segunda-feira, 26 de abril de 2010

LusoGalaico 2010!

Chegou ao fim o maior evento desportivo do concelho de Esposende: o LusoGalaico.

Sem querer concluir antes de começar devo desde já dizer que me desiludiu e que não sei se no próximo ano me inscreverei, e estou certo que como eu muitas pessoas pensam assim pois ao longo dos 84kms ouvi muitas opiniões.

A minha prova:
- um arranque a velocidades de 42 km/h até à ponte de Fão quase me mata, os kms até Apúlia foram de um imenso mal estar, talvez pelo café que tinha tomado antes da partida. Lá tive que abrandar o ritmo pois a má disposição estava a deitar-me abaixo.
- chegado a Fonte-Boa a coisa estabilizou e lá comecei a minha pedalada mais a sério.
- passagem do rio Cávado na ponte das "barcas" foi gira como sempre, depois as subidas de Gemeses e na saída de Gemeses uma paragem forçada para ajudar um Sr. que estava com furo e sem bomba nem câmara de ar - para quem não tem pernas para o pódio sobra tempo para estas coisas :)
- segui para as célebres "antenas" que até se tornaram do mais acessível da prova. Com 2h20 de pedal estava no topo das antenas, a prova corria-me bem!
- o pior estava para vir depois do "minante". 5kms de subida até às Marinhas (Sra. da Paz) quase me matam. O conta km insistia em não passar os 6km/h! Que grande esfrega! Foi sem dúvida a pior parte do percurso para a minha falta de pernas!
- lá cheguei ao fim com 6h de prova, sendo 5h20 de pedal e as restantes de paragens.

Pontos Positivos:
- o percurso da maratona era simplesmente lindo!
- os voluntários ao longo de todo o percurso que cumpriram funções sem falha!
- o espírito da grande maioria dos atletas!
- público civilizado e na Barca do Lago a moldura humana para quem via do lado de Fonte-Boa era gira;

Pontos Negativos:
- preço da inscrição: 15 euros sem direito a almoço é exagerado, sobretudo porque as maratonas da "concorrência" o incluem por preços semelhantes;
- não percebi que mais valia trouxeram a runporto e a school eventos;
- reforços alimentares com água, fruta e pão... quando nos anos anteriores havia bebidas energéticas e barritas de cereais... mais uma vez aumentou o preço reduziu a qualidade;
- falta de precisão entre o gráfico de altimetria e a realidade, o que complica e muito a gestão de esforço em cada etapa: ou se fazem as coisas com precisão ou mais vale não fazer!
- imprecisão quanto à extensão das provas (maratona e meia-maratona);
- falta de kits de vestuário para todos os voluntários;
- rumores de que há "voluntários" que são pagos!


No geral: foi fixe! E houve partes em que me diverti "milhões"!

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Um fim de semana diferente!

17 bttistas, 1 ciclista, 1 motorista, 260 kms, 12h30 a pedalar.
Esposende -> Figueira da Foz -> Fátima!

Pontos prévios à minha crónica de fim de semana:
1.º - Porque ando de bicicleta? Porque me dá um gozo imenso!
2.º Porque fui a Fátima em bicicleta? Por fé e devoção!

Feita esta nota introdutória, passo a escrever meia dúzia de linhas sobre um fim de semana que fecha o meu rol de coisas daquelas que eu "não queria morrer sem ter feito"! Fui a Santiago de Compostela em bicicleta (3 vezes), fui a Fátima a pé e agora fui a Fátima em bicicleta! O meu roteiro de peregrinações ficou assim completo, pelo menos até que me venha vontade de lá ir novamente.

Partimos da matriz de Esposende no sábado de manhã, pelas 8h30, e lá fomos nós (17 mais um que nos alcançou no caminho = 18) rumo ao Santuário de Fátima.

