quinta-feira, 29 de julho de 2010

quarta-feira, 21 de julho de 2010

"Marinhas ao Luar"!

O título deste post bem poderia referir-se a um evento que num dia de maior inspiração me lembrei de rotular, mas não, diz tão somente respeito a um dos eventos da semana cultural de Marinhas, que teve lugar esta noite no adro da capela da Sra. das Neves em Rio-de-Moinhos.

Como não podia deixar de ser, o 7folhas esteve lá (isto apesar das "manobras de diversão" que alguns inventaram na tentativa de boicotar a nossa presença lá - mas sobre isto, permitam-me que fale amanhã, já que em abono da verdade é bom que se saiba sempre tudo!).

Mas, voltando ao que interessa, e porque o momento foi agradável, ou não tivessem feito parte dele alguns amigos aqui da casa (dos bons mesmo!) fui levado a desabafar com alguns dos que me acompanhavam que perante a beleza de um momento destes as comissões de festas deviam muitas das vezes repensar os rios de euros que entregam a um qualquer artistazeco, quando com muito menos criariam um momento igualmente lúdico, igualmente digno e seguramente muito mais belo, nas festividades dos santos das suas devoções! Claro está que isto é só mais uma das minhas opiniões e reservando o direito ao contraditório a quem o entender praticar.

Parabéns à JF Marinhas pela ideia da Semana Cultural! E isto sem falsas felicitações, já que esta foi uma das sensibilidades que em tempos conheci do Presidente e que hoje teve seguramente o momento alto!


ps.: Para alguns de horizontes mais curtos, cuja existência de palas nas imediações da viseira impede de olharem para os lados: os meus amigos não vão com o vento por divergências de opinião, não obstante, alguns outros que se julgariam "meus amigos" poderão a breve prazo perceber que não estão nem nunca estiveram à altura de tal estatuto! Queiram portanto remeter-se à insignificância que vos é "lugar comum" já que os meus amigos, os dignos do "rótulo" são garantidamente os "Zés Mourinhos da Amizade"! Tenho dito!

TKD @ Marinhas

Foi no passado sábado, no pavilhão da EB 2/3 de Marinhas, que tal como aqui havia dado conhecimento, teve lugar um treino internacional de Taekwondo.
Depois de uma semana de treinos com o Mestre Eduardo Branco e que juntaram o Taekwondo Clube Esposende (para quem não sabe está sediado na Argo!) e os franceses do CEB, o semana teve o ponto alto no sábado, tendo-se juntado a estes dois clubes um grupo de atletas do Porto, entre os quais o amigo Nuno, com quem tive oportunidade de treinar quando comecei nisto lá para os lados do Porto.

Foi um bom momento, desta vez num treino aberto ao público e uma nova experiência agora num clube da terra (depois de ter passado pelo B&A-Porto e pelo Maximus-Maia) que esperemos que se possa repetir por muitas vezes - como aliás referiu "e bem" o Sr. Aurélio, Presidente da JF Marinhas. (Apesar de parecer impossível: ainda há quem apoie outras modalidades que não apenas o futebol, e isto sendo ele um homem do futebol!! E ao contrário de outros, daqueles "de quem não posso dizer o nome" o apoio não se ficou por 150 sacos de papel!!) Porque sou crítico qb quando as coisas são mal feitas, também devo dar os parabéns quando os merecem, e neste caso, julgo que a JF Marinhas esteve muito bem! Aliás, ao que me foi informado, já não foi a primeira vez que houve apoio à modalidade. É bom! Assim criam-se oportunidades e estimula-se a oferta para os nossos jovens!

Devo dizer que não conhecia o pavilhão da escola das Marinhas que, apesar de faltar uma bancada, ainda que fosse pequena, está muito bom para este tipo de modalidades pois proporciona o pavilhão central e uma sala de aquecimentos de dimensões generosas. Gostei. Haja vontade do poder central para colocar ao dispor das populações este tipo de equipamentos nos horários em que fica vago do horário escolar e resolve-se facilmente uma carência.

Ecos de quem nos visitou: as gentes da nossa terra são simpáticas, acolhedoras, a terra é bonita e come-se bem! Disseram-me ainda que iriam voltar! Posto isto, sou levado a concluir que apoiar estas actividades também é apoiar o turismo!

