segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Portugal tem Talento!

Verdade seja dita, ainda não tinha tido hipótese de ver o novo programa de "caça talento" da Sic. Não sou dos que gasta dinheiro a votar por telefone neste tipo de concursos mas também não sou dos que rejeita dar uma olhada com manias ditas "xikes" de quem julga que estes programas são para entreter o povinho. Como rapaz do dito povo gosto de ver e opinar sobre o que o povo vê e vive e assim vou vivendo.
Ontem, com possibilidade de aterrar no sofá, vi um pouco do programa "Portugal tem talento"! Primeira nota a saltar à vista, que me levou a dar hoje uma volta pelo youtube, é que temos mesmo gente com muito talento, gente que prova que por detrás do manto da humildade há gente que prova que este país só está no ponto que está porque tem uma "tropa de elite" chefiada pela pior classe política possível.
Se algum mal há no nosso povo é deixar-se sempre levar pelas palavras bonitas das campanhas eleitorais, tudo o resto, temos um país de gente com valor.


O vídeo que aqui partilho é um desses exemplos, de que para além de muitos cromos, há gente que com uma humildade singular, veste o fato de treino e corre a vida toda atrás do sonho. Bem-haja a quem assim luta, a quem assim sonha e a quem acredita, a quem não se acomoda, a quem não desiste perante as adversidades e dos adiamentos.

Por momentos destes... às vezes vale mesmo a pena ver um pouco de tv.

Que grande voz!

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Geração "água morna"!



A música dos Deolinda pegou moda!
Outrora "Geração Rasca" transformada em "Geração à Rasca", crescida e feita "Geração Recibos Verdes" ou pontualmente "Geração €500"! 

Ser jovem pelo "ano da graça de 2011" num país onde entre agiotas e mamões nem as pulgas têm sorte, pode parecer uma aventura digna de ser best-seller nas palavras da Ministra da Educação.

Na surdina do facebook, da blogosfera, do twitter ou das conversas de café anda uma geração em rebuliço, inconformada e desesperada. Inconformada porque os cêntimos de euro não chegam para pagar a independência, não chegam para a subsistência e a emancipação é coisa de filmes nórdicos. Uma geração desesperada porque apesar de ser a geração mais qualificada, a expensas próprias, é também a geração mais rejeitada por "excesso de qualificações"!

No meio disto, do retrato social que todo e qualquer jovem que procure "fazer-se à vida" neste país de chulos e de compadres, onde só os sobrinhos e filhos do poder têm lugar ao sol, e onde a falta de competência é regra geral melhor gratificada que o elevado nível de experiência, importa no entanto cair no mundo real! Diga-se alto e bom som: ALTO e PÁRA o BAILE!

Que moral tem um geração que se diz descontente, que se diz inconformada, e que pensa afinal que é uma "classe esclarecida e pensante" quando é precisamente essa mesma gente que nos actos eleitorais catapulta para níveis assustadores a abstenção nas mesas jovens? 
Como se pode falar de crise, de fome e de dificuldades quando o "hino da luta" surgiu afinal num concerto em local fechado com bilheteira na porta? Será que tal como o outro que ía para a guerra, "mas a guerra estava fechada", também estes vão fazer a revolução, mas a revolução tem bilheteira à porta?
Isto para não falar da "geração com estatuto"! Aquela geração para a qual, apesar dos tempos de crise, a convicção de que "são mais que os outros só porque têm um canudo" impede-os de se fazerem à vida, porque afinal de contas têm um "estatuto" a manter! O trabalho passou a ser desonra!

Há uma mentalidade instalada de que ninguém tem aspirações! Aqui pensa-se entrar na casa pelo topo! Histórias de vida como as que temos da geração dos nossos pais, de gente que começou como "rapaz da massa" há 40 anos para hoje serem empreiteiros ou patrões de uma qualquer indústria é impensável! 

A nova geração, a "geração licenciada" só aceita cargo de director de..., coordenador de..., orientador de...! Ninguém pensa entrar pela porta que calhar, por mais pequena que ela seja, para depois mostrar o que vale e procurar ser promovido pelo mérito! Isso era antes! Hoje procura-se entrar pela cobertura para embolsar o máximo enquanto der (não vá o mérito ficar uns furos abaixo do prometido e em pouco tempo sair pela janela de serviço)!