Com 200 kms pela frente até ao final do dia na Figueira da Foz a etapa impunha respeito por si (sobretudo quando não se tinha pegado na bike desde 15 de Fevereiro)! Excepção feita a um companheiro de viagem que, nas palavras de outro, se lembrou de "pintar de amarelo um muro à entrada da ponte de Fão" (com uma queda), o percurso fez-se dentro da normalidade a rodar em médias acima dos 20kms. Passamos a Póvoa de Varzim, Vila do Conde e chegamos ao Porto! Semáforo vermelho deixou de ser sinónimo de paragem e passou a ser sinónimo de "corneta do Ilídio" (o meu singular tio e padrinho :) )! Para quem não faz nem pode fazer uma ideia do artefacto, a "mítica" corneta e nada mais do que uma daquelas cornetas de plástico de levar à bola ligada a um tubo tipo "camelbak" que permite pedalar e tocar corneta ao mesmo tempo - isto para mal de quem o rodeia :) ! Claro está que na tentativa de silenciarem a "orquestra" tentou-se de tudo, desde água a bananas houve quem atirasse de tudo para dentro da corneta!

Porto - Afurada! Uma das partes mais giras do percurso foi a travessia de barco desde o Porto para a Afurada! Bicicletas e ciclistas tudo no mesmo barco, pequeno por sinal, mas para o efeito o tamanho pouco interessava. Uns sentados por cada lado, até na cobertura, saboreamos aquele momento de beleza singular até à chegada à margem da Afurada e ao tasco dos rojões!

Da afurada em diant
e, por uns seguros 15 kms há uma pista ciclável fantástica que recomendo vivamente!

E terminada esta etapa almoçamos umas sandes de bife num jardim na berma e seguimos.

A tarde de sábado foi abençoada: chuva em cima dos ossos para dar sorte, mas lá se fez, numa sucessão interminável de quilómetros que ora subiam ora desciam e que tiveram o auge na descida para a Figueira da Foz com o kms a tocar os 60kms sem pedalar!

O jantar, junto ao Casino foi uma digna preparação para uma dormida na simples mas confortável pensão "Sãozinha".

Chegados a domingo, ultrapassada a parte inicial de "ai o meu rabo"... a malta seguiu viagem rumo a Fátima! Tudo dentro da normalidade, excepção feita para a minha quebra em Sta. Catarina da Serra (tanta subida... e eu a poupar-me pois tinha noção que ainda havia muito para andar - afinal era engano:) )! No meio do meu receio de estourar antes da "meta" lá acertei o meu ritmo nas subidas e tive inevitavelmente que passar na pastelaria "do costume" :)

Depois disto... foi rolar, juntar o grupo e chegar a Fátima!

Foto de grupo.

Almoço de grupo!

Regresso!

Cumpri mais um sonho! Aparentemente simples. Demasiado simples! Mas é bem mais fácil ser feliz quando a nossa felicidade passa por coisas simples que nos realizam e nos enchem a alma.

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Deus me perdoe...

Que Deus me perdoe... mas não resisto a esta:



Bem aventurados os mansos porque herdarão a terra” (Mt 5,5)
by Jesus Cristo













"Manso é a tua tia, pá!"
by José Sócrates






Segundo os arquivos do Dicionário on-line da Língua Portuguesa da Priberam,

"Manso":

manso
adj.
1. Que não é bravo.
2. Benigno.
3. De génio brando.
4. Sossegado, tranquilo.
5. Domesticado.
6. Cultivado (vegetal).
7. Sereno.
8. Plácido.
9. Não silvestre.
10. Lento, brando.
adv.
11. Com mansidão.
12. Com bons modos.
13. Ao de leve.
14. Em voz baixa.
manso e manso: pouco a pouco.

Ora, face à grande maioria das definições desta expressão, não se compreende a reacção tresloucada do nosso 1.º!!
E, quiçá embuído da primeira tradução do software do Magaylhães, foi ver o espectáculo deprimente do nosso 1.º a trocar o gênero das coisas! Deve ser por estas e por outras que é um apologista da panisguice! Com estes ares de modernidade "manso é tia" e "mansa é tio".

Agora a sério, os factos:
- o nosso 1.º não sabe definições para o adjectivo manso e "deita logo para a malícia" - sim... "manso é corno"... mas... afinal de contas era bom que assim fosse, sempre podíamos pô-lo atrás da porta para dar sorte ao país!

- o nosso 1.º já não distingue masculino de feminino e, à revelia das suas convicções modernas, esta terá sido uma das raras vezes que o vimos a conjugar masculino com feminino (ainda que gramaticalmente errado)!

- fico sem perceber porque cabo de trabalhos é que se quem provocou foi o Louçã, que se vê ofendida é a pobre tia deste! Coitada Sra.! Então este nosso 1.º é assim tão másculo que em vez de responder a homens descarrega nas Sras.? Ai o pan......

