tenham descontado por conta do que possam receber num período de carência) deve contribuir com serviço comunitário. Não há qualquer justiça quando uns trabalham e descontam para sustentar outros que não trabalham nem tencionam trabalhar nem estão dispostos a contribuir com qualquer serviço para retornar à comunidade um pouco daquilo que dela recebem.  Isso é um modelo de sociedade a precisar urgentemente de desparazitação.

Bem-haja à Câmara Municipal de Esposende por manter esta iniciativa num tempo em que o mau exemplo de fuga às responsabilidades sociais vem de cima.

segunda-feira, 14 de março de 2011

Ter Talento!

O programas de entretenimento revelam-nos gente com imenso talento, mas depois de ver isto... acho que já nenhum dos nossos talentos tem afinal aquilo que poderia ser "um verdadeiro talento"! Vejam isto!

domingo, 13 de março de 2011

Brevemente na Estrada!

Nos próximos tempos este será o "parente próximo" do 7folhas, um blog de aventura!
Optei por não relatar aqui a aventura em causa porque entendi que tal merecia um espaço dedicado a fim de não "turvar águas"!

sexta-feira, 11 de março de 2011

A dura vida de um Sub-10!!

O título deste post é meramente indicativo! "Sub-10" é apenas a designação que resolvi atribuir a todos aqueles miúdos que não tendo idade para terem o seu próprio "facebook" são diariamente "promovidos" através do facebook dos pais.

Não quero com este post ferir muitas sensibilidades, pretendo apenas chamar a atenção para comportamentos de muita gente distraída.

A questão é simples: há uma mentalidade instalada nas redes sociais que é no mínimo atentatória da privacidade das crianças. 

Eu sou do tempo em que os pais protegiam os filhos, resguardavam a intimidade destes e acautelavam que os seus filhos não andassem aí em rolos fotográficos de quem passa.

Hoje passa-se o inverso: os filhos são diariamente exibidos nas redes sociais que nem troféu, cada passo novo da crianças é apresentado como mais um truque, cada sorriso é apresentado como o mais bonito do mundo... e sucedem-se os "likes" por frete, os comentários de parabenização e... por aí fora....

Meus amigos...
Vamos lá ser claros!!

Os "truques" novos dos vossos pequenos, são giros, são dignos de registo, são eternos na memória de quem o acompanha a crescer... mas são momentos dele, dessa criança, desse a quem vocês nunca perguntaram se autorizava que publicassem fotos dele para quem quer ver. (Esqueçam as limitações de privacidade: estou certo que 90% dos utilizadores não sabem sequer limitar as opções de visualização e adicionam como amigo desde o vizinho do lado até ao Hassan do Paquistão).

Os vossos filhos também são lindos como o sol... se não forem para mais ninguém, pelo menos para os pais são as crianças mais bonitas do mundo... mas... e depois? O facto de serem engraçados ou giros e de vocês o acharem faz deles modelos? Será que essas crianças não podem crescer como o Zézinho sem dentes e têm que crescer como os putos dos catálogos da Cenoura onde cada sorriso dá publicidade para uma camisola?

Parem!! A bem da privacidade dessas crianças!!

Os vossos filhos não são um bonito troféu para mostrar aos amigos! 
Comprem um carro, uma casa, umas calças... agora, deixem os putos em paz!
Deixem-os escolher na altura certa se querem colocar ou não fotos da infância nas redes sociais ou até se querem ter uma conta numa rede social.

Eu sentir-me-ía humilhado se hoje, algum dos meus amigos me aparecesse com uma foto repescada no "facebook" dos meus pais há 30 anos atrás com um belo registo do "meu primeiro vómito"!

Em suma: Deus guarde os meus paizinhos da "escola antiga"!

quarta-feira, 9 de março de 2011

O recomeço!

Hoje toma posse para um novo mandato o Prof. Aníbal Cavaco Silva.
Para os mais distraídos fica o alerta de que este era já o anterior Presidente da República Portuguesa. Posto isto, não esperem passos de mágica, artes obscuras ou crenças no sebastianismo: chamem-me optimista ou politicamente incorrecto, mas eu cá, espero tão só e apenas "mais do mesmo"! E com muita pena minha o "mais do mesmo" pode não ser mesmo nada de bom nem de muito mau.
Espero apenas que a presidência se faça respeitar, que não saia sempre descridibilizada como no passado, que as picardias com o Governo não passem pelo "o mail do presidente está a ser vigiado" e que, se não for muito incómodo, a falta de vergonha do Governo seja travada se preciso for.

A data não deixa de ser digna de marco: incío de quaresma! Dirá o Pinto da Costa que leu qualquer coisa nas estrelas - mas eu cá só consigo ler que nos espera um enorme tempo de penitência a caminho da cruz em que dentro de quarenta e poucos dias apenas o Cristo ressuscitará pois nós continuaremos a jazer no sepulcro desta governação socialista.

Em todo o caso: "bom mandato" é o meu singelo voto para o nosso Presidente da República.