É com tristeza que vejo uma franja enorme desta geração reclamar, criticar e ser aparentemente inconformada, mas quando chega a hora de fazer a diferença o disco é sempre o mesmo: "hoje não porque vou sair à noite", "amanhã se calhar também não dá porque vou mandar uns cv's"! É no fundo uma geração que se conformou na "bonita posição de choramingas" e que assim vai vivendo, dizendo que não tem perspectivas de futuro porque não a deixam!

E isto escreve um licenciado, que cumpriu um estágio obrigatório e não remunerado e que sabe bem o que é contar os trocos! Sabe também o que é ter sorte de ter pais que o podem ajudar nesta etapa ingrata da vida, mas que sabe também que nenhum trabalho é mais ou menos digno que o outro e que uma licenciatura confere apenas o título de licenciado e não o de "não apto para qualquer trabalho"!

"Se nunca percebermos como se pega um touro pelos cornos nunca poderemos aspirar ser donos de uma ganadaria!" 

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Bloco de Esquemas e os Parasitas!

Por muito estranho que possa soar, em democracia, há sempre uma bitola para aferir da dimensão dos partidos: os votos!

Há partidos que começam, outros que acabam, outros ainda que se prostituem! O Bloco de Esquerda é um destes últimos - um partido pequeno, com aspirações de ser ainda mais pequeno, que pontualmente se prostitui pelos bordéis da incoerência! Mas são fiéis a si próprios neste seu rumo de "Maria vai com todos"!

O líder Francisco Louçã, ora diz raios e coriscos do Governo, ora aparece feito serafim da governação, apoiando o Manuel que em tempos andou Alegre (por ilusão... ou ignorância) lado a lado com o Zé que por sinal também é Sócrates e cuja máxima de vida também é "só sei que nada sei" - com todas as consequências que isso traz aos destinos do país.

A mais recente partida do Bloco, cuja única coisa que tem de esquerda é o fato Armani feito por operários romenos em situação precária, é a apresentação de uma moção de censura ao Governo!

Espertos estes tipos do Bloco de Fretes!! Vejamos.

O PCP tinha manifestado "intenção" de viabilizar uma moção de censura apresentada pelo PSD (pelo PSD e não pela "direita", já que "mais à direita" existe um outro Bloco, o CDS-PP), por isso, nada melhor que apresentar uma moção que obrigue o PSD "a vir a jogo" num de dois cenários: ou vota a favor da moção do Bloco para que estes colham os louros e o PSD arque com as responsabilidades, ou abstém-se e fica assim sem qualquer legitimidade para num futuro próximo apresentar qualquer moção de censura! Coisa de artistas mesmo!

Dúvida se me levanta é a da posição do Bloco caso o PSD assuma que vai aprovar a moção do Bloco... parece-me por demais evidente que a intenção do Bloco não é correr com o Governo pois isso seria um grande "tiro nos pés"! A intenção é pura e simplesmente afastar o PSD das moções de censura.

E já que falei no CDS... alguém me explica o porquê de um partido de "casaco azul e botão dourado" andar sempre vestido com a bandeira da agricultura? É que eu não vislumbro o que perceberão os Sr.s do "azul e amarelo" de agricultura... a não ser que... sejam os defensores daquela "elite agrária" que mamou subsídio de Bruxelas para subsidiar cabeças de gado e acabaram por investir em belas vacarias no Algarve para os filhos e cabeças de cavalos debaixo de capôts com a designação 4.2 Tdi . Range Rover e afins! Esses sim, parecem-me agricultores capazes de vestir blaser azul com botão dourado! Os outros, os pés rapado e mão com calos, são apenas cobaias do discuros popularucho do Paulinho das Feiras.

E já que de parasitas falo... com o juro da dívida externa a ultrapassar o 7,5%... como se pode compreender que o povo deposite nos Bancos as suas míseras poupanças e receba de juro uns 3% ao ano, para que os Bancos, com o nosso dinheiro e através de sucursais na Zâmbia, comprem dívida soberana ao nosso Estado para lhe extorquirem 7% de juro? Porque não entrega o Estado a dívida aos seus cidadãos através de títulos de dívida?