- ficou provado, depois dos dotes de "inglês técnico" conhecemos agora o "português técnico"! E depois do 1.º mentiroso conhecemos agora o 1.º "analfabruto"!

quinta-feira, 15 de abril de 2010

terça-feira, 13 de abril de 2010

Um grande anúncio! Serviço público!

Já todos ouvimos a conversa de "foi o último copo que caiu mal"... o anúncio que se segue mostra que o copo até pode "cair bem", o que não impede que possa ser na mesma o último! O último copo, a última viagem, ou até mesmo o primeiro dia de uma vida atrás das grades por ter colocado um fim na vida de alguém que nem sequer tinha bebido.
Vale a pena ver!


Sinais de Líder!!

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Concordo!!


Sempre gostava de ver o que aconteceria se alguém chamasse prepotente, mentiroso, tiranete, ditador e chantagista a um Magistrado do Ministério Público ou a um Juíz.."

by João Cepa in http://joaocepa.blogspot.com/


Permitam-me hoje que concorde com o autor da expressão acima transcrita, bem como com o teor da mesma, e cujo contexto em que é proferida consta do mesmo blog como "A política e a justiça".

Não querendo de todo exercer qualquer juízo sobre os representantes do Ministério Público, às vezes... assistimos a coisas que exigiam alguma ponderação.

Aqui no 7folhas, fazendo uso da mais elementar liberdade de expressão, assumimos em abono da verdade que "esticamos a corda vezes sem conta"!! Mas tivemos limites! (Como não seria de esperar outra coisa)! Impôs-se ao direito à indignação, à liberdade de expressão, a consciência de que de um lado está um exercício de democracia e cidadania mas do outro, e exigindo ponderação, existe um direito à honra, ao bom nome e acima de tudo, um direito a exercer um cargo público sem que isso coloque em causa a nossa dignidade pessoal (e falar nisto relembra-me aqueles dois pontapés que eu fiquei a dever a um suposto sr. que por motivo políticos me insultou de viva voz, quiçá por excesso de azia)!

Ora, às vezes, como as ofensas e calúnias em "telhado alheio" são como quem diz "toma lá pinhões" passam ao lado de muitos agentes da justiça! O arguido presume-se inocente! O político presume-se bandalho, filho da ..., cabrão, corrupto... enfim! Ora... esta ordem "natural" das coisas não pode nem deve continuar neste ritmo, sob pena de não haver "generoso" fim do mês que pague o enxovalho e humilhação a que são entregues os titulares de cargos públicos e seus familiares.

Haja decoro!

Assim, não posso deixar de subscrever o "direito à indignação" do autor da expressão.

Não obstante...

Dizer "derrotas eleitorais humilhantes" não é de todo bonito e é igualmente repudiável!! A democracia não é nem pode ser humilhante Sr. Presidente!! Ganhar ou perder é... democracia! Para uns ganharem outros têm que perder! Humilhante era viver em ditadura! Perder é prova de integridade! É dar a cara!! Se muitos há que "vestem" derrotas expressivas - que de humilhante nada podem ter - muitos há também que dizem "ganhei" sem nunca terem dado a cara por nada!

Derrotas humilhantes sempre pode haver em futebol (mesmo que perder também seja parte do jogo e quem dá o litro e perde não pode ser tido como humilhado) em democracia jamais as derrotas devem ser entendidas como humilhantes... é uma expressão tão feia que parece daquelas que sabem a vingança... só que as vitórias ou sabem a vitória... ou não são vitórias!

