quarta-feira, 31 de março de 2010

A verdadeira história de Jota Cristo!

Em fim de quaresma e com a Páscoa à porta, permitam-me aqui uma sugestão literária: A verdadeira história de Jota Cristo.

A verdadeira história de Jota Cristo não é garantidamente "um livro escrito por inspiração divina" e não é também um livro insultuoso de crenças ou convicções. É pura e simplesmente uma BD com muito humor, um humor cuidado e sem banalidade, que retrata passagens bastante conhecidas da Bíblia, aplicadas ao Jota Cristo.

Jota Cristo podia muito bem ser um "Cristo" dos dias de hoje, juntamente com o seu malévolo amigo Belarmino Zebú, e como o "bufo" de serviço - o pequeno Judas.

Já li e reli tantas vezes esta BD que estou em crer que até já uma grande parte dos quadros sei de cor. Vale mesmo a leitura, na certeza que é coisa de leitura fácil e saudável.

Recomendo: o humor é garantido e a história e conhecida e adaptada com muita qualidade.

Finalmente!!! Voltei!

Depois de 3 anos de stand-by consegui finalmente tempo para voltar a praticar um dos desportos que mais me relaxa (só comparado ao body-board).

Comecei esta aventura no ginásio BA, 3 dias por semana, em plena Costa Cabral, nos tempos em que morava no Porto.

Em 2005/2006 passei a treinar no Maximus na Maia, 6 dias por semana, nessa que se tornou uma época memorável.

2007 a 2009 foram anos de impossibilidade de agenda.

Hoje, 3 anos depois, e com uma "fome" enorme, vou voltar a praticar Taekwondo, desta vez no Taekwondo Clube de Esposende.

sexta-feira, 26 de março de 2010

Passos para o futuro.

Em Maio de 2008, dei aqui registo no 7folhas do líder que eu desejava para o meu partido. Fiz campanha, percorri kms, acreditei. No contagem dos votos correu "relativamente mal".

Não desanimei.

Acreditei.

E hoje vi Pedro Passos Coelho vencer.

A única coisa que registo com agrado é que os militantes da minha terra não votam em rebanho.

O dia "D"

Um post de Esperança, de Vontade e de Seriedade.

Conta Comigo!

quarta-feira, 24 de março de 2010

Direito à diferença!

Por estes dias passava eu pela marginal de Esposende quando me cruzei com 4 jovens com os seus 15 anos "armados" de 4 skates debaixo dos braços qual "gangue" à procura de poiso. Não, ao contrário de muita dita boa-gente que por aí anda, não tive como primeiro pensamento "bando de drogados" pese embora tenha a perfeita noção de que haja uma enorme e tacanha mentalidade instalada neste país para a qual desporto é futebol e tudo o que sejam modalidades ditas radicais "é coisa de drogados".

É público que fui e sou praticante de algumas dessas modalidades, diga-se mesmo que eu e o Joe fomos os pioneiros do sk8 em RM (a culpa foi do meu avô que me deu um sk8 quando eu ainda sabia andar mal de pé), por isso tenho toda a moral do mundo para falar disto. Nunca fui de modas. Aliás, aqueles que pelo mítico ano de 1994 me chamavam "tolo" por treinar e fazer BTT andam por estes tempos todos equipados a rigor aos domingos de manhã, enfim, injustiça de mentalidades ou não, em 1994 eu era tolo (e o joe "lolol") mas hoje, como está na moda, são todos gente moderna.

Ora voltando ao Sk8, terei que recorrer àquela mítica expressão que neste caso não sei se significa que estou velho ou se pelo contrário e mais grave significa que a democracia também vai de modas.

Em boa verdade "eu sou do tempo" em que Esposende tinha um parque radical, inaugurado com pompa e circunstância, uma obra bonita que ficou ad eternum a aguardar retoques finais e que em boa verdade nunca foi um parque radical nem porcaria nenhuma que o valesse.