E continuando com os parasitas... a Galp teve lucros de APENAS 46% em 2010 por comparação com 2009, no entanto é impensável baixar o preço dos combustíveis! Está fácil de ver: se baixarem os preços não tinham estes lucros! Um dia desses definem como meta o lucro de 200% e o povo paga! E "Siga para BINGO"!

E para concluir: uma idosa foi encontrada morta há 9 anos em casa! Nada de admirar num país que entrega os idosos à cova! Numa visão economicista, por cada idoso que morre poupa-se muito em saúde, em reformas, em cuidados! Para quê cuidar? Deixar morrer fica mais barato! Porque não há lares sociais? Com mensalidades à medida das reformas que o Estado paga! Certamente não será por questões de custos, afinal de contas se o Estado entende que com as reformas actuais um idoso pode ter uma velhice digna, então, esse mesmo Estado, pode fazer sua essa reforma e oferecer cuidados a quem precisa! Ou será que o dinheiro gerido pelos idosos tem que dar para viver mas gerido pelo Estado não dá sequer para fraldas?

E estou certo, que quando o Governo estiver mesmo para rebentar, o tema a lançar será "Eutanásia"! Porque é mais fácil dizer "pode partir" do que "fique cá em casa, vamos cuidar de si com carinho e de forma digna"!

Infelizmente, para as dores de abandono e solidão ainda não há cuidados paliativos e nesta omissão vamos entregando à morte aqueles que nos deram a vida!

É este o país que queremos?

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Francisco Lopes - a carraça da rotundas!

Durante muito tempo ouvi dizer e também eu usei a expressão de que "em democracia não há derrotados", porque sempre que alguém dá a cara por uma causa, pelo debate de ideias e por convicções, seja qual for a escolha da maioria, todos saem vencedores, vence o povo, enriquece-se a democracia e fortalece-se o respeito pelo pluralismo de opiniões!

Aqui faço o meu "mea culpa" por todas as vezes que usei tal expressão: afinal sempre estive enganado! E digo isto, porque há quem lide seguramente mal com os resultados e que tente a vida da política do "fazer comichão" - tal qual as carraças nos bichos!

Eu que até passei ao lado das movimentações de campanha durante as presidenciais, soube que algo fez estalar o verniz entre o autarca Esposende, o PCP ou CDU (nunca percebi bem estes "heterónimos", sobretudo porque as mesmas pessoas um dia dão a cara pela CDU outro dia pelo PCP) e a Comissão Nacional de Eleições.

Que o autarca esposendense não aprova a propaganda política em determinadas zonas da nossa cidade já eu sei, com conhecimento de causa, há muito! 

Que o PCP tem por hábito fazer campanha nas rotundas também já sabemos. 

Que a Comissão Nacional de Eleições tem poder sobre a matéria também estaremos de acordo.

Apetece-me no entanto dissertar sobre o assunto, colocando alguns considerandos.

Em primeiro, importa perceber que as autarquias podem, nos termos da lei, definir zonas nas quais este tipo de informação é limitada - aqui, julgo estarmos perante uma responsabilidade da autarquia em não ter ainda colocado limitações no que à marginal de Esposende diz respeito! (até me vem à ideia aquele célebre outdoor do CDS no largo dos bombeiros....)

Em segundo! O Bom-Senso não carece de consagração legal! Não basta ao PCP de Esposende falar de turismo, criticar faltas de aposta, divergências de visão e depois, com actos destes, permitam-me a expressão, "caga na sala para receber os convidados"! Não faz sentido! Não é compreensível que no actual cartão de visita da cidade de Esposende se coloquem selos a cada rotunda, que já enojam, mais não fosse porque já vão longe as presidenciais, fazendo desta marginal uma espécie de oleoduto soviético! Aqui, culpas e muitas ao PCP, que sem bom-senso, geme e estrebucha junto da CNE para poder colocar os seus mui belos cartazes ou taipais nas rotundas de Esposende! 

Aqui, não se exigia respeito por nenhum direito à propaganda, direito à informação, nada disso! Só se exigia bom-senso!