sexta-feira, 9 de abril de 2010

iPhone OS 4


A nova mais recente keynote já está aqui.
O iPhone OS 4, independentemente do que possa ser o iPhone 4, é certamente um upgrade considerável e que levará muita gente (eu inclusivé) a bendizer o dia em que fez um investimento num aparelho que não precisa de ser substituído, apenas leva umas actualizações de 6 em 6 meses. Em tecnologia 6 meses são uma eternidade... mas poder ter a cada 6 meses um upgrade de borla, sem ter que pensar trocar de aparelho para ter umas funções novas, é algo de muito bom.
É certo que o iPhone OS 4 só sairá lá para o verão, mas o "cheirinho a primavera" que traz é definitivamente bom. Não sei o que dirão as operadoras da possibilidade de a malta poder ter permanente em background uma aplicação voip para efectuar e receber chamadas... mas que me parece um ponto bastante favorável parece.
A forma como é "servido" o multitasking é simplesmente linda. Já vi algumas aplicações em iphones com jailb. fazerem o multitask mas com aquela interface... nem por sombras - aquilo sim, é coisa feita pela Apple. A forma como está pensado o OS 4 não se basta com o "razoável", atinge mesmo o "bom". É óbvio que dentro de 15 dias veremos um qualquer novo aparelho com uma função X ou Y, ou com um Android versão XYZ com o rótulo "funciona como o iPhone OS" ou "melhor que o iPhone OS4". Mas... para quê a imitação quando o original custa o mesmo?


E agora o momento cómico:

Este "tio Steve" é um tanto ao quanto marado da carola, e desta vez acho que está disposto a revolucionar as tradições do alto minho. Primeiro inventou o iPhone, depois o iPad e agora o mais que provável iCordeão :)

A nova app: acordeão para iPad. Estou mesmo a imaginar as feiras novas de ponte de lima carregadas de malta com traje popular de munido de iPad a tocar a música do "brancol"! eheheh

Saudades de Fernando Peça que terminaria com um inigualável "e esta hein?"


quarta-feira, 7 de abril de 2010

iPad no review de uma criança!



Ainda discordam da minha opinião de que isto era o "e-escolinhas" ideal?


sem folhas...

É por todos seguramente percebido que o país está em crise, que o poder de compra diminuiu e que a nossa indústria de vestuário é dos sectores mais afectados pela crise.

Vai daí, da constatação de que estamos todos cada vez menos "de tanga" e cada vez mais nús, e a questão de crucial interesse para a retoma passa pelo aumento de áreas dedicadas aos "naturistas"!

Meus amigos, é acho que... no meu modesto entender... já que estamos cada vez mais em pele e osso, permita-se que o país ande todo ele nú! Se é de tão grande pertinência e sentido de oportunidade, se a retoma passa por aqui, bem... andemos todos nús e ajudemos o país a erguer-se da crise.

Somos um país de resposta rápida, senão vejamos:
- percebemos que o país não andava para a frente e como resposta legalizamos a "marcha atrás" (também conhecida como casamento homo ou "união zundapp - na falta de chave, pega de empurrão");
- agora, percebido que está que já nem a tanga temos, bora lá tornar o naturismo uma questão de relevo nacional!! (faz-me uma certa confusão a ideia de andar com (usando uma expressão que li num processo do tempo da "outra senhora") "as zonas fodengas" arrastadas na areia! - mas pronto, cada um é livre de andar como quer, o que eu não quero é ir para a praia e aturar um seboso por perto em pelo tipo cão. Nem tão pouco acho justo que certas pessoas se vejam privadas das praias que gostam só porque passou a ser praia de bicho despelado.

Mas o futuro do país passa certamente por aqui!
Grande Nel Monteiro, o visionário!

Dia 8! Mais um grande dia!

É supostamente para amanhã que está anunciada a apresentação do iPhone OS 4.

Nem imagino o que dos lados da maçã possa sair, a única coisa que sei é que ter um telemóvel que vai sendo sucessivamente actualizado de borla é uma grande vantagem.

Tempos houve em que pensava comprar um tlm e passados uns tempos ficava com a sensação "está obsoleto"! Agora... já não passo sem o meu brinquedo. Telefonar, navegar na net, ler os mails, dar uma olhada no twitter e no facebook, ver os mais seja pelo mail.app ou pelo hotmail através do mailpro, ouvir música, usar o GPS seja ele o Tom Tom para estradas ou o Trails e MotionX para cartografia com altimetria, ler os destaques dos jornais do dia, tirar umas fotos, fazer uns vídeos, gravar o que quero, afinar a guitarra, usar voip e messenger, ter um comando remoto, sincronizar ficheiros via cabo ou web com o mac... enfim... num só aparelho tenho tudo e mais alguma coisa.

Caso para dizer: "Se eu podia viver sem o meu iPhone 3G? Podia... mas não era a mesma coisa"!

terça-feira, 6 de abril de 2010

"RiR" ou não "RiR"

Desenganem-se aqueles que pensariam que pelo título do post de hoje o assunto seria stand-up comedy ou tão só políticas do Eng. Sócrates.