De parque radical aquela pista em torno de um relvado nunca teve nada. O circuito sempre foi algo ridículo para merecer o nome de "parque radical" e as pseudo-rampas e o "egg-pipe" que era suposto ser um half-pipe nunca foram mais do que um bom desenho feito por alguém que não percebia nem teve interesse em perceber algo do assunto antes de cometer tal atentado às contas públicas.

Em suma: tempos houve em que em Esposende havia um espaço cujo nome era "parque radical" que de parque radical tinha apenas uns adereços dignos de umas belas fotos "para inglês ver" mas pouco ou nada funcionais.

Hoje, nem para a fotografia temos parque, rampas ou o que quer que seja.

Será isto democracia? Serão estes jovens diferentes? Se jogarem futebol têm apoios, se pura e simplesmente gostarem de patinar, fazer umas manobras ou até apanhar umas ondas... qual é o apoio que têm? Que condições lhes proporcionamos? A resposta é por demais evidente: NENHUMAS.

E eu até aceitaria em pesadelos, que num rasgo "anti-democrático" as minorias fossem esquecidas, não fosse o facto de durante os meses de Julho e Agosto assistirmos na nossa cidade a demonstrações de actividades radicais como trial, campeonatos de velocidade em in-line... e afins.

Afinal em que é que ficamos? Há dinheiro para pagar a meia dúzia de marialvas de fora para virem cá fazer show para o "povinho da nossa província" mas não há dinheiro para criar infra-estruturas para os nossos jovens? Sinceramente não percebo!

É que vejo jovens da minha terra com pás e picas a improvisarem os seus circuitos e rampas para saltos de bike e manobras e ninguém lhes dá condições, mas se em vez de praticarem o ano inteiro praticassem só em Agosto... se calhar...

Mas da muita quilometragem que tenho feito devo parabenizar os concelhos vizinhos por terem parques radicais bem razoáveis e que, por muito estranho que pareça, estas infra-estruturas acabam por servir praticantes e atrair pessoas que gostam pura e simplesmente de ver as acrobacias ou até mesmo só os trambolhões - assista-se por exemplo ao caso do parque radical da Póvoa de Varzim e que fica tão só na zona mais "Jet", frente ao casino.

E termino por aqui o post de hoje, manifestando o meu direito à indignação em solidariedade para com todos aqueles que têm direito à diferença. Porque basta dar uma volta pela nossa cidade para perceber que não estou a falar de sonhos, estou a falar de jovens em concreto.

Obviamente que aqueles que pretendam entender este post como "causa própria" estão profundamente enganados pois nesta área e apesar de gostar muito de "pipes", "boxes" e corrimões os compromissos agora são outros que não permitem certo tipo de riscos. E também, apesar dos custos que me acarretavam, sempre pude aproveitar os PR's de Braga. Barcelos e Póvoa quando quis, mesmo que pelos meus 16 anos fosse preciso ir de bike ou autocarro. Escrevo apenas porque gostava que outros tivessem algo com o conforto e qualidade que "no meu tempo" não tinhamos.


Passem o olho em:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Lota_skate_Póvoa_Varzim.JPG


domingo, 21 de março de 2010

Moinhos da Abelheira!

Para testar o meu "brinquedo" novo passei hoje por esse local único da freguesia de Marinhas que tanto diz da nossa história. Aqui partilho.

sábado, 20 de março de 2010

Luís Figo... no seu pior!

Depois de ser conhecido o talento do mítico n.º 7 das quinas veio o conhecimento das más companhias, agora o que ainda não lhe conhecíamos eram os maus modos.

Luís Figo, depois das notícias que deram conta do "economista" por trás do "bom chefe de família" passou a adoptar uma postura muito pouco correcta perante a comunicação social nacional.

Ora, nada como pagar com a mesma moeda. O povo português merecia mais respeito e integridade deste tipo a quem tanto acarinhou.