E já agora, alguém pode informar a CNE de que hoje são 5 de Fevereiro e que Esposende continua invadido por fotografias do Sr. Francisco Lopes (é que se ainda fosse a Angelina Jolie em top less....)! Não têm estes escrupulosos democratas obrigações de remoção destas estruturas? Ou será que agora Esposende se tornou o bastião comunista do Minho com a sua dúzia e meia de votos? Que o PCP queira um novo líder é lá com eles... mas será que temos que ser todos os dias assombrados por esta fronha ou sair de casa?

Se não houver vergonha do PCP, ou no mínimo ... como é que eu digo isto sem ver muito "violento"...se não houver um sentimento de protecção à responsável de um resultado vergonhoso (dá impressão que querem mesmo que toda a gente saiba que foi ele e não outro!!!), que haja então cidadania por parte dos restantes partidos activos no concelho e que todos coloquem propaganda nos mesmos locais! Faremos assim rotundas de propaganda (poupa-se em esculturas e jardins) e assumimos que já não queremos turistas mas sim uma favela!

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Nova profissão!

Num tempo em que escasseiam as ofertas de emprego surge uma oprotunidade de negócio verdadeiramente inovadora - o cyber-procurador!

O cyber-procurador é uma espécie de "responsável executivo por todos os actos que devam ser praticados entre um cidadão e um servidor de conteúdos via internet" e existe desde que existe Governo Socialista do Eng. Sócrates.

Vejamos os factos por ordem:
1.º - surgiu a democratização da informática portátil com os Magalhães e e-escolinhas, produtos fantásticos, vendidos qual banha da cobra por um charlatão que por acaso, mas mesmo só por acaso, até tem funções de governação nacional;
2.º - Surgem os problemas de super-visão das máquinas dos mais pequenos, levantando-se aí a primeira grande questão: como podem os pais que não sabem utilizar um computador supervisionar ou auxiliar os seus educandos? Não podem!
3.º - Inúmeras formações ministradas como novas oportunidades, cursos co-financiados e outras situações de igual cheiro mas com nome diferente, que lançaram no cyber-espaço uma nova realidade: os indívíduos que não percebem nada do assunto mas que julgam saber tudo sobre "a internet" - para estes "a internet" é hoje uma espécie de vizinha do 4.º Esquerdo que cresceu com eles lá no pátio do prédio!
4.º - Estes novos-ricos da tecnologia são o melhor mercado para spy-wares, trojans e afins! Abrem tudo o que seja ligação "manhosa", convencem-se de que na Roménia ou no Cazaquistão há uma jovem de nome Karynova que deseja ardentemente convencê-los! Seguem ligações de uma tal Dulcineide que diz ter umas fotos do quarto de hotel na noite passada - mesmo sabendo que dormiram em casa...
5.º - Isto tudo, fruto de uma geração que ludibriada pelo nosso 1.º se julga agora info-incluída! Jogamos todos à bola com "a internet", a internet trouxe-nos amigos, dá para ver a bola em sites manhosos, dá para ter um e-mail (mesmo que não se use), dá para mil e uma coisas...

O problema levanta-se quando querem obrigar os idosos deste país a info-incluirem-se!! Nada teria isto de mal... não fosse o facto de haver muitos idosos neste meu país que não têm sequer luz eléctrica! Outros até têm luz mas não sabem usar um computador! E não é só de gente humilde do campo que falamos! Há muita gente, das mais diversas zonas e meios, com os mais diversos níveis de formação, que passam literalmente "a leste" das novas tecnologias, e julgo que nenhum de nós tem a mínima moral para os julgar! Muitos desses que nada sabem de computadores saberão certamente muito de como bem-gerir as suas poupanças (coisa que o nosso 1.º Ministro não sabe em relação ao país e nem por isso o obrigam a formar-se na área), saberão seguramente muito da vida e foram capazes de abrir contas no banco, de gerirem as suas vidas, as suas casas, de criarem filhos, de construírem casas e fazerem escrituras... tudo sem Simplex nem internet! E vamos agora dar-lhes lições? E respeito, não?

Parafraseado aquela de "há vida para além do défice" eu diria "Há vida para além da internet"! A não ser assim, por favor, chipem-me aqui numa orelha e instalem pórticos nos locais públicos para que eu, e como eu muitos cidadãos do meu país, possamos andar sempre em "rede"! Sempre em "social-networking" e debaixo do "big-brother"!