Efectivamente o assunto é RiR - Rock in Rio 2010!

Hoje, movido pela saudade daquele dia de sol e noite de frio de 2008, daquelas músicas "serenas" de Moonspell + Apocalyptica + Machine Head + Metallica... lá fui eu dar uma olhada no cartaz para ver se a coisa puxava por mim. E fiquei na dúvida! É certo que em 2008 também decidi ir a uns 4 dias do concerto, mas desta vez não sei mesmo... é que se por um lado adoro Rammstein e iria certamente nesse dia, por outro Muse é algo que gostaria também de ver.

Ora, azar do caneco, no dia dos Rammstein não há mais nada que me diga propriamente algo, eventualmente Soulfly comporia o investimento. Já o dia dos Muse é mais apelativo pois juntam-se-lhe os Snow Patrol e Xutos e Sum 41 compõe a fotografia.

Mas... entre Muse e Rammstein preferia assistir ao "poder de fogo" de um concerto de Rammstein... fico no dilema.

No meio disto tudo, certinho certinho era rumar ao Optimus Alive se os Sr.s da minha Ordem profissional me marcassem exame de agregação logo no início de Julho.

domingo, 4 de abril de 2010

iPad...

Se alguém não tiver o que fazer a €499,00 aqui deixo uma boa sugestão!
Eu não me importo rigorosamente nada de receber uma por correio, por isso, alguma alma abastada que por cá passe... fica a sugestão :)

Só de pensar que uma coisinha destas daria para trazer todos os códigos da nação no tamanho de um bloco de notas... com a comodidade de acesso de um portátil... bem... caso para dizer: "dava-lhe uso"!

Vamos ver por quanto as operadoras móveis nacionais colocarão isto no mercado.

Acreditas em Deus?

Não sei qual é a vossa opinião sobre o assunto... mas há momentos em que dá um "jeitaço" enorme responder à questão "Acreditas em Deus?"...

É que perante semelhante "maravilha da criação" é bom acreditar também que "o Criador" sabe nadar e anda por perto para dar uma mãozinha.

Para quem se virarão os ateus quando apetece gritar "Deus me valha"? !!

É seguramente um dos lugares mais perfeitos do mundo!! E na descrições do amigo Henrique da Lourinhã... na minha passagem por aquelas bandas (infelizmente mansas na altura).... "é preciso tê-los no sítio".

Peralta... esse spot mágico!

Votos de uma Santa Páscoa

A "gerência" deste mui humilde blog deseja a todos os seus visitantes, leitores e amigos uma Santa Páscoa abençoada pelo Cristo Ressucitado.

Aqui celebramos a Páscoa, sem coelhos, sem ovos, apenas com a convicção de que Cristo ressuscitou.

Uma Santa Páscoa para todos e repectivas famílias.

sábado, 3 de abril de 2010

Dá-me uma tampa!... ou duas... ou mais!

O texto que se segue em nada tem a ver com fim de namoros, de curtes ou de casamentos.

O texto que se segue tem unicamente a ver como amizade.

Hoje, na pausa do cafésito da tarde, li no Jornal de Esposende que o núcleo da Cruz Vermelha de Esposende se encontra a fazer uma recolha de "tampinhas" para conseguir uma cadeira eléctrica para um jovem marinhense com esclerose múltipla.

Bem... nestas alturas as palavras custam mais a sair que uma qualquer espinha atravessada na garganta... porque não são palavras sobre algo que li no jornal, não são sobre política, nem sobre futebol.... são sobre pessoas, melhor dizendo, sobre uma pessoa.

E que dizer... sobre uma pessoa que comigo faz parte do Grupo de Teatro da JUM, que apesar das adversidades faz parte de um grupo que trabalha por carolice enquanto que outros, sem dificuldade nenhuma só aparecem se houver "cachet".