O evento contou também com o apoio da ARGO que colocou no recinto todo o equipamento de som e informático.

terça-feira, 13 de julho de 2010

A pedido de várias famílias :)

Depois do célebre programa da SIC, agora será a vez da "Moinhos TV" trazer aos ecrãs o "achas que sabes dançar na quinta do Paiva?"! Esperemos contar com o grande Pedro do Aldoar no Júri! Esse Homem com muita coragem, que pondo de parte os dotes técnicos, animou Portugal e enalteceu o baile popular! Pedro, és o maior!!
"Os bailes na Quinta do Paivas? Um marco cultural durante muitos anos na nossa freguesia!"


1 ou 10, tanto faz!!

O grande Zeca é que tinha razão:

Venham mais cinco! Que há espaço para todos!


"Tiririririri, Tiririririri"

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Desculpem lá qualquer coisinha... tá?

As mentes mais conservadoras, politicamente correctas ou simplesmente domadas, devem parar a leitura neste preciso momento! Eventuais azias que possam decorrer da leitura daqui em diante são da única responsabilidade dos leitores!

Vamos então ao que interessa:
- Marinhas é uma terra grande e uma grande terra! Se a memória não me falha há por cá uma boa meia-dúzia de associações e movimentos (não incluindo os de cariz religioso)! Do Sul para o norte: ARGO, Cruz Vermelha, Escoteiros, JUM, Clube Jovem, FCM, Centro Cívico! E algumas destas com as mais diversas valências!

Qual não é o meu espanto, quando constato nessa "Maria" que mora no endereço "publicacoes.mj.pt" a constituição de mais uma associação nesta terra! Perdoem-me as pessoas envolvidas (porque por muito que me apeteça ser "má onda"... perante as pessoas que são não o consigo, pois tenho mesmo muita estima por algumas delas) mas... a pergunta que tento conter impõe-se: que treta vem a ser esta? Eh pah... queiram lá desculpar-me mas... para associações de "frete político" já bastava o Centro Cívico!! E que ninguém se atreva a tentar branquear o óbvio!! Creio que o XXI só pode querer significar que já há 20 associações e movimentos antes desta, é que o sentido de século XXI é de alguém que vem com o relógio atrasado uma década! Já não está na moda o XXI!! Morreu no Alvaláxia!! É simplesmente um "tag" foleiro!

Que necessidade havia de mais uma associação? É que isto é tudo muito bonito, mas na lógica da subsídio-dependência que gere as associações sem fins lucrativos esta é mais uma das que morre logo que passar a folia eleitoral! E depois quem as aguenta? Dá-se para adopção ao Ronaldo? Será que só há gente válida para fundar associações e movimentos mas para aderir e ajudar nos que já existem já não têm tanta folia? Ou será que o objectivo é "aparecer"? Uma nova associação cujo objecto é exactamente o mesmo que o de outras já velhinhas?

Sinceramente... poupem-me a este deplorável espectáculo! E em boa verdade, e a bem da minha coerência intelectual que tanto criticou o Centro Cívico, estou-me pouco importando para as sensibilidades daqueles que não gostaram do que aqui leram! Se não tiveram vergonha de criar uma treta destas, muito menos terei eu vergonha de dar a minha opinião sobre os temas da actualidade!

BASTA DE ASSOCIAÇÕES de FRETE, ou um dia destes reformulamos a legislação autárquica para algo do tipo "a lista mais votada assume a junta e a associação X"!! (só para evitar despesas de constituição de novas associações - ainda que isso signifique uma associação a cada 4 anos)!

Enfim... vistam o Rei que o Povo pode ir nú!

terça-feira, 6 de julho de 2010

Perdido!!

Os últimos tempos têm sido de mudanças, de novos ritmos e de muitas decisões! Por momentos esqueci-me do meu 7folhas e aqui me penitencio por isso.

Mas como o regresso tinha que ser em grande... deixem-me só que vos diga, ou melhor, que vos fale, de um dos locais mais "fora do Mundo" que conheço: o Monte do Gozo!

O Monte do Gozo fica em Compostela, é aquilo que se pode chamar uma aldeia para peregrinos tal é a capacidade de alojamento que lá existe, bem como restaurante e posto médico. A uns escassos 3 ou 4 kms do centro de Compostela, o Monte do Gozo é um local onde não se ouvem carros, envolto em natureza, num sossego que nos atira para fora do mundo e nos coloca em plena comunhão connosco próprios! O mundo fica na porta de entrada, tudo o resto é aquilo que nós quisermos.

Porquê o Monte do Gozo hoje? Porque vai ser palco de um concerto que creio brutal, no âmbito das festas do Ano Santo!

Muse, a 27 de Agosto, já ali, no Monte do Gozo!