Bem pode ir recomeçar carreira para os estados Árabes pois assim poderá esconder a cara em vez de a virar ao lado.

segunda-feira, 15 de março de 2010

Prémio Democracia


O google é um "fixolas"! Para tudo que a gente tenha uma ideia o google tem uma oferta.

Ora, correndo o risco de dentro de 60 dias ser expulso, hoje, democraticamente, deixo aqui um "prémio" para os amantes da "lei da rolha".

Sras. e Srs., não é um Óscar, mas é um troféu merecido. O Prémio "Rolha".



E antes que comecem com o Processo de Intenção para a minha expulsão, deixem de ser maliciosos e percebam a aplicação desta raridade, quase tão rara como o sentido democrático de alguns militantes "social quase-democratas".

Vou aproveitando os últimos dias que me restam para poder ser livre e militante do PSD, pois ou eu muito me engano ou dentro de bem pouco tempo haverá quem esteja interessado em que eu seja apenas livre :)

Volta Zé Sócras... eu prometo que esqueço aquelas cenas da Manela Moura Guedes!! Ou teremos um dia desses uma comissão parlamentar sobre os Estatutos do PSD.


domingo, 14 de março de 2010

"Já nos safemos Alzira"

Quando vejo notícias destas do congresso do meu partido dá-me vontade de rir.

É que bem vistas as coisas, lendo "pune com a suspensão de membro do partido até dois anos ou com a expulsão os militantes que violem o dever de lealdade para com o programa, estatutos, diretrizes e regulamentos do PSD, especialmente se o fizerem nos 60 dias anteriores a eleições" esta suposta punição em momento algum se dirige a militantes que discordem de líderes.

Assim fico mais descansado, não fossem alguns que aqui há uns meses atrás tanto tentaram a impor a minha expulsão do PSD (porque conseguem ter mais anos de militância que o Dr. Paulo Rangel mas um desconhecimento de Estatutos mais profundo que o de um não militante), esfregar as mãos de contentes e tentar aplicar este regime retroactivamente.

Ora, em todo o caso, sempre será divertido ver isto na prática.

E ver também aqueles que com o cacique político destroem os ideais da social-democracia, esses sim, deveriam ser expulsos, escurraçados... ou tão somente Desmascarados.

Em todo caso, caros companheiros, ponham e disponham da minha militância e dos processos de cacique, das chantagens de maçaricos do regime, do que quiserem... pois da minha liberdade de expressão continuarei eu a pôr e dispor.

E quanto a estas supostas normas... bem... aplicando-as retroactivamente seria giro, ou melhor, justo, ver por exemplo: o Sr. Aníbal, o Sr. Marcelo, o Sr. Santana, a Sr. Ferreira Leite, já não falando so Sr. "Abrupto" serem suspensos...

Grande, Grande Fernando Costa

O verdadeiro prémio "Política de Verdade"

sexta-feira, 12 de março de 2010

Oiçam o Povo!!







Eu bem sei que nestas coisas o povo raramente é ouvido e funcionam as máquinas partidárias, a compra de votos e a mobilização a pedido do "chefinho lá da terra", mas a história é demasiado pesada para que o PSD se estupidifique em si mesmo.

Longe vão os tempos que continuam frescos na memória em que Pedro Santana Lopes foi "enforcado" na Praça, não pelo Sr. Sócrates (porque isso seria admitir que alguma vez ele teria sido bom... não sendo de todo este o caso, pois o nosso primeiro foi, é e será o eterno Zero que nunca passou para o lado direito da vírgula), mas sim "enforcado" pelos seus "supostos" pares dentro do PSD.

Se o país está no caminho que está deve-o em grande parte à "fina flor da social democracia", pois foi essa "nata" que desamparou PSL quando o combate exigia a união. Entre outras coisas, Pedro Santana Lopes pagou a factura de um desejo desmedido do Sr. Aníbal em ser Presidente da República e das políticas de "aperto de cinto" da Dra. Ferreira Leite (Sim... essa mesmo que num passado bem recente quisemos "impingir" ao povo - que mais uma vez nos mandou à fava).