O Bruno é um amigo, não de longa data, não de infância, é tão só um amigo - porque como cresci durante muitos anos longe da minha terra não posso ter toda a gente como amigo de infância nem tão pouco estaria aqui com falsos sentimentalismos - eu não sou assim. Mas voltando ao que interessa, o Bruno é um amigo, um membro do Grupo de Teatro (e que boas horas eu passo com esses "g'andes malucos"), é um músico com muito para ensinar, e é um jovem por quem nutro um enorme respeito. Não o vejo resignar-se! Vejo-o lutar, vejo-o dar de si de forma voluntária e altruísta e isto merece-me todo o respeito do mundo e porque não dizê-lo, merece também um enorme Obrigado, pois só quem passa pelo associativismo, pelo escutismo, pelo voluntariado, sabe dar valor ao suor dos outros.

E é motivado por este respeito, por este exemplo de coragem... que hoje, apesar de não me ser propriamente fácil falar sobre isto (porque sei que quem lê fica tentado a ideias de "coitado do homem" - e eu detesto isso! Porque coitado é quem desiste! Porque quem luta contra as limitações não tem nada de coitado. O pensamento tem unicamente que ser "À Valente"!), é com esta motivação que peço aqui a vossa ajuda para esta causa.

Vamos ajudar! Hoje o Bruno, amanhã outro qualquer.

São pequenos gestos que fazem a diferença, pequenos detalhes que fazem uma grande obra de arte, ou tão só pequenas gotas que fazem transbordar um copo.

Vá lá, ajudem!

Não custa nada. É só arranjar um saco ou um garrafão de água vazio e ir juntando tampinhas de plástico. E depois fazer chegar à Cruz Vermelha de Esposende.

Se por algum motivo tiverem as tampas e não conseguirem ir a Esposende contactem aqui pelos comentários do blog que conseguiremos fazê-las lá chegar.

Passem a palavra! Hoje por ele! Amanhã por nós!

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Prova de fé!

Rock Popular Português

Eles dizem que é:

Rock Popular Português!

E o vídeo está com uma cor de imagem fantástica!

Falta 1 dia!!

Falta um dia!

A partir de amanhã teremos certamente uma nova expressão nas cartilhas de vendas por essas lojas de hi-tech, a saber "é parecido com a iPad"!

Durante os últimos anos fomos habituados a que qualquer smartphone que surgiu no mercado viesse com o rótulo "parecido com o iphone", "melhor que o iphone", do "tipo do iphone", com coisas melhores ou piores que "o iphone".

Ora, depois do anúncio da tablet da Apple muitas foram as marcas que pularam para as montras de Fnac's e afins com ebook readers, com tablet pc's, com um sem fim de funcionalidades, mas todas elas com um denominador comum: melhor, pior ou igual ao "iPad".

A Apple é assim mesmo, inventa coisas que servem de termo de comparação e em boa verdade "primeiro estranha-se, depois entranha-se".

Estou em crer que o Mac Os é o SO de mais fácil utilizadção para qualquer utilizador básico e, falando do iPhone Os... bem, aí esqueçam aqueles menus e sub-menus, com sub-sub-menus que encontram nos Nokia e parentes: Mac é seguramente sinónimo de simplicidade.

Assim, com muita pena minha não irei ter uma iPad, em boa verdade porque não tenho utilização para lhe dar (e porque prefiro poupar os trocos para o iPhone 4G :) ), já que para andar no bolso tenho um iphone 3G e para andar na pasta de trabalho tenho um Macbook 13". Assim, e porque não faria de todo sentido andar com uma pasta com o portátil e com uma tablet, não serei um dos compradores da iPad, já que utilizo durante todo o dia o portátil cuja tela é obviamente maior que a iPad.

Mas em boa verdade, se eu trabalhasse num qualquer computador fixo e precisasse de um dispositivo pequeno, prático e que funcionasse compraria certamente uma.

Apesar de introduzi uma nova gama no mercado, a iPad será o carrasco de muitos desses netbooks cuja única característica que têm digna de registo é "caber melhor na pasta", de resto, fazem tudo mais lento que o habitual. Estou certo que esses a iPad meterá num bolso.

Uma coisa é também certa, quando a Apple acabou com as drives de disketes parecia que o mundo ía acabar; removeu a drive de cd/dvd do Macbook Air e para esses mesmos o mundo também ía acabar (e eu nem sei para é precisa a do meu já que só usei pra reinstalar o sistema); os iPod eram bem mais caros que os Creative Zen e semelhantes e no entanto triunfaram no mercado... por isso... sou levado a crer que a lógica "Think different" tem resultados visíveis... e muitos $ como testemunho!