Admite-se que um partido com grande responsabilidade se apresente a votos com uma pessoa a quem o povo já havia mostrado cartões amarelos demais? Pois bem! Pedro Santana Lopes caiu quase sozinho mas "caiu de pé"... já o mesmo não se poderá dizer de MFL que levou um vermelho directo com 6 meses de suspensão (só isto justifica o retiro espiritual a que foi entregue a liderança social democrata).

Apesar da derrota, PSL sempre "andou na luta" e é vê-lo agora clamar por El Rei D. Rebelo de Sousa, qual jogador de xadrez dando peão a comer para em seguida fazer "xeque-ao-rei" (obviamente que com Marcelo na liderança do PSD abre-se caminho para as presidenciais a médio prazo - na altura em que regressará Durão Barroso). Fino como sempre, PSL não dá ponto sem nó.

Apesar do retiro espiritual, ou devo dizer "exposição ao abandono" a que foi levado o PSD, houve pelo menos duas pessoas que suportaram a existência do PSD: de um lado Aguiar Branco - mantendo na AR os últimos suspiros de um PSD leproso e constante desintegração; e Pedro Passos Coelho - candidato vencido das últimas directas, que desde bem cedo disse o que queria, de onde vinha e para onde ía.

Condição essencial para ser líder é o QUERER!

Pedro Passos Coelho não precisou de vagas de fundo, criou a sua própria onda, e goste-se ou não, foi ele o autor de meia dúzia de "verylights" que durante os últimos meses mantiveram na mente do povo algo tão básico como "o PSD ainda existe", perante o naufrágio em "slow-motion" em que se encontrava o PSD.

É certo que Pedro Passos Coelho não é caso único de "saneado" politicamente pois são demais os casos em que as lideranças lidam mal com a diferença e não raras vez, embuídas do "Quero, Posso e Mando" tentam por todos os meios e mais alguns "cantar ofícios sem defunto", numa clara evidência de que lidam mal com a crítica e com a dedicação dos outros. Não raras vezes, as lideranças esquecem-se de que quem critica pela frente respeita-as, contribui, ao invés de um sem número de "moços de mão" que pela frente são "solidários" e nas costas ... são piores que Judas, pois esse matou-se perante a infâmia dos seus actos.

Ora, apesar o afastamento de Pedro Passos Coelho das listas das últimas legislativas colocou este "candidatável" numa situação que eu próprio, enquanto apoiante de PPC nas últimas directas, tive curiosidade em assistir.

Pedro Passos Coelho assumiu desde cedo o que queria e "meteu os pés ao caminho". O meu pensamento foi simples "ou este tipo vai demonstrar que tem pulmões para ser líder, ou vai asfixiar a meio".

O tempo veio dar razão àquilo em que eu sempre quis crer.

Ao assumir a diferença Pedro Passos Coelho "deu o corpo às balas" fossem internas ou externas, e ao invés dos que se resguardaram para momentos cirúrgicos, poupando forças, começou o trabalho de ganhar o país antes de pensar ganhar o partido (para os que têm dúvidas de que este deve ser o caminho basta olhar para o resultado humilhante das últimas legislativas - não querendo com isto responsabilizar exclusivamente a Dra. Ferreira Leite pois é por demais óbvio que ela foi o rosto de muitos que não quiseram ir à luta por medo)!

Assim, hoje, é mais que justo que diga que APOIO e VOTO PEDRO PASSOS COELHO.

- Porque filiei-me no PSD por ser um partido de bases;
- Porque os resultados do passados e dos líderes passados já têm história;
- Porque é tempo de mudar, e mudar não é pegar em leituras falaciosas de batalhas bem recentes em que o partido se uniu em torno de um candidato e julgar que os resultados desse esforço são fruto dos "lindos olhos" desse candidato;
- Porque hoje mais que nunca o PSD precisa de levar em conta a idade, pese embora todo o respeito que tenho pelos meus avós, veria com muito maus olhos que algum desses quisesse ser líder do PSD;
- Porque o PSD precisa de sangue novo, mas sangue novo do PSD, pois é de uma disputada interna que se trata;
- Porque o PSD está à 6 meses desaparecido sem túnel que esconda o motivo da suspensão;
- Porque há candidatos de vitórias e candidatos de percurso, há candidatos de "maratona" e candidatos de "corrida de sacos";


Poderia dizer muito mais, mas a "procissão ainda vai no adro".

terça-feira, 9 de março de 2010

Bom Senso!


Vale a pena ler isto,

se muitas qualidades já reconhecia a Presidente da Assembleia Municipal de Esposende, aqui fica mais uma: bom senso!

E já agora: subscrevo!

Porque não acredito que o Prof. Marcelo traga nada de novo ao PSD - bem que podia assumir uma candidatura presidencial já que o Sr. Aníbal... enfim... mais que isso... não, por favor!

Taekwondo!

Dou aqui eco de uma notícia que muito me agradou hoje ao abrir o sapo.pt

Jean Michel Fernandes prata no Mundial de juniores


De todas as modalidades que já pratiquei esta é seguramente a par do Bodyboard aquela que mais prazer me deu.

Para quem tiver curiosidade vale a pena experimentar ou mesmo assistir às demonstrações que se vão fazendo por aí.

Pessoalmente, a saudade que tenho dos combates rói-me todo, e espero brevemente poder voltar aos treinos e às competições pois 3 anos de afastamento começa a ser uma eternidade.

São grandes as saudades dos amigos do Maximus Team - esse sonho que vi ganhar corpo e as 3 horas de treino diário, 6 dias por semana - e um eterno Obrigado ao Kiosanim Zé Monteiro pela aposta, pela confiança e pela amizade.

Não conheço muito do ambiente de treino de outras escolas, mas do que conheço em todas elas impera o respeito, talvez porque a filosofia é simples: "cortesia, integridade, auto-domínio e espírito indomável".

Deixo aqui o Juramento com que se inicia cada treino:


Nós como membros treinamos os nossos espíritos e corpos

de acordo com as regras prescritas;


Nós como praticantes estamos unidos numa amizade mútua;


Nós como praticantes obedeceremos aos mestres, instrutores e mais graduados.


Nós como praticantes prometeremos ser:


Corteses;


Íntegros;


Perseverantes;


E ter Auto-Domínio e um Espírito Indomável.



Recomendo.


sexta-feira, 5 de março de 2010

Há coisas...

O stress em que tenho andado atolado desde o regresso de Santiago impediu-me de por cá passar nestes últimos tempos, mas cá estou de volta.

E vou começar por algo que me alegrou hoje, quando a minha namorada me pediu o mail do Sr. italiano que conhecemos no albergue de S. Teotónio em Valença, é que por entre o espanhol desse italiano que parecia falar galego e o nosso "portunhol" lá fomos conversando e rindo com as aventuras desse amigo peregrino.

A coisa interessante: Esse Sr., do qual eu dizia no post anterior "tinham aventuras do Caminho dignas de escrever um livro" é nada mais nada menos que um escritor italiano de nome Bruno Zanin ...

Em boa verdade... diga-se que as peripécias que já levava do Caminho dão seguramente para escrever uma peça cómica de ir às lágrimas, mas um dia em conto nas tertúlias do Caminho de Santiago.

E agora tudo faz mais sentido na forma simpática de ser daquele Sr. que nos desafiou para um irrecusável "capuccino" pela manhã, e do seu amigo Fábio. Resta apenas aguardar pela obra.

E é assim o Caminho... algo que deixa sempre histórias para contar.

(na foto: Ina, Fábio e Bruno)!

Ficaremos a aguardar o mail do Bruno com mais fotos nossas :)

Vale a pena ler isto